Fernando Machado

Blog

Últimas Notícias

Réquiem para Martha Rocha

O blog está inconsolável, com o falecimento sábado da mulher que transformou o concurso de Miss Brasil num acontecimento. Com a morte da eterna Miss Brasil, Maria Martha Hacker Rocha, que ajudou a escrever os momentos mais curiosos, encantadores e corajosos das jovens que pretendiam ser miss, nunca mais os concursos de belezas serão os mesmos. Somente os missologos originais sabem o que esta mulher de sorriso iluminado representou para nós.

Martha sendo beijada pelos atores Jeff Chandler e Tony Curtis (Foto:  O Cruzeiro)

Maria Martha Hacker Rocha que nasceu no dia 19 de setembro de 1932, em Salvador, na Bahia, filha de Hansa e Álvaro Rocha era uma referencia da beleza brasileira. Foi eleita Miss Brasil, no dia 26 de junho de 1954, Quitandinha, em Petrópolis, e ficou no segundo lugar no Miss Universo de 1954, realizado em Long Beach, na Califórnia, no dia 24 de julho de 1954. Casou-se no dia 2 de fevereiro de 1956, em Mar Del Plata, na Argentina, com banqueiro português Álvaro Piano, teve dois filhos Álvaro Luiz e Carlos Alberto.

Martha entre as cinco candidatas ao Miss Brasil de 1954 (Foto: O Cruzeiro)

No dia 17 de janeiro de 1958, ele faleceu, na Argentina, num desastre de avião. Três anos depois, 18 de maio de 1961, Martha  casou novamente, na Igreja da Candelária, tendo a cerimônia presidida por Dom Helder Câmara, com o empresário Ronaldo Xavier de Lima. A recepção aconteceu no Copacabana Palace. Com ele, Martha teve uma filha Claudia. A primeira Miss Brasil da era dos Diários Associados teve uma vida cheia de glória.

Diante da Comissão julgadora, Martha é a terceira da direita para a esquerda (Foto: O Cruzeiro)

Todavia na sua caminhada encontrou muitas barreiras também. Vivia reclusa morando modestamente em Niterói. Não queria receber os amigos. Em 2016 colocou a filha, a artista plástica Claudia Xavier de Lima, na justiça pedindo pensão alimentícia devido está passando necessidade. Teve câncer de mama, mas ficou curada e foi artista plástica. Sem dúvida alguma Martha Rocha, na sua área, foi a mulher do século 20, pois virou uma referencia nacional de beleza.

Martha Rocha no Top 5 do MIss Universo de 1954 (Foto: O Cruzeiro)

A parte engraçada da sua trajetória como Miss Brasil, dizem que Martha ficou em 2º lugar, ou seja perdeu o título de Miss Universo de 1954 para a norte-americana Miram Stevenson por conta duas polegadas a mais nos quadris. O segundo lugar deu a Miss a fama absoluta. A história das duas polegadas foi uma invenção de jornalista João Martins, da revista O Cruzeiro, para consolar o orgulho brasileiro. Tudo foi combinado com os demais jornalistas brasileiros que estavam em Long Beach.

Martha Rocha, João Martins e Miriam  Stenvenson (Foto: O Cruzeiro)

A própria Martha autorizou a versão, conforme consta em sua autobiografia, apesar de nem ela saber se essa história de duas polegadas foi verdadeira. Outra curiosidade, em 1956 a Chevrolet lançou no Brasil a picape 3100 com duas polegadas (5 cm) a mais na distância entre eixos que nos modelos convencionais. O veiculo é ainda apelidado de Marta Rocha. A partir de 1996, passou a aparecer em júris de concursos de beleza se tornando a primeira miss a cobrar cachê para tanto.

Alvaro Piano e Martha Rocha na cerimonia do casamento e e os dois em lua-de-mel (Fotos: Manchete)

Em uma entrevista publicada em abril de 2006 pela revista IstoÉ, Martha explicou que era uma necessidade, pois no ano anterior perdera todo o dinheiro que tinha com a falência de uma instituição financeira (a Casa Piano) comandada pelo seu cunhado. Em 2000, descobriu ser portadora de câncer de mama. A partir daí, Martha passou a ter outro estilo de vida. Com sua morte, sábado, o mundo miss, sofreu uma grande baixa. A partir de amanhã publicarei depoimentos de várias pessoas.

Deixe um comentário

Recordar é Viver

Miss Brasil Mundo de 1959, Dione Oliveira e Miss Bahia de 1959, Maria Euthymia Manso Dias na passarela do Miss Brasil de 1959 (Foto: O Cruzeiro)

As senhoras Zilda Bandeira, Ivonete Rocha e Suely Araujo em 1991 (Foto: Reprodução do Jornal do Commercio)

A colonia norte-americana do Recife comemorando o Independence Day, no Clube de Tênis de Boa Viagem,  em 1935 (Foto: Reprodução do Diário da Noite)

Deixe um comentário

Nos bastidores da Política

Este mês, alunos em situação de vulnerabilidade social de institutos federais e universidades federais contarão com internet gratuita disponibilizada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Educação. A iniciativa é uma parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. Segundo o MEC, os alunos beneficiados são os que possuem renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. A renda mensal familiar por capita é a soma total da renda bruta no mês de todos aqueles que compõem a família, dividida pelo número de seus integrantes.

Em Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Piauí, Instituições de Longa Permanência para Idosos serão contempladas com o auxílio emergencial anunciado quarta-feira. Os recursos serão liberados pela Federação Brasileira de Bancos e bancos associados, após articulação do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Em todo o país, mais de 1,7 mil pessoas idosas e 29 ILPIs receberão, ao todo, R$ 3,5 milhões durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Os valores serão repassados por meio do projeto Todos pela Saúde, que inclui medidas de prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos idosos.

Deixe um comentário

Flashes

As misses Universo de 1963 e 1968, respectivamente, Ieda Maria Vargas e Martha Vasconcellos, agradeceram as postagens delas no blog.

Amanhã, em Brasília, às 10h, será comemorado os 40 Anos da Mulher na Marinha, com transmissão pelas Redes Sociais da Marinha.

Uma excelente noticia: O chef Cesar Santos deverá reabrir o seu restaurante Oficina de Sabor em Olinda, no próximo dia 14.

O chef Gustavo Carvalho assinou o almoço que Suely e Ricardo Stambowsky, ontem, em seu belíssimo apartamento do Rio de Janeiro.

Hoje e amanhã, às 19h, temos o webinario, Judicialização da Saúde,  da Conexão Esmape com a juíza Ana Claudia Brandão.

Deixe um comentário

Porta Retratos

Mister Mundo da Colômbia, Daniel Castrillon (Foto: Concurso)

Miss Grande Internacional da Venezuela, Biliannis Guilhermina Alvarez e Chirinos (Foto: Concurso)

Os executivos italianos Giorgio Guerra e Salvador Scalia (Foto: Fernando Machado)

Deixe um comentário

Anotações do Cotidiano

Outra dica da dermatologista Sarita Martins: “Pacotes, caixas, embalagens e carrinhos de supermercado não causam infecção. Lave sua mão sempre que entrar em contato com eles e viva sua vida como sempre. Coloque na sua cabeça: lavar as mãos e manter uma distância física de 2 metros entre as pessoas é o melhor método para sua proteção. Se você não tem uma pessoa dentro da sua casa com Covid-19, você não tem necessidade de desinfetar todas as superfícies da sua casa com álcool, água sanitária, detergentes e sabões. Tenha bom senso nessa hora”.

O cantor Richard Martin (Foto: Divulgação)

Richard Martin, 28 anos, nasceu em São Paulo, e ainda jovem, escolheu apostar em sua carreira musical fora do país, mais precisamente na cidade de Nashville, no Tennessee, Estados Unidos. Neste mês, o seu primeiro single Rebound chega em todas as plataformas digitais, e fala justamente sobre a vida no local, onde mora e se inspira. O estilo country, que marca a sua identidade e a de Nashville, será o destaque em suas melodias, adaptadas para o pop. “Tentei retratar um pouco do meu amor pela música country, e a mudança de percepção que tive da cidade, desde a minha vinda pra cá, aos 23 anos.” – conta Richard.

Deixe um comentário

Fatos Diversos

O Banco do Brasil anunciou quarta-feira, o início das contratações de operações de crédito com recursos do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas do Ministério das Comunicações por meio do projeto Pequeno Porte (Pronampe). A expectativa do BB é chegar a R$ 3,7 bilhões liberados pelo Pronampe e a até 180 mil clientes atendidos.

A principal tendência de moda na contemporaneidade parece mesmo já ter nome, e ela se chama ressignificação. Por isso, o Festival do Jeans de Toritama encara o novo momento e transforma seu projeto em uma versão 100% on-line: o FJT DIGITAL. Nos dias 7 e 8 de agosto, o FJT Digital estará disponível no www.fjtdigital.com.br e no canal do YouTube /fjtdigital.

Deixe um comentário

Parabéns

Hoje, 06, Dia de Santa Maria Goretti, aniversariam a diplomata italiana Enza Bossetti, os jornalistas Rivaldo Paiva e Sheila Martins, o executivo Eduardo Magalhães, a senhora Jaci Tavares de Melo,

O judoca Tadao Nagai (Foto: Fernando Machado)

Deixe um comentário

De Volta para o Passado

Há 485 anos, morria na Inglaterra, o escritor Thomas More, que nasceu no dia 7 de fevereiro de 1478.

Há 120 anos, subiam ao palco do Teatro de Santa Isabel, os artistas Isolina Monclair, Marcelino Fonseca, Lyra e Alfredo Farias, com a peça Uma Noite em Claro.

Há 95 anos, morria em Pernambuco, o pintor Antônio Elias do Nascimento, quando pintava a Igreja do Carmo, caiu da escada. Nasceu no dia 29 de abril de 1867.

Há 85 anos, acontecia no Teatro de Santa Isabel, recital do tenor Reis e Silva e da soprano Carmen Gomes.

Há 80 anos, chegava ao Recife, a bordo do Bagé, o príncipe polonês Wladyslaw Radziwell, com a família.

Há 75 anos, nascia no Rio de Janeiro, a jornalista Márcia Mendes, que morreu no dia 6 de julho de 1979.

Deixe um comentário

Pausa Poética

“Ninguém poderá esgotar com o conhecimento o fundo da doutrina que é Pessoa, e dificilmente poderá conhecer a milésima parte da obra humana escrita sobre a doutrina, que é imensa”. Gustavo Corção (1896/1978)

Deixe um comentário

Esquinas do Mundo

Com uma vasta carreira como atriz no cinema e na televisão, Nicole Kidman é um dos talentos mais consagrados de Hollywood. Há décadas atuando na indústria, Kidman acumula prêmios em grandes cerimônias como Oscar®, Globo de Ouro®, Emmy® e Bafta®. Além disso, ela transcendeu sua carreira artística ao assumir o papel de produtora executiva de algumas obras. Entre elas estão as séries da HBOBig Little Lies – que aborda temas como a violência de gênero e as complexidades da maternidade e do casamento – e a nova produção original The Undoing, que estreia este ano. A HBO  enaltece a carreira de sucesso de Nicole Kidman com uma coletânea especial de seus trabalhos, disponível na HBO GO.

A estrela Nicole Kidman (Foto: Internet)

O ator Bruno Santana (Fotos: Divulgação)

O dublê e ator Bruno Santana é formado em teatro, pratica esportes e na adolescência deu seus primeiros passos na dança de rua. Logo cedo na contramão dos outros jovens, dividia seu tempo entre frequentar aulas na Casa de Hip Hop de Diadema e se dedicar a atividades físicas, artes marciais, acrobacias e até mesmo parkour. Nascido em 1989 em uma comunidade carente do Jaguaré, de São Paulo, ingressou profissionalmente na carreira artística gravando um comercial para a televisão. Na capital paulistana fez cinema e tevê e chegou a gravar algumas campanhas publicitárias. Em 2012 decidiu ir para o Rio de Janeiro tentar a sorte, onde foi estudar no Instituto Nossa Senhora do Teatro, de Camila Amado.

Deixe um comentário

Nos bastidores da Política

Foi sancionado, pelo Presidente Jair Bolsonaro, a Lei que trata de ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas durante a pandemia de coronavírus. Com isso, serão transferidos R$ 3 bilhões aos estados, Distrito Federal e municípios. Os recursos serão repassados de três formas: renda emergencial, no valor de R$ Ministério das Comunicações 600, pagos semanalmente em três parcelas; e editais, chamadas públicas, prêmios, aquisição de bens e serviços vinculados ao setor cultural e outros instrumentos destinados à manutenção de iniciativas culturais.

Já está disponível para download a mais recente edição de Hortaliças em Revista (HR), em formato eletrônico disponível no Portal da Embrapa Hortaliças. Em sua 30ª edição, referente ao primeiro quadrimestre de 2020, a publicação reflete, em suas páginas, as mudanças relacionadas ao novo cenário imposto pela pandemia global da Covid-19 e suas consequentes implicações no cotidiano das pessoas.

Com quase seis milhões de downloads de textos e publicações na íntegra, no mês abril, o Portal de Periódicos tem ajudado diversos pesquisadores da pós-graduação, inclusive nos estudos sobre a Covid-19. Os acessos gratuitos aos acervos completos aumentaram 7,5% na comparação com 2019, de acordo com os dados da CAPES. Em abril do ano passado, os acessos foram de 5,3 milhões. Este ano, no mesmo mês, chegaram a 5,7 milhões. O levantamento mostra que mais estudantes, por não poderem frequentar as bibliotecas das suas instituições de ensino, passaram a baixar os conteúdos dos acervos para continuarem suas pesquisas neste período de isolamento.

Deixe um comentário