Fernando Machado

Blog

Últimas Notícias

Evandro Rabello no passo do tempo: uma vida dedicada ao frevo.

Em 9 de junho de 2015, o carnaval do Recife e sua historiografia perderam um dos seus mais aguerridos, apaixonados representantes. Enquanto pôde, Evandro Rabello teimou, teimou – e sabemos da sua personalidade teimosa! Há anos sua saúde dava sinais de fraqueza, e ele resistia, teimava. Tinha uma chama muito forte. A centelha de quem gostava de viver, gostava da vida. Evandro Rabello nasceu no ano de 1935, em Aliança (distrito da Lapa, atual Macujê), zona da mata pernambucana.

e-evandro-rabello

Evandro Rabello muito elegante de summer (Foto: Acervo de Germano Rabello)

Foi pai de Eduardo e Germano, filhos do casamento com Leda, companheira incansável e exemplar em todos os momentos. Evandro foi boêmio ativo nas noites do Recife chegando inclusive a ser proprietário de uma gafieira chamada Pedra no Sapato. Funcionário do Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA) até se aposentar, trabalhou também em outras instituições como a Empetur e a Fundaj. Era formado em História pela Universidade Católica de Pernambuco e, exercendo o ofício, publicou livros como O Mundo de Dona Finha (1969), Ciranda: dança de roda, dança da moda (1979) e o mais recente Memórias da Folia: o carnaval do Recife pelos olhos da Imprensa (2004).

e-evandro-rabello-livros

Evandro Rabello na sua biblioteca (Foto: Acervo de Germano Rabello)

Durante anos, Evandro frequentou os acervos da Biblioteca Pública Estadual, da Associação Comercial e da Hemeroteca do Arquivo Público Estadual de Pernambuco e coletou dezenas de notícias e artigos de jornal que tematizavam o carnaval entre os séculos XIX e XX. Como vemos, Evandro vivia duas paixões de modo articulado: a pesquisa documental e o carnaval. Evandro colaborou escrevendo para a imprensa pernambucana e publicando artigos como O Recife e o Carnaval e Vassourinhas foi compositado em 1909.

e-evandro-rabelo2

Evandro Rabello pronto para ir curtir as prévias carnavalescas (Foto: Acervo de Germano Rabello)

Seu artigo mais lembrado é o aparecimento da palavra frevo cuja descoberta permitiu que a data 9 de fevereiro fosse adotada como o Dia do Frevo. Como sabemos, a data transformou-se em momento festivo celebrado anualmente através de eventos e espetáculos públicos. As comemorações em torno do centenário do aparecimento da palavra frevo culminaram na transformação da manifestação cultural em patrimônio imaterial brasileiro e da humanidade. Se alguém descobriu o que seria a certidão de nascimento do Frevo, este foi Evandro Rabello.

e-evandro-rabelo-anjo

Evandro Rabello fantasiado de anjo (Foto: Acervo de Germano Rabello)

Folião e pesquisador de manifestações culturais e carnavalescas, Rabello encontrou a mais antiga referência à palavra, o primeiro registro da palavra frevo, no Jornal Pequeno, de 9 de fevereiro de 1907. Uma nota publicava a lista do repertório do Clube Carnavalesco Empalhadores do Feitosa onde aparecia uma marcha intitulada O Frevo. A descoberta foi divulgada no Diário de Pernambuco de 11 de fevereiro de 1990. No contexto das comemorações do centenário, em 2007, foi agraciado, de modo justo e legítimo, com a Comenda do Frevo. Mas Evandro também era folião. Fazia questão de se fantasiar. Muitas vezes, bastava um adereço para arrancar risos dos outros.

e-getulio-evandro

Getulio Cavalcanti e Evandro Rabello (Foto: Acervo de Germano Rabello)

E como folião-pesquisador também ajudou a fundar o Bloco Carnavalesco Misto Nem Sempre Lily Toca Flauta. Foi inclusive homenageado como padrinho de Lily. Foi ele quem trouxe o sugestivo nome encontrado em notícia sobre agremiações carnavalescas publicada no Diário de Pernambuco em 1915. Também foi folião e colaborador desde os primeiros anos do Bloco da Saudade. Evandro se destacava por sua prática carnavalesca, às vezes festivo, às vezes guerreiro, sempre guiado pela emoção. Encantava-se com seu objeto de estudo e participa dele ativamente.

e-evandro-rabelo-ariano-suassuna

Evandro Rabello e Ariano Suassuna (Foto: Acervo de Germano Rabello)

Homenageado por inúmeras agremiações carnavalescas e por compositores do porte de Lourival Oliveira (que compôs Evandro Rabelo na onda) e Getúlio Cavalcanti (em Recado a Capiba). Recebeu também títulos importantes como Memória Viva do Recife, História Viva do Recife e a Medalha de Mérito José Mariano outorgada pela Câmara Municipal do Recife. De Evandro, guardo uma gratidão enorme. Influenciou-me decisivamente na escolha do tema de minha tese e disponibilizou-me bibliografia fundamental para que eu pudesse realizar meu doutoramento sobre a história do carnaval do Recife.

e-jose-gouveia-gilberto-freye-jasson-silveira-barros-evandro-rabello

José Gouveia, Gilberto Freyre, Jasson Silveira Barros e Evandro Rabello (Foto: Acervo de Germano Rabello)

Perdemos todos um amigo e um homem de rara inteligência e senso de humor. Perdemos um pesquisador importante da cultura popular. Sorte nossa que podemos ao mesmo tempo em que a saudade aperta, comemorar sua longa vida, sua obra, suas histórias e o carnaval do presente que ele tanto brincou e que ajudou a construir. Este belo texto foi escrito por Lucas Victor Silva, professor e historiador da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Deixe um comentário

Momento de Reflexão

Todas as atenções deste final de tarde estão voltadas para a reabertura da Basílica de Nossa Senhora da Penha. O reitor da Basílica da Penha, Frei Luiz de França Fernandes, nos informa que, depois de sete anos e seis meses, aquele magnífico templo datado do século XIX, será reaberto. A solenidade começa às 17h, com uma missa solene presidida pelo arcebispo Dom Fernando Saburido, e concelebrada por Bispos, Frades, Sacerdotes.

Um centro cultural vivo para destacar as ligações entre a cidade de Jerusalém e as tradições cristãs locais e internacionais, desde os primeiros séculos até os dias atuais: esta é a proposta do Terra Sancta Museum, cuja primeira pedra foi lançada quinta-feira no Lapidarium, uma das futuras sedes do museu e um importante sítio arqueológico, entre cujos conteúdos há restos da época de Jesus.

Deixe um comentário

Flashes

Lucia Helena Santos e Lula Freire ainda estão curtindo férias pela Europa. Depois da França seguem até Portugal.

By the way: Lucia Helena e Lula em Lisboa visitarão a neta de Thereza Lapa Carneiro de Albuquerque, a arquiteta Maria Eduarda Reis.

O presidente do Sindicato do Açúcar e do Álcool de Pernambuco, Renato Cunha, seguindo em viagem de trabalho até a Inglaterra.

Lúcia e Fernanda Noya, comemoraram seus aniversários, ontem, num restaurante de Boa Viagem, ao lado de Junancy Galvão.

Hoje, às 16h, o Shopping Recife realiza o Férias na Pracinha, tendo tema Brincadeiras de Rua. A atração especial será A Bandinha.

O Rock & Ribs recebe hoje, às 17h, o show da banda UltraPop, com releituras das músicas mais ouvidas do rock e pop internacional.

Quem quiser aprender a dançar o ritmo, a Escola Municipal de Frevo Maestro Fernando Borges inicia amanhã as inscrições para novas turmas.

Deixe um comentário

Porta Retratos

pr-david- mcintosh

David McIntosh se preparando contra a violência (Foto: Doivulgação)

pr-clara-paulo-camara

O governador Paulo Câmara abrançando a filha Clara e no segundo plano o prefeito Gerlado Julio de Mello Filho, na Fenearte (Foto: Divulgação)

Foto Gleyson Ramos - Email pra contato gleysomramos@yahoo.com.br, WhatsAPP 081 82333050

Tetê Penna durante festa junina no Raiz da Serra (Foto: Gleyson Ramos)

pr-lide-silvana-didier-silvana-carrilho-bela-ludmer-bosco-lacerda2

Silvana Didier, Silvana Carrilho e Bela Ludmer em encontro da LIDE (Foto: Bosco Lacerda)

Deixe um comentário

Anotações do Cotidiano

Quinta-feira, o desembargador Gustavo Lima recebeu, no salão do Tribunal de Justiça de Pernambuco, movimentou coquetel para marcar os seus 70 anos. Entre os 150 convidados anotamos os desembargadores Frederico Neves, José Fernandes de Lemos, Jones Figueiredo e Gustavo Paes de Andrade, o presidente da OAB, Pedro Henrique Reynaldo Alves, o jornalista José Mário Austregésilo e o compositor Jota Michiles.

gustavo-lima-fernanda-rodrigues-de-lima

O desembargador Gustavo Lima e a filha advogada Fernanda (Foto: Divulgação)

O percussionista Naná Vasconcelos estará ministrando, no próximo dia 25, às 9h30, um Workshop Orgânico, aberto ao público em geral. O encontro acontece no Museu de Artes Afro-Brasil Rolando Toro, no Recife Antigo. Durante o evento, Naná também contará um pouco de sua trajetória e vai revelar aspectos da cultura africana miscigenada no Brasil, resultando em ritmos como samba e maracatu.

Deixe um comentário

Fatos Diversos

O Atestado da Donzela 2 (paixão, fuxico e mistério) de José Nivaldo Junior, será relançado amanhã, às 17h, na Livraria da Jaqueira. Aproveita para comemorar sua entrada na Academia Pernambucana de Letras e quem seu aniversário, pois no dia seguinte, José Nivaldo completa idade nova.

jose-nivaldo-junior

O novo imortal José Nivaldo Junior (Foto: Divulgação)

As oncologistas Inacelli Caires e Carla Rameri, da Multihemo, participaram do grupo de discussão multidisciplinar do Instituto do Câncer de São Paulo. Elas representam Pernambuco num debate sobre o câncer de colo de útero, um dos cinco mais comuns no Brasil.

Deixe um comentário

Empresas & Negócios

Os médicos Eugênio Pita e Carlos Reinaldo Marques assistiram a palestra do ginecologista e obstetra paulista Francisco Mauad, referência nacional na área de diagnóstico ultrassonográfico. O encontro aconteceu durante seminário, Parto normal, avaliação fetal pré-parto, realizado pela Biofeto no Mercure, da Ilha do Leite.

eugênio-pita-francisco-mauad-carlos-reinaldo-marques

Os médicos Eugênio Pita, Francisco Mauad e Reinaldo Marques (Foto: Divulgação)

Os homens estão cuidando, cada vez mais, da saúde e da beleza. Produtos antes só admirados e utilizados pelas mulheres agora fazem parte do cotidiano deles, que já têm até um nécessaire próprio. Para os homens, são aconselhados produtos à base de Tea Tree (melaleuca), indica a aromaterapeuta fundadora da Samia Aromaterapia.

Deixe um comentário

Notícias de Sergipe

Na tarde de quinta-feira o governador Jackson Barreto transmitiu o cargo ao vice-governador Belivaldo Chagas. O ato foi formalizado em reunião no Palácio de Veraneios na presença de secretários de Governo. Jackson estará ausente durante 18 dias, por motivo de férias. Essa é a primeira vez que Jackson transfere o cargo desde que assumiu o governo em 2012, com a doença do ex-governador Marcelo Déda. O governador viajou sexta-feira , e retorna a Sergipe no próximo dia 21, quando reassume o cargo.

se-joão-alves-sergio-silva

O prefeito João Alves e o arcebispo Palmeira (Foto: Sergio Silva)

Sexta-feira foi especialmente abençoada para os servidores da Prefeitura Municipal de Aracaju. Uma missa foi celebrada pelo Arcebispo de Aracaju, Dom José Palmeira Lessa, com a presença da imagem de Nossa Senhora de Fátima peregrina. Por onde passa, a santa comove fiéis que pedem a intercessão da Mãe de Cristo. O prefeito de Aracaju, João Alves, agradeceu a oportunidade de em seu aniversário receber, junto aos servidores de da Prefeitura, a honrosa presença da Mãe Santíssima.

Deixe um comentário

Parabéns

Hoje, 05, Dia de Santo Antonio Maria Zacaria e  Santa Filomena, aniversariam o cirurgião plástico Ivo Pintaguy, a professora Tereza Suassuna, o desportista Ricardo Dubeux, as atrizes Monique Evans e Ingrid Guimarães, a Miss Brasil de 1999 e apresentadora de tevê Renata Fan,

maria-sanchez-carlo

A cônsul dos Estados Unidos Maria Sanchez-Carlo (Foto: Fernando Machado)

antonio-lavareda

O cientista político Antônio Lavareda (Foto: Fernando Machado)

Deixe um comentário

De volta para o passado

carmen costa

Há 95 anos, nascia no Rio de Janeiro, a cantora Carmen Costa, (Carmelita Madriaga), morreu no dia 25 de abril de 2007.

Há 95 anos, era inaugurada a Escola Municipal Manoel Borba, no Pátio do Santa Cruz. O diretor era Candido Duarte.

Há 85 anos, nascia em São Paulo, o ator Arnaldo Weiss, que morreu no dia 2 de abril de 1989.

Há 85 anos, nascia em São Paulo, a atriz Wanda Cosmo, que morreu no dia 27 de janeiro de 2007.

Há 65 anos morria o pintor Álvaro Amorim, morava na Estrada do Arraial, 3078, que nasceu no dia 12 de novembro.

ferenc-puskas

Há 55 anos, transitava pelo Aeroporto do Recife, o time do Real Madri, tendo como destaque o jogador Ferenc Puskas.

porfirio-rubirosa

Há 50 anos, morria na França, o diplomata Porfírio Rubirosa, que nasceu no dia 21 de janeiro de 1909.

Há 40 anos, a seleção pernambucana feminina de vôlei -juvenil, era campeã brasileira ao vencer no Geraldão, o São Paulo por 3 x 0. O técnico era Edmilton Vasconcelos. As campeãs foram Glória, Nara Souza, Margarida Reis, Rosa Bezerra, Inácia Queiroz, Ilma Kruse, Ana Isabel Lobo, Fulvia Mesquita, Ana Lucia Gomes, Nadja Thompson, Vera Lucia Gomes, Edite Nunes e Marilda Leal.

murillo-la-greca

Há 30 anos, morria em Pernambuco, o artista plástico Murilo Lagreca, que nasceu no dia 8 de agosto de 1889.

Há um ano, morria em Pernambuco, o bancário Valdir Almeida Neto, que nasceu no dia 10 de outubro de 1944.

usha-pitts

Há um ano, a cônsul geral Usha Pitts termina sua missão diplomática no Recife e voltava para o Estados Unidos. Usha chegou ao Recife no dia 16 de agosto de 2011.

Deixe um comentário

Pausa Poética

“Sem publicidade nem Deus existe”. Vicente do Rego Monteiro

 

Deixe um comentário

Esquinas do Mundo

A Miss Holanda de 1992, Linda Grandia, criou, há cinco anos, o concurso de Miss Multiverse. O porra louca Donald Trump, que criou a maior barafunda ao fazer comentários racistas contra os mexicanos, está querendo processar Linda. Para ele o Miss Multiverse está violando a marca do Miss Universo. Grandia apresentará seu próximo concurso, na República do Congo, como um reality show este ano, para encontrar a mulher mais bonita do mundo. Mas talvez ela precise de um novo nome para o projeto.

carol_portaluppi

Carol Portaluppi será queestá com affair com Neymar? (Foto: Divulgação)

Esse babado eu pincei do blog de Leo Dias: “Neymar está entre nós. Em sua temporada no Rio, o atacante fez o que mais gosta além de jogar bola: circular com belas mulheres. No último domingo, ele chegou ao hotel Windsor acompanhado da bela modelo Carol Portaluppi, filha de Renato Gaúcho. Os dois entraram juntos por volta das 7h15 da manhã, no carro de Neymar um KIA branco, pelos fundos do hotel. Carol saiu do Windsor de táxi, sozinha, por volta das 14h”.

Deixe um comentário