Fernando Machado

Blog

Últimas Notícias

Réquiem para João Bosco Mendonça

Ontem, Dia do Amigo, no final da tarde, quando soube que o carnavalesco João Bosco Mendonça tinha falecido no Rio de Janeiro, fiquei muito triste. Convivi pouco com JBM, mas o tempo necessário para qualifica-lo como uma figura humana sensacional, sem rancores, mesmo quando era vítima das injustiças das comissões julgadoras. Com sua morte se encerra os anos dourados dos grandes de fantasias, no Bal Masqué e Municipal. Agora ele está curtindo o Carnaval ao lado de Múcio Catão, Jaime Melo, Consuellá, Almir da Paixão e Rita Clemente.

joão-bosco3

João Bosco era um eterno carnaval (Foto: Face)

Claro que os campeões Clóvis Bornay, Jesus Henrique, Evandro de Castro Lima e Wilza Carla receberam para fazer parte do Bloco da Saudade. Já devem estar frevando e sambando no céu. Lembro da última vez que participei de uma comissão julgadora, em 2014, e foi na Meca dos apoteóticos Municipais, que João Bosco venceu o concurso de fantasias com Maracatu Nação Leão Coroado – 150 anos de Glória. O candidato que ficou em segundo lugar perdeu a linha e rodou a baiana. Depois dessa baixaria João Bosco nunca mais ganhou.

joão-bosco4

João Bosco tinha poder na passarela (Foto: Face)

Era destaque da Escola de Samba Império da Tijuca, que por coincidência desfila hoje no sambódromo, no Rio de Janeiro. E claro João Bosco seria mais uma vez destaque. Um dia antes de seguir até o Rio de Janeiro, falei com ele e o senti visivelmente triste e me disse “nunca mais desfilarei no Bal Masqué e Municipal, agora somente na Império“. Parecia uma premunição. João Bosco que nasceu em Pernambuco, no dia 31 de maio de 1959, morreu ontem, na cidade que adorava: Rio de Janeiro.

joão-bosco5

João Bosco foi um grande amigo (Foto: Face)

Pincei algumas frases de seus amigos postadas no face. Madjo Costa afirmava “ainda não acredito que você nos deixou, assim… Sem se despedir. A tristeza neste momento tomou conta do mundo carnavalesco, e mais uma parte de mim se vai para os braços do meu criador. Sentirei saudades eternas!” Manoel Pedro confidenciou: “A vida é mesmo um fio. Faleceu o grande amigo Bosco. Que ser humano maravilhoso, de um coração abençoado, de um talento incrível. Que tristeza imensa se abateu em mim nesse momento. O céu está em festa.”

joão-bosco-mendonça

João Bosco venceu um concurso de fantasias pela última vez com esta obra (Foto: Fernando Machado)

Deixe um comentário

Evoé, Evoé, Evoé!

O camarote Skol do Recife Antigo, leia-se a diva Carla Bensoussan, é o espaço mais desejado deste Carnaval. Ele fica sediado no centenário palacete da Associação Comercial de Pernambuco, em frente ao Marco Zero, será aberto pela nono ano consectuvio. Por lá deve pintar autoridades, artistas, jornalistas e formadores de opinião. Cada noite darão pinta 800 convidados com direito a muito conforto e segurança. Para hoje as atrações serão Expresso Folia e Silvana Salazar.

carlos-queiroz-consuella-milton-araujo

No Municipal Carlos Queiroz, Consuellá e Milton Araújo (Foto: Divulgação)

Carlos Queiroz, esse é técnico e especializado no item fantasia nos escreve: “É muito bonito ver que fantasia era carregada no corpo, era desfilada, era bordada e não colada, não precisava de carrinhos, os personagens eram mostrados com requinte de detalhes e luxo sem a necessidade de enormes resplendores, mas tudo faz parte da evolução em que vivemos, não está longe o tempo que elas vão deixar de existir, será a evolução dos Bailes de Carnaval”.

bal-rejane-monteiro-clovis-bornay-nise-valverde-manchete-3mar79

No Bal Masqué de 1979: Rejane Monteiro, Clóvis Bornay e Nise Valverde (Foto: Manchete)

Outra piada que circula no Recife. O coordenador do carnaval do Recife deve pedir ao prefeito Geraldo Julio de Melo Filho que no próximo Baile Municipal seja realizado no Geraldão. Então perguntei, por que? Pois assim as alegorias, ops fantasias, atualmente com tanto andares que o palco do Chevrolet Hall não poderá recebê-los. Faz sentido.

Deixe um comentário

Flashes

Hoje, Alceu Valença e sua A Luneta do Tempo desembarcam em Natal, no Rio Grande do Norte.

O Instituto Ricardo Brennand somente reabre suas portas na quarta-feira de cinzas, a partir das 13h. Entradas 20 e 10 reais.

Pela primeira vez não vou para abertura do Carnaval do Recife. Não aguento mais aqueles maracatus. Há 15 anos é a mesma coisa.

Assista ao desfile de Vivienne Westwood, spring/summer 2015, vale a pena, acessando https://www.youtube.com/watch?v=uCuQIoSQK-k.

Os doces de Fátima Wanderley é tudo de bom. Sem dúvida é um conceito em doces. Informações nos 3326.7223 ou 99182.8009.

Moacyr Arcoverde, da sociedade paraibana, seguindo hoje até o Rio de Janeiro, para curtir o carnaval carioca.

E por falar na Paraíba, Pedro Neto desfilou no Bloco das Muriçocas vestido de Mauricio de Nassau. Um fofo, esse jornalista.

Deixe um comentário

Porta Retratos

pr-chad-white-matteo-felice

O modelo Chad White quer trocar de roupa (Foto: Matteo Felice)

pr-renata-castro-nanara-belo-iggor-leonardo-beto-santana

Renata Castro, Nanara Belo e Iggo Leonardo só na base do beijo (Foto: Beto Santana)

pr-heitor-castro-jamelao-carlos-alberto-castro2

Heitor Castro, Jamelão irmão de Chico Science e Carlos Alberto Castro no Recife antigo (Foto: Face)

pr-advogado-paulo-collier

O advogado Paulo Collier com seu certificado Handsfree (Foto: Divulgação)

Deixe um comentário

Anotações do Cotidiano

eduarda-coutinho-coelho

A debutante Eduarda Coutinho Coelho (Foto: Bosquinho Lacerda)

Isabela e Stenio Neiva Coelho, vai reunir a jeunesse dorée para comemorar os 15 anos de sua filha Eduarda, que usará um modelo de Lucia Spessato. Na verdade seu niver aconteceu terça-feira, a comemoração será no dia 18 de março, na Arcádia de Boa Viagem, produzida pela Dreams by Lead. A decoração será assinada por Tita Teixeira.

heliana-coutinho-anamaria-coeho

Heliana Coutinho e Annamaria Cruz Coelho (Foto: Divulgação)

A senhora Annamaria Cruz Coelho comemorou seu aniversário, antecipadamente, pois ontem, seguiu até Salvador, para festejar a data na casa da filha Ana Josefa e do genro Gersino Coelho. Participaram do encontro, numa tratoria de Boa Viagem, a filha Ana Amélia, Eugênia Cruz, Darita Rodrigues e Heliana Coutinho.

Deixe um comentário

Fatos Diversos

Estão abertas as inscrições para o curso de pós-graduação lato sensu em Segurança Pública e Ciências Criminais oferecido pelo Instituto Brasileiro de Ciências Jurídicas e Sociais e pela Faculdade de Ciências Exatas e Humanas do Sertão do São Francisco. A coordenação geral do curso é do presidente do Instituto, Adeildo Nunes, e do especialista em direito Carlos Macambira.

O Coletivo, plataforma de valor compartilhado da Coca-Cola, está com inscrições abertas até o próximo dia 12 para mais um ciclo de formação na área de Varejo e de Logística & Produção. Para participar da capacitação, jovens de 15 a 25 anos que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Médio devem fazer a pré-inscrição no site www.coletivococacola.com.br.

Deixe um comentário

Notícias do Ceará

Esta semana, o Porto do Pecém participa da Fruit Logistic Berlin, a maior feira de agroindústria do mundo, que acontece na Alemanha. Para mostrar o trabalho realizado pelo terminal cearense, a diretora comercial da Companhia de Integração Portuária do Ceará, Rebeca Oliveira, ministrou palestra, ontem, sobre o papel do Porto do Pecém nas exportações de frutas frescas que são realizadas do Nordeste brasileiro para diversos países do mundo. Atualmente o Porto do Pecém é o maior exportador de frutas frescas do Brasil.

O Carnaval de Fortaleza homenageará os 290 anos de fundação da cidade. Na programação, destaque para os tradicionais desfiles das agremiações na Domingos Olímpio, que este ano traz como novidade mais um dia de desfiles de Maracatus, manifestação artística que em 2015 recebeu o título de patrimônio imaterial de Fortaleza. Hoje, primeiro grito de carnaval, subirão ao palco a cantora Lidia MariaEdmar GonçalvesLuxo da Aldeia e, encerrando a noite, a cantora Amelinha.

Deixe um comentário

Notícias do Ceará

Esta semana, o Porto do Pecém participa da Fruit Logistic Berlin, a maior feira de agroindústria do mundo, que acontece na Alemanha. Para mostrar o trabalho realizado pelo terminal cearense, a diretora comercial da Companhia de Integração Portuária do Ceará, Rebeca Oliveira, ministrou palestra, ontem, sobre o papel do Porto do Pecém nas exportações de frutas frescas que são realizadas do Nordeste brasileiro para diversos países do mundo. Atualmente o Porto do Pecém é o maior exportador de frutas frescas do Brasil.

Deixe um comentário

Parabéns

Hoje, 05, Dia de Santa Águeda e da Dermatologista, aniversariam a cantora Lana Bittencourt, as atrizes Jannifer Jason Leigh e Regina Duarte, o médico Jorge Pinho, o jornalista Danda Neto,

cristiano-ronaldo-cr7-11

O jogador Cristiano Ronaldo (Foto: Divulgação)

lais-antunes

A compositora Laís Bezerra (Foto: Fernando Machado)

Deixe um comentário

De volta para o passado

Há 150 anos, nascia no Rio Grande do Sul, o jornalista Edmundo Bittencourt, que morreu no dia 16 de outubro de 1943.

john-carradine

Há 110 anos, nascia nos Estados Unidos, o ator John Carradine, que morreu no dia 27 de novembro de 1988.

jorginho-guinle

Há 100 anos, nascia no Rio de Janeiro, Jorge Guinle, que morreu no dia 5 de março de 2004.

Há 95 anos, começava o Carnaval de 1921. Tivemos o Baile de Máscaras no Internacional, com a Orquestra regida pelo Maestro José Lourenço.

eduardo-reis-e-silva

Há 90 anos, acontecia no Teatro de Santa Isabel, o recital do tenor Elias Reis e Silva, acompanhado da Orquestra de João Azevedo.

Há 85 anos, recital do pianista espanhol Tomas Terán, no Teatro de Santa Isabel.

Há 55 anos, o transatlântico português Santa Maria era entregue aos seus donos, depois de uma operação de resgate sensacional.

Há 55 anos, o Jet era campeão juvenil de vôlei de 1960.

Há 55 anos, acontecia a escolha da Rainha Morena do Carnaval. A vencedora foi Maria Alice Vieira de Melo, em 2º lugar Lourdinha Siqueira Campos, em 3º lugar ficou Aida Araujo, 4º lugar Francisquinha Ferreira e em 5º lugar Terezinha Nascimento. Na comissão julgadora estavam Miguel Arraes, Nelson Ferreira, Ladjane Bandeira, Antonio Azevedo, Alex, Juarez Tavares Barreto, Alosio Falcão e Margareth Corte Real.

Há 50 anos, acontecia no Internacional o Bal Masqué. Tivemos desfile de máscaras e fantasias de luxo. Em máscaras o 1º lugar foi para Nubia Rangel com Azul e Branco de Dorgival Zelaquette, em 2º ficou Ângela Cristina de Aquino Fonseca com Exaltação ao Barroco. E fantasias na categoria Luxo venceu Eutália Figueiredo  com Pierrô criado por Dorgival Zelaquette.

jimmy-cliff

Há 25 anos, acontecia no Geraldão, o show com o cantor Jimmy Cliff.

Deixe um comentário

Pausa Poética

edgard-moraes-face

“A dor de uma saudade / Vive sempre em meu coração / Ao relembrar alguém que partiu / Deixando a recordação, nunca mais … / Hão de voltar os tempos / Felizes que passei, em outros carnavais”. Edgard Moraes (1904/1973)

Deixe um comentário

Lygia & Sophia

A União Brasileira de Escritores de São Paulo enviou ontem para a Academia Sueca sua indicação para o Prêmio Nobel de Literatura deste ano, e, por unanimidade, a escritora paulistana Lygia Fagundes Telles. A autora tem obras traduzidas para o alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, polonês, sueco, tcheco, português de Portugal além de adaptações de suas obras para o cinema, teatro e televisão. Lygia foi fundadora da UBE. Informa no Face, a acadêmica Lucila Nogueira.

lygia-fagundes-telles2

A acadêmica Lygia Fagundes Telles (Foto: Divulgação)

sophia-lins

A chef de cuisine Sophia Lins (Foto: Fernando Machado)

O XVI Prêmio Tacaruna Mulher será realizada dia 8 de março, às 19h, na Praça de Eventos do shopping. As mulheres que mais se destacaram nas atividades que exercem começaram a ser escolhidas. Uma delas é Sophia Lins, o destaque da categoria Política, Economia e Negócios. A empresária comanda o La Cuisine Clássico, no empresarial JCPM e o La Cuisine Eventos, além de ser presidente do LIDE Mulher.

Deixe um comentário