Fernando Machado

Blog

Últimas Notícias

Yolanda Santos: Miss Pernambuco de 1930

Há 87 anos, na tarde domingo, acontecia no Clube Internacional do Recife, na Rua da Aurora, a escolha da Miss Pernambuco de 1930. Na frente, do clube, um grupo de guardas-civis em traje de gala, entre as Ruas da Aurora e Riachuelo, fazia o isolamento para entrada das candidatas e convidados. Havia muita gente nos arredores, o famoso sereno, para não perder nada do que iria acontecer no Internacional. O segundo concurso de Miss Pernambuco, foi promovido pelo Diário da Manhã, leia-se Carlos de Lima Cavalcanti.

As vencedoras ao lado do juri e convidados no Internacional (Foto: Diário da Manhã)

Inscreveram-se no Miss Pernambuco de 1930, 86 candidatas, todavia apenas 10 ficaram para a final. Foram elas Glauce Pinto (Miss Boa Vista), Neñita Argo Alarcon (Miss Santo Amaro), Nininha Menezes (Miss Madalena), Yolanda Gama (Miss Soledade), Eleonora Pessoa (Miss Areias), Helena Castro (Miss Jaboatão), Maria José Nunes de Souza (Miss Recife), Maria Eulina Regueira (Miss Beberibe), Yolanda Santos (Miss Olinda) e Lulu Faneca (Miss Apipucos).

Connie Braz da Cunha Miss Pernambuco de 1929 (Foto: Diário da Manhã)

A comissão julgadora foi presidida pelo jornalista Mário Mélo (Jornal Pequeno), e contou ainda com o comerciante Luiz Cedro, os artistas plásticos Mário Tullio, Mário Nunes, Murilo Lagreca e Bibiano Silva, o secretario Heitor Maia Filho, Miss Pernambuco de 1929 Connie Braz da Cunha, os jornalistas Jarbas Peixoto (Diário da Manhã), José Campelo (Diário da Tarde), Willy Lewin (Prá Você), Caio Pereira (Jornal do Commercio), Salvador Nigro (Diário de Pernambuco), Jayme Santos (A Provincia), Alfredo Porto Silveira (A Pilhéria) e Carlos Rios (A Notícia).

Yolanda Santos Miss Pernambuco de 1930 (Foto: Diário da Manhã)

A plateia muito bem vestida estava impaciente, pois já era 15h30 e a comissão julgadora não tinha divulgado o resultado, o júri e as misses estavam reunidos na sala da presidência. Finalmente desceram os jurados e as misses. Coube ao presidente da comissão julgadora Mário Melo informar que o primeiro lugar foi para Yolanda Santos (12 votos), Glauce Pinto (3 votos) e Neñita Argo de Alarcon (1 voto). Portando a nova Miss Pernambuco era Yolanda Santos de Olinda. Em tempo as candidatas não desfilavam de maiô.

Nenita, Yolanda e Glauce Pinto e na outra foto Yolanda e Connie (Fotos: Diário da Manhã)

Para o segundo lugar Glauce Pinto (11 votos), Neñita de Alarcon (4 votos) e Yolanda Gama (1 voto). E finalmente para o terceiro lugar Neñita Argo de Alarcon (10 votos), Yolanda Gama (3 votos), Maria Eulina Regueira (2 votos) e Nininha Menezes (1 voto). Informação importante: A candidata Helena Castro, de Jaboatão, já tinha participado do concurso em 1929. Portanto é coisa antiga as jovens voltarem ao concurso no ano seguinte.

As candidatas antes de se reunirem com a comissão julgadora (Foto: Revista Prá Você)

A Miss Pernambuco de 1930, Yolanda Santos tinha 17 anos, usou um modelo de crepe georgette em estilo grego e na cor rosa pálido. Yolanda Santos apesar de ter representado Olinda, nasceu em Casa Forte. Sua viagem para participar do Miss Brasil de 1930, no Rio de Janeiro, aconteceu no dia 26 de junho pelo paquete Pará. A imprensa não informou se o publico contestou o resultado, pelo visto gostaram.

 

Deixe um comentário

Noticias da Caserna

Amanhã, às 11h, teremos a cerimônia de transmissão de Cargo de Chefe de Estado-Maior do II COMAR. O Coronel Aviador Cláudio José Lopez David, que foi designado o cargo de Chefe do Departamento de Efetividade Institucional do Colégio Interamericano de Defesa em Washington (EUA), passa as funções para o Tenente Coronel Aviador Marcos de Araújo Pereira. A solenidade acontecerá no Salão Nobre do Quartel-General do II Comando Aéreo Regional.

O Exercito Brasileiro iniciou, terça-feira, a Operação Azoto II. A ação foi desencadeada em todo território nacional e tem como objetivo fiscalizar o controle da produção de armazenamento, comercialização, transporte e utilização dos insumos de produtos químicos usados na produção de explosivos, tais como nitrato de amônio, acido nítrico, entre outros. Na coordenação da Operação o general Ivan Ferreira Neiva Filho.

Deixe um comentário

Flashes

Chegaram, ontem, ao Amoaras, em Maria Farinha, os candidatos ao titulo de Mister Eco Brasil. O eleito será conhecido sábado.

Hoje, às 18h, no Cafe Café, Boa Viagem, de Flávia Barrichello, tem o lançamento do livro Meu Amigo faz iiii, da jornalista Andrea Werner.

A arquiteta Luciana Aguiar, criou para a II Mostra DeAaZ, de 4 a 24 de maio, no Paço Alfândega, um escritório de advocacia com um pet friendly.

Sandra Arruda e Yolanda Celeste comandaram, terça-feira, os parabéns pra você pelos 20 anos do Tacaruna, com corte de bolo by Sweets.

Rafa Matos, Sandra Arruda e Yolanda Celeste nos parabéns para você do Tacaruna (Foto: Divulgação)

O artista plástico Rafa Matos, abriu terça-feira, antes da comemoração dos 20 anos do Tacaruna, Plante Amor Colha o Bem.

Hoje, às 18h30, Hotel Manibu, temos a palestra sobre Autismo, promovida pela Farmacia Dona Fórmula, com os médicos Paulo Lucena e Diana Campos.

Morre em Brasília, aos 79 anos, um jornalista que marcou época na imprensa brasileira: Carlos Chagas. Menos na elite do jornalismo.

Pelo Projeto Saudosa Memoria, Ricardo Moreira fala hoje, às 17h, no Memorial da Medicina, no Derby sobre José de Medeiros Cavalcanti.

Deixe um comentário

Porta Retratos

O modelo norte-americano Danny Schwarz é bonito de cueca ou de casaco (Fotos: Divulgação)

As aniversariantes Amada Campos, Mirna Targino e Francis Siqueira ao lado de parte da Orquestra Criança Cidadã (Foto: Divulgação)

Glaucia Ananias aniversariando e Sarah Moreira pelos salões do Recife (Foto: Face)

O ator Jesus Luz e a turismóloga Cristina Ferraz na Paixão de Cristo de Nova Jerusalém (Foto: Instagram)

 

Deixe um comentário

Anotações do Cotidiano

Hoje, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Soledade, vamos ter a Páscoa dos Estudantes e Universitários do Vicariato Recife Soledade, atendo à frente Padre Paulo Sergio Vieira Leite. A missa será às 18h30 e às 20h, teremos o concerto Cruz e Gloria, com o Ensemble Vocal Cantamus, regido por Gilson Celerino. No programa peças de Palestrina, Vivalvi, Bach e Teleman. Na próxima segunda-feira, o concerto acontecerá no Mosteiro de São Bento, em Olinda, às 16h.

A Caixa Cultural Recife apresenta de hoje até sexta, às 20h, o espetáculo Favela Digital, da Cia de Dança Passinho Brazil. No palco, o passinho carioca que esquenta a pista do baile e que também recebe influência do frevo pernambucano, será evidenciado na coreografia do dançarino Henrique Talmah. Dez dançarinos de comunidades do Rio de Janeiro estarão acompanhados por um MC, para mostrar a arte do Passinho por meio de referências a histórias de seus cotidianos.

Deixe um comentário

Fatos Diversos

Mais artistas plásticos participam da Exposição de Artes do IMIP, dia 4 de maio, no Museu do Estado: Fábio Rafael, Feliciano dos Prazeres, Filipe Arruda, Fernando Areias, Flavio Gadelha, Francisco Brennand, Francisco Neves, Frederico Maciel, George Barbosa, Gil Vicente, Gilvan Jr, Gustavo Bettini, Hercilio Santos e Heron Martins.

O II Casato Cultural ocorre hoje, no Casato Café. Bistro, com a mostra composta por obras de 13 artistas. O homenageado é o multiartista Bernardo Dimenstein. Participam Abraão Figueiredo, Andréa Spinelli, André Valença, Antônio Mendes, Bozó Bacamarte, Bruno Lyra, Elísio Moura, Mestre Helio, Nino Ferreira, Rinaldo Silva, Silvanio Silva, além de Carlos Trevi e Gianni Piva.

Deixe um comentário

Notícias da Paraíba

A cultura popular nordestina tem encontro marcado na próxima quarta-feira na edição de maio do projeto De Repente no Espaço. Os convidados do mês são Luciano Leonel (PE) e Gilmar de Oliveira (PB), que prometem uma noite de improvisos e violadas. O evento acontece no mezanino do Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, às 19h e a entrada é gratuita. A apresentação é de Iponax Vila Nova, declamador oficial do evento.

Na América Latina, a cada hora, 228 crianças são exploradas. De acordo com a ONU, o Brasil está no topo dessa lista. Em 2016, o Disque Denúncia Nacional (Disque 100), recebeu 77.290 relatos de violação dos direitos das crianças e adolescentes. Para coibir a prática na Capital, a Prefeitura Municipal de João Pessoa, promove a fiscalização preventiva e educativa, em parceria com o Conselho Municipal dos Direito da Criança e Adolescente e o Ministério Público do Trabalho.

Deixe um comentário

Parabéns 

Hoje, 27, Dia de Santa Zita e da Empregada Doméstica, aniversariam a jornalista Marisa Gibson, a consulesa norte-americana Carolina Chung, o executivo Arnaldo Pereira, deputado federal Betinho Gomes,

A artista plástica Suzana Azevedo (Foto: Fernando Machado)

O desportista Lúcio Surubim (Foto: Fernando Machado)

Deixe um comentário

De volta para o passado

Há 135 anos, era inaugurado o Serviço Telefônico no Recife.

Violeta e Paulo Ferraz no Santa Isabel (Fotos: Diário da Manhã)

Há 80 anos, no Teatro de Santa Isabel, era encenada a peça Bazar de Brinquedos de Joracy Camargo. No elenco Paulo e Violeta Ferraz, além de Conchita Moraes.

Há 65 anos, se apresentava na Radio Tamandaré e Radio Clube de Pernambuco, a vedete Carmen Machado.

Há 65 anos, acontecia concerto no Teatro de Santa Isabel com a Orquestra Sinfônica do Recife. A solista foi a cantora Alice Ribeiro.

Há 25 anos, fechava a Casa Sloper, da Rua Nova. Em 1938 era Sloper, mas no dia 28 de agosto de 1974 virou Casa Sloper.

Há 15 anos, se casavam na Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, nos Montes Guararapes, Mirella Martins by Lourdinha Noyama e o promotor de justiça Leonardo Caribé.

Há 10 anos, morria na Rússia, o violoncelista Mstislav Rostropovich, que nasceu no dia 12 de agosto de 1927.

Deixe um comentário

Pausa poética

“Se estás preocupados deves recorrer à oração, e permanecer ante o Senhor, até que te devolva a alegria”. São Francisco de Assis (1184/1226)

Deixe um comentário

Brasil e Itália derrotam o Nazismo   

Em Montese, na Itália, o ministro da Defesa Raul Jungmann convocou italianos e brasileiros a não esquecerem dos que combateram pela independência da Itália. No seu discurso lembra: “Aquele momento em que os brasileiros combateram aqui n Itália fez com que nascesse entre brasileiros e italianos a solidariedade, o carinho o afeto, o respeito, a admiração e um sonho de futuro. Graças aqueles pracinhas brasileiros hoje podemos estar celebrando a vida”.

Raul Jungmann quando fazia seu bonito discurso (Foto: Rossine Barreira)

Raul encerra convocando: “Vamos estar juntos por um mundo de paz, de harmonia e de felicidade para todos nós”. Com estas palavras o ministro emocionou italianos e brasileiros que participaram da cerimônia realizada ontem em Montese, pelas comemorações da Independência da Italia do julgo nazista. Foi justamente na região de Montese onde os brasileiros combateram e ajudaram para a derrota do Exercito alemão.

O prefeito de Montese, Carlos Castagnoli cumprimentando o Ministro Raul Jungmann (Foto: Rossine Barreira)

Também participaram da Cerimonia, o general Sérgio Etchegoyen, o almirante Ademir Sobrinho, embaixador do Brasil Antônio Patriota, o brigadeiro João Tadeu Fiorentni. Antes o grupo colocaram flores nos monumentos em homenagem ao sargento Max Wolf Filho e ao aspirante Francisco Mega, brasileiros que tombaram nas batalhas da Itália.

Deixe um comentário

Variedades

Aconteceu em Singapura, a maior premiação mundial que fomenta o empreendedorismo feminino, o Cartier Women’s Initiative Awards 2017. O evento escolheu seis mulheres que estão causando impacto no mundo com suas inovações em empreendedorismo social. A brasileira Candice Pascoal fundadora da Kickante, foi a vencedora da América Latina. As outras premiadas foram Katie Anderson (EUA), Ciara Donlon (Europa), Salma Abdulai (Gana), Sara Kristina Hannig Nour (Egito), e Trupti Jain (Índia).

Candice Pascoal e CEO e fundadora da Kichante (Foto: Divulgação)

Será no dia 25 de junho a XX Parada do Orgulho LGBTS de Brasília. Ela é a terceira mais antiga do gênero, terá como tema o slogan Religião, não se impõe. Cidadania, se respeita. A concentração será às 14h em frente ao Congresso Nacional. Um dos objetivos da marcha lembrar que evangélicos foram os primeiros a defender a separação entre Estado e fé religiosa, e que gestores e parlamentares que agem de acordo com a teologia ameaçam o Estado de direito.

Deixe um comentário