Fernando Machado

Blog

Últimas Notícias

Miss Guanabara de 1960

Dirce Machado, Maria Helena Thomé, Gina MacPherson, Shirley Carneiro e Dirce Machado (Foto: O Cruzeiro)

Abril marcou muito no primeiro concurso de Miss Guanabara. Muitas jovens começaram a surgir para escolher aquela que iria representar o novo Estado, no Miss Brasil de 1960, organizado pelos Diários Associados. Naquele aquele ano tinha uma novidade, seriam escolhidas três misses para representar nosso país no Exterior. Uma para o Miss Universo, em Miami, outra para o Miss Beleza Internacional em Long Beach e a outra para o Miss Mundo, em Londres. No dia 4 de junho escreverei como foi o Miss Guanabara de 1960.

Martha Angerman, Gina MacPherson, Paula Chianca e Thelma Elita Cardoso (Foto: O Cruzeiro)

Mais outra novidade. Pela primeira vez uma mulata iria participar de um concurso de beleza. Estamos referindo a belíssima Dirce Machado que disputou o Miss Guanabara no dia 4 de junho, no Maracanãzinho e faturou o 4º lugar. Martha Angerman, Gina MacPherson , Paula Chianca e Thelma Elita Cardoso também eram candidatas. A vencedora foi Gina MacPherson. A partir daquele ano o Clube Renascença mandou mais sete mulatas para o festival de beleza carioca.

Deixe um comentário

O MPTP na segurança dos trabalhadores

O Ministério Público do Trabalho em Pernambuco emitiu, na sexta-feira, medidas para conter a contaminação de trabalhadores de transporte público, diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A recomendação, elaborada pelo procurador-chefe substituto, Rogério Sitônio, foi encaminhada ao Grande Recife Consórcio de Transporte, ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco e às empresas do setor. A recomendação fala sobre o ajuste da frota em circulação, de modo a evitar aglomeração dentro dos veículos.

A organização da entrada e quantidade de pessoas no transporte público deve observar o distanciamento mínimo de um metro entre elas e permitir que apenas uma pessoa utilize um conjunto de dois assentos. O documento ainda fala sobre a importância de estimular o uso do cartão de bilhetagem eletrônica como meio de pagamento, evitando a utilização de dinheiro em espécie. Para que haja circulação de ar natural nos veículos, o texto orienta que as janelas sejam mantidas abertas e que o interior seja frequentemente higienizado.

Deixe um comentário

Flashes

Adorei o discurso do presidente Jair Bolsonaro de ontem. E que os petistas, socialistas e comunistas continuem no panelaço via gravação.

Excelentes as fotos de Hans Von Mantenfell sobre o Recife, que ele posta no seu Instagram. Elas têm beleza e histórias.

Mister Supranacional da Tailândia, Tong Chanchai, está fazendo um trabalho de grande alcance social. Leva comidas para os idosos do seu país.

A Ampla Comunicação lançou uma campanha para o Shopping Center Recife convidando os clientes para comprarem sem sair de casa.

Adorei esse pensamento: Se for à praia vai ser preso, se abrir seu comércio vai ser preso, se for preso vai ser solto! Não consigo entender.

 

Deixe um comentário

Porta Retratos

O ator e modelo tailandês Euro Yotsawat Tawapee (Foto: Instagram)

Um ícone da radiofonia pernambucana Carmen Towar (Foto: Fernando Machado)

Mônica Lima, Rita de Cassia, Amanda Nolasco e Paula Lück pelos salões do Recife (Foto: Fernando Machado)

A curador Vera Magalhães em tempo de exposição (Foto: Fernando Machado)

Deixe um comentário

Anotações do Cotidiano

Entre os programas de Educação empreendedora, da ONG Junior Achievement no formado online, voltado para alunos do ensino médio, estão os cursos Meu Dinheiro, Meu Negócio, JA StartUP, O Futuro do Trabalho e Certificado de Suporte em TI. A instituição, fundada em 1919, atua em mais de cem países. Em Pernambuco, está desde 2003, está sob a direção de  Rosane Schereschewsky.

Rosane Schereschewsky (Foto: Paulo Romão)

Os 21 bispos da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Nordeste 2 com o apoio da CNBB Nacional, resolveu adiar a realização do XVIII Congresso Eucarístico Nacional, que seria sediado no Recife e aconteceria entre os dias 12 e 15 de novembro deste ano, para 12 a 15 de novembro de 2021. A mudança acontece por conta do quadro imprevisível causado pela pandemia do novo coronavírus. Quem informa é o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.

Deixe um comentário

Noticias do Ceará

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros cujo diretor é o Coronel CMCB Zélio Menezes, implementa mais uma ferramenta para ajudar os alunos nos estudos durante a quarentena: o Google Sala de Aula. O aplicativo, disponível para celulares com sistema Android e iOS, criado em 2014, é uma espécie de sala de aula virtual do Google. Por meio dele, professores podem organizar e compartilhar conteúdo a distância.

Além de permitir anexar atividades e materiais em formato PDF, o Google Sala de Aula possibilita a criação de perguntas que podem ser respondidas por múltipla escolha ou respostas curtas. De acordo com o tenente Romário Fernandes, professor do CMCB, a adoção do sistema tem permitido manter as atividades escolares nesse período de uma forma eficiente.

 

Deixe um comentário

Parabéns

Hoje, 01, Dia de São Hugo de Grenoble, Abolição da Escravatura dos Índios e da Mentira, aniversariam a jornalista Helena Ribeiro, os executivos Marcelo Tavares de Melo, Ana Alice Guerra e Maria Isabel Menge, o advogados Joel de Holanda Cordeiro, a arquiteta Silvana Gondim,

A executiva Elisa de Castro (Foto: Fernando Machado)

O advogado Mário Gil Rodrigues Neto (Foto: Fernando Machado)

Deixe um comentário

De Volta para o Passado

Há 205 anos, chegava ao Recife, o primeiro cônsul dos Estados Unidos de Pernambuco, Samuel S. Voorhees, nomeado pelo presidente James Madison.

Há 185 anos, era instalada a Assembleia Legislativa da Província de Pernambuco, no Forte do Matos, no Bairro do Recife, pelo então presidente da Província, Manuel de Carvalho Paes de Andrade. O presidente foi Tomás Antônio Maciel Monteiro, Barão de Itamaracá, entre 1835 a 1843.

Há 125 anos, nascia nos Estados Unidos, a cantora Alberta Hunter, que morreu no dia 18 de outubro de 1984.

Há 100 anos, nascia na China, o ator Toshiro Mifune, que morreu no dia 24 de dezembro de 1997.

Há 80 anos, acontecia no Teatro de Santa Isabel uma exposição do artista plástico pernambucano, Antônio de Albuquerque.

Sonia Maria Campos e Adalgisa Colombo (Fotos: O Cruzeiro)

Há 65 anos, Adalgisa Colombo se casava com Jackson Bandeira Flores e perdia o titulo de Miss Brasil. Foi substituída pela Miss Pernambuco Sonia Maria Campos.

Há 60 anos, o arquivista Antonio Henrique Villa Real matava o regente Nelson Miranda. Sua mulher, Tereza era amante de Nelson.

Há 55 anos, morria nos Estados Unidos, a cosmetóloga Helena Rubinstein, que nasceu no dia 25 de dezembro de 1870.

Adriana Colin, Flávia Cavalcanti e Ceres Ribeiro (Foto: Manchete)

Há 35 anos, no Teatro Silvio Santos, acontecia o Miss Brasil de 1989. A vencedora foi Flávia Cavalcanti, do Ceará. No 2º lugar Adriana Colin (SP) e em 3º lugar Ceres Ribeiro (RS).

 

Deixe um comentário

Pausa Poética

“O principal é fazer história, e não escrever”. Otto Von Bismarck  by Franz von Lenbach (1815/1898)

Deixe um comentário

Corpo Consular

Desde domingo está em Brasília, o novo Embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd C. Chapman. Na sua chegada ele confessou: “É um grande privilégio retornar ao Brasil e servir como embaixador dos Estados Unidos da América no país e liderar o importante trabalho da embaixada e dos nossos consulados. Os Estados Unidos estão comprometidos em seguir uma agenda ampla com o Brasil, conforme delineado pelo presidente Trump e pelo presidente Bolsonaro”, confessou.

O diplomata Todd C. Chapman (Foto: Governo dos EUA) 

– Meu foco imediato será ajudar o governo, o povo brasileiro e os 260 mil norte-americanos residentes no Brasil em sua resposta à emergência de saúde causada pela COVID-19. “Há muito que fazer e estou ansioso para começar a trabalhar”, encerrou. Ele foi indicado pelo presidente Donald Trump em 30 de outubro de 2019 e confirmado pelo Senado norte-americano em 20 de fevereiro de 2020. Todd C. Chapman esteve no Recife em setembro de 2011, como embaixador interino, quando Usha Pitts era cônsul norte-americana.

Deixe um comentário

Miss Pernambuco de 1960

Hoje me deu saudades do concurso de Miss Pernambuco de 1960. A primeira candidata a se inscrever foi Maria Edilene Torreão. Tinha 18 anos e 1m71 de altura. No ano anterior Maria Edilene disputou o Miss Pernambuco como representante do Clube Náutico Capibaribe e ficou no 3º lugar. No dia 21 de maio escreverei sobre o Miss Pernambuco de 1960.

Maria Edilene entre o personal trainer Hemê Pessoa, Ranuzia Azevedo, Lea Pabst e Sônia Maria Campos (Foto: Acervo de Hemê Pessoa)

Participaram do concurso também cinco candidatas: Maria Edilene Torreão (Santa Cruz), Maria Nazaré Batista (Clube Intermunicipal de Caruaru), Célia de Farias Reis (Clube Português), Lina Cavalcanti Figueiredo (Clube Internacional) e Suely Lapenda (Clube Náutico Capibaribe). Edilene foi eleita Miss Pernambuco e Miss Brasil Mundo.

Deixe um comentário

Flashes

A jornalista Vera Ferraz além da quarentena por conta da Coronavírus, está de luto por conta do falecimento, no inicio de março, sua irmã mais velha, Albertina.

Paulo D’Arce, que é louco por vôlei, ao ler no blog sobre a morte de Marta Pontual do Balalaika, lembrou que o time começou em 1960 e terminou em 1963. Citou as irmãs Trajano, Brunilde e Vera Lopes.

A Clarence House informou ontem, que o Príncipe Charles, de 71 anos, está curado da COVID-19. Charles deixou a quarentena obrigatória após consultar seu médico particular. Desde o dia 25 de março que o príncipe estava isolado na residência da Escócia.

Excelente o artigo escrito pelo jornalista Leonardo Dantas Silva no seu Face, sobre o industrial Antônio Machado Gomes da Silva, que possuía na Torre duas tecelagens de algodão. A primeira foi instalada em 1884 e uma segunda em 1889.

Deixe um comentário