Fernando Machado

Blog

Últimas Notícias

Miss Universo de 1927

No dia 23 de maio de 1927, acontecia em Galveston, no Texas, o segundo concurso de Miss Universo. Participaram do evento oito estrangeiras e as demais norte-americanas. São elas Madeleine Woodman (Canadá), Angelina Anduiza (Cuba), Roberte Cusey (França), Maria Gallo (Itália), Rosa Blanq (Luxemburgo), Lucero Gusman (México), Margarida Bastos Ferreira (Portugal), Maria Casajuana (Espanha), Eliza Dixon (Vancouver), Nellie Mae Pace (Alexandria), Bonney Wisnlow (Amarillo), Hannah Joseph (Austin), Dorothy Rex (Baton Rouge), Ada Hayden (Beaumont).

m-hotel-galvez-beach-boulevard-galveston

Hotel Galvez, onde as misses se hospedaram diante da Beach Boulvard (Foto: Divulgação)

Também Lilian Rowet (Bessemer), Lesley Storey (Brooklyn), Frances Dempsey (Chicago), Gladys Payne (Cleburne), Modelle Ransome (Dallas), Dulcy Burke (Denver), Mary Alice Nichols (Douglas), Ada Williams (Florida), Gertrude Sheffield (Fort Worth), Betty Hopkins (Green Bay), Alberta McKellop (Houston), Bess Nance (Kerville), Frances Gadors ((Millwaukee), Jessie Rogers (Monroe), Mabel Riley (New Orleans), Dorothy Britton (New York),  Bertha Mae Melchan (Oak Cliff), Mae Elizabeth Letts (Ogden), Kathryn Hamer (Omaha), Mabel Iliff (Ottawa).

m-candidatas-miss-27

As misses em foto oficial na Beach Boulevard (Fotos: Divulgação)

Ainda Dorothy Fisk (Pine Bluff), Bess Enness (Point Isabel), Florence Zoeller (San Antonio) e Janet Currie (Shreveport). A vencedora foi a Dorothy Britton de Nova Iorque, em 2º Ada Williams (Florida), em 3º Rosa Blanq (Luxemburgo), em 4º Maria Casajuana (Espanha), em 5º Dorothy Fisk (Pine Bluff), em 6º Madeline Woodman (Canadá), em 7º Lesley Storey (Brooklyn), em 8º Roberte Cusey (França), em 9º Moselle Ranson (Dallas) e em 10º Maria Gallo (Itália).

m-dorothy-britton3

Miss Universo de 1927, Dorothy Britton (Fotos: Divulgação)

A comissão julgadora foi formada pelos artistas plásticos J. Knowles Hare e Albert Ricker, pelos cartunistas Harry Tuthill, Enrico Cerracchio e Paul Robinson, pelo jornalista Cornelius Vanderbilt Jr e pelo empresário E. H. Reynolds. Portanto há 88 anos, a norte-americana Dorothy Britton era consagrada Miss Universo de 1927.

Deixe um comentário

Nos bastidores da Política

O líder do Democratas na Câmara, o deputado Mendonça Filho definiu o corte de 69,9 bilhões do Orçamento pelo Governo Dilma como um desmonte do PAC e uma desmoralização do slogan social da gestão do PT. Principal  bandeira do PT e de Dilma, o PAC sofreu um corte de R$ 25,7 bi, o que representa  39,5% do previsto para este ano. Para Mendonça, a forma como o PAC vem  sendo gerido, como as obras sem sair do papel já tinha descredibilizado a “gerentona eficiente” e o corte de 40% dos recursos tornam o programa uma “ficção”.

O governador Paulo Câmara participa, amanhã, em Nazaré da Mata, da entrega dos diplomas de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil aos maracatus de Baque Solto e Cavalo Marinho. A cerimônia acontece às 18h, no Engenho do Cumbe, durante o V Encontro da Cultura Popular da Mata Norte, uma ação do programa Pernambuco Nação Cultural. As expressões foram reconhecidas pelo Iphan em dezembro de 2014, após um longo processo de pesquisa iniciado pelo Estado em 2007.

 

Deixe um comentário

Flashes

Ontem o procurador paraibano Izael Nóbrega, recebeu o titulo de Cidadão do Recie, por proposta do vereador Vicente André Gomes.

A Embaixada dos Estados Unidos faz parceria com autoridades de aviação brasileiras para organizar Conferência sobre Infraestrutura Aeroportuária.

O Barchef movimenta hoje, a partir das 20h, Soy Cuba, com Licor Camarones formado por Bruno Melo e Ubirajara Marinho.

Hoje e amanhã no IMIP acontece a VI Jornada Pernambucana de Saúde e Espiritualidade.

A artista Ana Catarina Mousinho está expondo hoje e amanhã no Espaço Vitruvio, em Poço da Panela seu Recife Retrato.

A San Sebastian movimenta hoje, às 23h, com a DJ Ana Paula, que veio de Miami para comandar a festa Blessed Special.

O jornalista Washington França, lança hoje, às 18h, na Galeria Café Castro Alves, o livro Armstrong, Cidadão do Jazz.

Deixe um comentário

Porta Retratos

pr-jeudiel-condado3

Jeudel Condado, de Caracas, vai com tudo para ganhar o Mister Venezuela de 2015 (Fotos: Divulgação)

pr-bruna-borges-igor-machado

Bruna Borges cobriu para a RCTV o lançamento da Premium, no Nord Class Blue Sunset, em João Pessoa (Foto: Igor Machado )

Deixe um comentário

Anotações do Cotidiano

Casam-se, hoje, às 20h, na Ordem Terceira de São Francisco, Rhafaela Campos filha de Maria de Fátima Tavares (i.m) e Leonardo Pessoa de Melo. filho de Maria Helena e Roberto Alves Gomes. O celebrante será Frei Rinaldo Pereira. Depois os noivos recebem os cumprimentos no Armazém Blu’Nelle. A decoração da Igreja e da recepção são assinadas por Fabiano Reis e Sílvio Medeiros.

laura-maito-angela-diel

Laura Maito e Angela Diel hoje no Museu do Estado (Foto: Divulgação)

Quem faz show pelo projeto Ouvindo e Fazendo Música hoje, às 17h, no Museu do Estado, é a pianista argentina Laura Maito, que vem acompanhada da cantora lírica gaucha Ângela Diel. Elas apresentarão para a plateia pernambucana o recital Tierra y Mar. O evento tem o patrocínio do Santander.

Deixe um comentário

Fatos Diversos

O músico Adelino, e a banda formada pelos músicos Hugo Bessa, Danilo Galindo e Caio Wallerstein, faz show no dia 5 de junho, às 20h, na Galeria Café Castro Alves, em Santo Amaro. O repertório traz canções do seu álbum de estreia, Breve, lançado em 2014. Reservas pelos telefones 9755-8513 e 9519-1379, ou no castroalvesproducao@gmail.com.

adelino-célio-gouveia

Adelino e banda na Castro Alves (Foto: Divulgação)

O cantor, compositor e arranjador Demétrio Bogéa aporta no Recife entre os dias 30 e 31 de maio. Com entrada gratuita, Demétrio e banda se apresentam no Parque Santana, na Livraria Saraiva do Shopping Recife e no Recife Antigo de Coração. O músico traz a turnê nacional do seu primeiro CD autoral – Doce Pecado.

Deixe um comentário

Notícias do Ceará

A Polícia Militar do Ceará, dando seguimento à programação de comemoração dos seus 180 anos, abriu terça-feira exposição no Shopping Rio Mar, em Fortaleza. Com a mostra, a população está podendo conhecer equipamentos, viaturas, fardamentos, entre outros itens, que fazem parte do cotidiano da corporação. Hoje e amanhã a partir das 16h, haverá apresentações da Turminha do Ronda para as crianças. A iniciativa é um projeto de teatro de fantoches criado e desenvolvido por policiais da Polícia Militar do Ceará.

ce-pmpe

Policia Militar expõe seus equipamentos no RioMar (Foto: Divulgação)

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura informa que foram alteradas as datas dos vernissages das Quintas Visuais. As exposições Ela, do artista pernambucano Bruno Vilela; e Interstícios, curada por Ana Cecília Soares, serão no dia 3 de junho, já que a quinta-feira dia 4 de junho é feriado de Corpus Christi. A exposição A Palavra e o Traço, mostra em homenagem ao músico e arquiteto Fausto Nilo, curada pela historiadora Valéria Laena, terá vernissage no dia 11 de junho.

Deixe um comentário

Parabéns

Hoje, 22, Dia de São Juliano, aniversariam os atores Drew Carey, Germano Haiut, Othon Bastos, Alzira Andrade, Helena Ignez e Joan Collins, o chef Georges André Thévoz, o jornalista Franco Benites, o cardiologista Roberto Alecrim, o técnico do Santa Cruz, Ricardinho (Ricardo Luiz Pozzi Rodrigues), o volante Dino Sani, a executiva Solange Peixoto,

elizabete-regina-leão-brasil-sérgio-souza

A executiva Elizabete Regina Leão Brasil (Foto: Beleza)

linden-ashby

O ator Linden Ashby (Foto: Divulgação)

galba-cardoso

A senhora Galba Cardoso (Foto: Fernando Machado)

Deixe um comentário

De Volta para o Passado

bento-magalhães

Há 140 anos, nascia em Pernambuco, o desportista Bento Magalhães, que morreu no dia 14 de maio de 1964.

alfred-p-sloan_2qebt

Há 140 anos, nascia nos Estados Unidos, o executivo Alfred P. Sloan, que morreu no dia 17 de fevereiro de 1966.

epitacio-pessoa

Há 150 anos, nascia na Paraíba, o político Epitácio Pessoa, que que morreu no dia 13 de fevereiro de 1942.

vicente-fittipaldi

Há 115 anos, nascia no Rio Grande do Sul, o maestro Vicente Fittipaldi, que morreu no dia 13 de fevereiro de 1985.

Há 115 anos, o Clube Dramático Familiar promovida festa comemorando seus 18 anos de fundação. Soirée dançante com três bandas de musica e a encenação da peça O Diabo, dirigida por João José de Figueiredo.

artie-shaw2

Há 105 anos, nascia nos Estados Unidos, o compositor Artie Shaw, que morreu no dia 30 de dezembro de 2004.

Há 100 anos, jogava no campo da João de Barros, Santa Cruz e João de Barros Foot-Ball Club.

Há 100 anos, morria o poeta Olympio Eusébio de Arroxellas Galvão, na sua residência na Rua da Palma, 71 1º.

carmen-tartaruga

Há 95 anos, nascia em Pernambuco, Carmen Brandão Tartaruga, que morreu no dia 20 de janeiro de 1997.

sergio-cardoso-cruzeiro-div

Há 90 anos, nascia no Pará, o ator Sergio Cardoso, que morreu no dia 18 de agosto de 1972.

Há 90 anos, era inaugurada, no Recife, a confeitaria e sorveteria Crystal, de José de Almeida. Para as danças tocou a Orquestra de Luiz Ferreira.

Há 85 anos, nascia em Pernambuco, o executivo Marcelo Carvalho dos Santos, que morreu no dia 31 de dezembro de 1999.

Há 66 anos, era criada a República Federal da Alemanha.

Há 65 anos, se apresentava no Teatro de Santa Isabel, o Corpo de Baile do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Ficou hospedado no Grande Hotel. No elenco as bailarinas Tatiana Leskowa e Tamara Copeller. No programa Bodas de Aurora e O Lago dos Cisnes de Tchaicovsky e Batuque de Alberto Nepomunceno.

arrelia

Há 10 anos, morria no Rio de Janeiro, o Palhaço Arrelia (Waldemar Seyssel), que nasceu no dia 31 de dezembro de 1905.

México. 01/01/1970. O zagueiro Joel da Seleção Brasileira de Futebol que disputou a Copa de 1970, no México. - Crédito:ARQUIVO/ESTADÃO CONTEÚDO/AE/Código imagem:4896

México. 01/01/1970. O zagueiro Joel da Seleção Brasileira de Futebol que disputou a Copa de 1970, no México. – Crédito:ARQUIVO/ESTADÃO CONTEÚDO/AE/Código imagem:4896

Há um ano, morria em São Paulo, o zagueiro da seleção de 70, Joel Camargo, que nasceu no dia 18 de setembro de 1946.

Deixe um comentário

Pausa poética

“O conceito universal do belo entrou em declínio com a modernidade”. Samuel Chaim Katz

 

Deixe um comentário

Esquinas do Mundo

O Aeroporto de Queenstown, da Nova Zelândia, foi considerado um dos 10 com o pouso mais belo do mundo. Em segundo veio o de Las Vegas (Estados Unidos), em terceiro o de Nice (França), em quarto o da Ilha de Barra (Escócia) e em quinto, o de São Martinho, que também é considerado um dos mais perigosos do mundo. Nenhum do Brasil figurou entre os 10 mais. A pesquisa foi feita pela empresa PrivateFly, especializada em reservas de jatos privados, que realizou uma enquete com mais de três mil pilotos e viajantes.

queenstown-nova-zelandia

O Aeroporto de Queenstown é o de mais belo pouso do mundo (Foto: Divulgação)

De acordo com uma pesquisa realizada com mais de 7 mil universitários de 37 países de todos os continentes, os 10 mais conhecidos pela ordem nomes são: Albert Einstein, Madre Teresa de Calcutá, Mahatma Gandhi, Martin Luther King, Edward Newton, Jesus Cristo, Nelson Mandela, Thomas Edison, Abraham Lincoln e Buda. Os 10 piores são Adolf Hitler, Osama bin Laden, Saddam Hussein, George W. Bush, Josef Stálin, Mao Tsé-Tung, Vladimir Lenin, Gengis Khan, Saladino e Qin Shihuang.

Deixe um comentário

Flashes

O Papa Francisco nomeou para bispo de Garanhuns, o padre Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, que atuava em Patos, Minas Gerais.

Segundo Bruno Lima hoje é dia do projeto Sexta-feira Santa. Todos os tricolores devem vestir o manto: a camisa do Santa Cruz.

Estão abertas na APL até o dia 12 de junho, as inscrições para as cadeiras 17, de Antonio Correa e a de 37, de Deborah Brennand.

O Barchef movimenta hoje, a partir das 20h, a festa Blacktronic, com os DJs Felipe Machado, Renato da Mata e Vinicius Leso.

A San Sebastian movimenta hoje, a festa Lollipop, com os DJs Marcelo Tavares, Ane Lima, Lucas Estevão e Nuno Pires.

Termina domingo a XVI Exposição de Artes do IMIP, no Museu do Estado. A mostra faz parte da 13ª Semana Nacional dos Museus.

Casaram-se, quarta-feira, no Amadeu, Amanda e Roberto Teixeira. Dos Estados Unidos veio a irmã Ângela Verônica.

Deixe um comentário