Fernando Machado

Blog

Últimas Notícias

Ariadne e Zélia as imortais da ALANE

Ontem, na sede da União Brasileira de Escritores, seção de Pernambuco, em Casa Forte, tivemos a posse da jornalista Ariadne Quintella e da escritora Zélia Monte, na Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (fundada no dia 27 de janeiro de 1978), com direito a um sarau e depois almoço dos mais elogiados. A cerimônia foi presidida pelo presidente da Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro, escritor Melchiades Montenegro.

a-lourdes-sarmento-ariadne-quintella

Lourdes Sarmento e Ariadne Quintella (Foto: Fernando Machado)

a-djanira-silva-zelia-monte

Djanira Silva e Zélia Monte (Foto: Fernando Machado)

Tudo aconteceu nos jardins, sob uma tenda rodeada de mangueiras, de muito verde, completando o cenário uma vagão de trem, tivemos o sarau e com direito uma neblina dando um toque primaveril ao ato. Recitaram poesias e deram depoimentos Tavares de Lima, Amaro Poeta, Jair Martins, Ana Maria Braga, Sonia Freyre (que fez um sorteio de um livro da coleção Borges da Fonseca), Bernadete Serpa Lopes e Alexandre Santos (presidente licenciado da UBE-PE).

a-paulo-dantas-melchiades-montenegro-wilton-de-souza

Paulo Dantas, Melchiades Montenegro e Wilton de Souza (Foto: Fernando Machado)

a-ricardo-gloria-albuquerque-pereira

Ricardo, Glória e Albuquerque Pereira (Foto: Fernando Machado)

Na sequencia tivemos a solenidade de posse da novas imortais da ALANE. Melchiades chamou a acadêmica Djanira Silva para saudar a nova imortal Zélia Monte, que no seu speech desertou sobre seu antecessor Perseu de Castro Lemos e do patrono José de Castro (1865/1921), da cadeira 54. Foi um discurso remetendo aos que eles fizeram na sua vida profissional. Depois o marido de Zélia, o jornalista Raimundo (Pancho) Bezerra entregou o colar da Academia e fez uma linda saudação repleta de saudosismo.

a-sonia-freyre-ariadne-quintella

Sônia Freyre e Ariadne Quintella (Foto: Fernando Machado)

a-zenaide-olimpio-bonald

Zenaide e Olimpio Bonald (Foto: Fernando Machado)

Depois foi a fez de Melchiades convidar a acadêmica Lourdes Sarmento fazer a saudação à nova imortal. Foi um discurso bonito e com recheio de causos. Depois Ariadne Quintella fez seu discurso de posse na cadeira 48. Visivelmente emocionada falou da doença que está enfrentando desde o ano passado. E deu uma lição de fe, esperança e caridade. Lembrou o patrono Josué de Castro (1908/1973) e seu antecessor José Nivaldo Barbosa de Souza. No final Melchiades Montenegro entregou os diplomas para Zélia e Ariadne.

a-zelia-monte-raimundo-poncho-bezerra

Zélia Monte e Raimundo (Poncho ) Bezerra (Foto: Fernando Machado)

a-wlton-de-souza-luciene-freitas

Wilton de Souza e Luciene Freitas (Foto: Fernando Machado)

Quero agradecer ao Melchiades, a Lourdes e a Ariadne os elogios ao nosso blog. Depois os convidados se deslocaram para a sala de jantar, onde aconteceu o almoço. O bufê é de autoria das acadêmicas e no cardápio, tínhamos bacalhau à Lourdes Sarmento, salada de bacalhau, peru defumado, três tipos de arroz, estrogonofe de camarão e um quiche de legumes. Tudo de se comer rezando. Para sobremesas, delicia de abacaxi, strudel, bolo de limão e torta alemã.

Deixe um comentário

Flashes

No dia 26 de novembro no Cabanga vamos ter um desfile de jóias de Isabela Valadares, com renda para a Casa da Amizade.

Ontem, à tarde, na Associação Japonesa de Pernambuco, no Curado, leia-se o presidente Akira Yoda, tivemos o evento Bon-Odori.

Marilu Fontes movimenta palestra, quarta-feira, às 17h, na Novo Projeto Boa Viagem, com os artistas plásticos Angelo Giandomenico e Leopoldo Martins.

Mauricio Costa Romão chegou a conclusão, depois de estudar as pesquisas eleitorais, que Aécio Neves e Dilma Rousseff estão empatados.

By the way: Este blog aposta na pesquisa da IstoÉ Sensus, mas confiável, onde Aécio Neves tem 54,6 e Dilma Rousseff 45,4.

Renata Campos, como é tradição, movimenta almoço na sua residência depois de votar. Ana Luiza e Paulo Câmara vão para lá.

Simone e Ronan Drummond estão em temporada pela Europa. Somente retornarão ao Recife na próxima semana.

Deixe um comentário

Porta Retratos

pr-kerry-degman-body-cruzer

Kerry Degman estava fazendo higiene  quando saiu outro resultado manipulado daqueles dois institutos (Foto: Divulgação)

pr-ricardo-de-castro-marina-paiva

Ricardo de Castro e Marina Paiva no aniversário da neta Karina (Foto: Fernando Machado)

pr-guilherme-paiva-ana-karerinina-ferreira

Guilherme Paiva à côté Ana Karenina Ferreira no aniversário de Karina Paiva (Foto: Fernando Machado)

Foto Gleyson Ramos - Email pra contato gleysomramos@yahoo.com.br

Virginia Pimentel e Ênio Castelar no aniversário de Carla Bensoussan (Foto: Gleyson Ramos)

Deixe um comentário

Anotações do Cotidiano

A Galeria 40, ao lado do Teatro Barreto Júnior, no Pina, abriu vagas para os cursos de pintura em óleo sobre tela com ênfase em criação, que será ministrado por Badida, História da Arte, com Dayse Pontes e História da Arte pelo viés da filosofia, com Roberto Markenson. Informação importante: Roberto Markenson, entre outras coisas, é doutor em filosofia pela Université Catholique de Louvain, na Bélgica.

roberto-markenson-dayse-pontes-badida

Roberto Markenson, Dayse Pontes e Badida (Foto: Cortesia)

A cultura do Frevo ganha escolas públicas da Região em projeto encabeçado pelos produtores Danilo Lira, Tendy Porã, Dora Dimenstein, Célia Meira e Cecília Canuto. A proposta é disseminar a tradição entre alunos, professores e pessoas da comunidade interessadas em conhecer mais sobre esta expressão cultural. A iniciativa envolve visitas guiadas ao Passo do Frevo, exibições e bate-papo.

Deixe um comentário

Um almoço de beleza

No final da manhã de quarta-feira, a dermatologista Luciana Lócio e sua sócia, Taciana Mendonça, receberam convidadas a fim de apresentar um novo conceito de procedimento a laser para tratamentos dermatológicos no Estado. Durante o encontro, realizado no restaurante Hotspot, no Pina, Luciana Lócio apresentou o novo laser, o repair, que proporciona menor invasão a pele o que, consequentemente, gera menos agressão a ela.

luciana-locio-valdejane-moraes-taciana-mendonça

Luciana Lócio, Valdejane Moraes e Taciana Mendonça (Foto: Cortesia)

Participaram do encontro Cristina Quirino de Melo (primeira-dama do Recife), Ana Luiza Câmara (a nova primeira dama de Pernambuco), Roberta Imperiano, Ana Cláudia Sultanum, Gisele Martorelli, Ana Maria Meira Lins, Nizete Paes Mendonça, Paula Meira, Lucinha Cascão, Carmem Didier, Úrsula Fontes, Tereza Uchôa, Patrícia Brenneken e Tânia Grimaldi.

Deixe um comentário

Fatos Diversos

Hoje, pelo III Virtuosi Século XXI, no Teatro da Livraria Cultura, no RioMar, temos às 9h30 palestra de Ilza Nogueira (PB), às 11h Master Class de Chaya Czernowin (EUA) e às 14h palestra do The Penderecki String Quartet & Peter Hatch. Às 17h concerto com Camará Ensemble (UFBA) e às 19h30 concerto com The Penderecki String Quartet.

Hoje, às 16h, na Academia Pernambucana de Letras, temos a conferência do escritor português António de Abreu Freire, da Universidade de Lisboa. Ele vai falar sobre O roteiro do verso popular: das Taifas do Al-Andaluz ao Delta do Rio das Pérolas.

O secretário estadual Bernardo D’Almeida, e o defensor público geral Manoel Jerônimo, assinaram convênio que permite o aproveitamento da mão-de-obra de cidadãos oriundos dos programas Atitude, Vida Nova e do Patronato Penitenciário de Pernambuco.

Deixe um comentário

Parabéns

Hoje, 26, Dia de Santo Evaristo, aniversariam os cantores Bechior e Milton Nascimento, os atores Claudio Athiery, Jaclyn Simth, Julie Dawn Cole, Lauren Teves e Shelley Morison, a ex primeira dama Hillary Clinton, o medico Luciano Alves, os jornalistas Salomão Esper, Luce Pereira e Zileide Silva, o executivo Bruno Herbert,

magaly-gueiros

A senhora Magaly Gueiros (Foto: Fernando Machado)

tom-cavanagh

O ator Tom Cavanagh (Foto: Divulgação)

Deixe um comentário

De Volta para o Passado

georges-jacques-danton

Há 255 anos, nascia na França, o orador Georges-Jacques Danton, que morreu no dia 5 de abril de 1794.

washington luis pereira de souza

Há 145 anos, nascia no Rio de Janeiro, o presidente Washington Luís Pereira de Souza, que morreu no dia 4 de agosto de 1957.

Há 120 anos, nascia em Minas Gerais, o poeta Murilo Araujo, que morreu no dia 1 de agosto de 1980.

Há 100 anos, nascia nos Estados Unidos, o ator Jackie Coogan, que morreu no dia 1 de março de 1984.

reza-pahlevi

Há 95 anos, nascia no Irá, o último Xá Reza Pahlavi, que morreu em 1980.

Há 90 anos, se apresentavam no Teatro de Santa Isabel, a troupe de ginástica Os Dithmas.

Há 85 anos, Pernambuco ao vencer o Ceará por 1 x 0, era campeão de Futebol do Nordeste de 1929. O gol foi de Bulhões. Pernambuco jogou com Hilton, Pedro de Sá e Herminio; Mazinho, Sebastião e Julinho; Bulhões, Jubal, Ralph, Zezé e Aloisio.

Há 24 anos, publicava no Jornal do Commercio, um Perfil do Consumidor com o escritor Sidney Sheldon.

Deixe um comentário

Pausa Poética

“Não há nada mais difícil do que definir um crime político”. Georges-Jacques Danton

Deixe um comentário

O debut de Karina Paiva

a-clovis-jose-rarina-marina-milena-paiva

Clovis José, Karina, Marina e Milena Paiva (Foto: Fernando Machado)

Lindo e elegante o baile da debutante Karina, filha de Milena e Clóvis José Paiva, que terminou nesta manhã de sábado, com aquele gostinho de quero mais, no La Cuisine Petit Comité, em Boa Viagem. A decoração das mais cleans foi grifada por Sílvio Medeiros e Fabiano Reis. Eles usaram e abusaram lírios e rosas brancas, tendo como contraponto folhagens. Também destacamos vários lustres de cristais caindo do teto.

a-karina-marina

Karina de curtinho e depois de longo à côté Marina Paiva (Foto: Fernando Machado)

a-julia-calazans-bruno-agra

Julia Calazans Bruno Agra (Foto: Fernando Machado)

Karina usou três modelos durante o baile, todos da Empório HD. Ela dançou a valsa, Danubio Azul, com o pai Clovis José e depois com os amigos. Para as danças tivemos os DJs Roya e Thiago Maria, além da banda de forró Arrasa. O dancing esteve sempre lotado, principalmente quando o forró deu o toque. A avó da aniversariante, Marina Paiva, estava irrepreensível num modelo de renda verde by Gloria Coelho.

a-maria-eduarda-marina-neta

Maria Eduarda Lobo e Marina Paiva Neta (Foto: Fernando Machado)

a-aline-nascimento-duda-oliveira-clarissa-vanessa-da-silva

Aline Nascimento, Duda Oliveira e Clarissa Vanessa da Silva (Foto: Fernando Machado)

O bufê estava impecável. Como coquetel volante para adultors, degustamos nouvelle caprese, cestinha de parmesão maçaricado com geleia de maçã e gengibre, amarradinho de legumes com queijo boursin, mini batatinhas com bacalhau e alho poró, vol au vent de brie quente com mel e pistache, rolinho de pato ao molho de gengibre, cubo de cordeiro com queijo feta e julienne de cebolas roxas caramelizadas, primavera de carne seca com legumes confiados e geleira de pimente, camarão no panko com mix de queijos e teriakyde abacaxi.

a-gustavo-paiva-karol-paiva-rafael-frança

Gustavo e Karol Paiva com Rafael França (Foto: Fernando Machado)

a-paula-maria-thereza-nanie-paiva

As irmãs Paula e Maria Thereza Paiva e Nanie Paiva Lobo (Foto: Fernando Machado)

Na mesa de frios, para adultos, tínhamos salada de frango defumado, maçã verde, cubos de aipo, nozes e passas brancas ao molho de iogurte, salada de legumes nobres com camarões grelhados e ervas frescas, composição de queijos nobres, brie folhado acompanhado de geleias variadas, quiches de tender com fios de ovos e de alho poró, terrine caprese, salmão defumado ao dijo com alcaparra, acompanhado de mini batatas, pernil defumado temperado com melo com farofa e com fruta secas.

a-marina-paiva-joia2

A diva Marina Paiva olhando admirada para o arranjo de rosas (Foto: Fernando Machado)

a-rosário-fernando-paiva

Rosário e Fernando Paiva (Foto: Fernando Machado)

O coquetel volante dos jovens foi a base de mini pizzas de musarela, mini cheeseburger com alface e tomate, mini cachorro quente com batata palha embalado individualmente, mini empadas de queijo do reino, minis pastel tipo japones de queijo, mini coxinhas de frango e mini batata frita com cheddar e crips de bacon. A mesa de susshis fez o maior sucesso entre os its boys e it girls. Todavia foi na mesa de caipirosca que os teens foram ao delírio.

a-karina-paiva-bolo

Karina Paiva e o bolo by Cecilia Chaves (Foto: Fernando Machado)

 

Deixe um comentário