Fernando Machado

Blog

Últimas Notícias

Uma noite de Joias e Arquitetura

io-andre-caricio-janayna-lima-antonio-fonso-albuquerque

André Caricio, Janayna Lima e Antonio Afonso Albuquerque (Foto: Fernando Machado)

A Ió Brasil, leia-se Luciana e Paulo Cesar Paulo, movimentou, terça-feira, uma noitada das interessantes. O foco do encontro era os cinco ambientes do arquiteto André Caricio e a coleção de joias do baiano Carlos Rodeiro, que pela primeira vez expunha em nossa cidade.

io-artur-barreto-augusto-werner

Artur Barreto e Augusto Werner (Foto: Fernando Machado)

io-helena-menezes

Helena Menezes (Foto: Fernando Machado)

Os convidados puderam conferir a coleção inspiradas nas artes sacras e nos amuletos baianos. Entre as presenças destacamos Patrícia Duarte, Helena Meneses, Heráclito Diniz, João Noronha, Beth Curra, Augusto Werner, Rosália Zirpoli, Monica Paes, Janayna Lima, Emerson Pires, Saulo Barros, entre outros.

io-carlos-rodeiro-luciana-paulo-césar-paulo-gleyson-ramos

Carlos Rodeiro, Luciana e Paulo Cesar Paulo (Foto: Gleyson Ramos)

Deixe um comentário

Alameda, Natal e Concerto 

alameda-home-juliana-farias-marília-figueira-ursula-fontes-mário-baô-luiza-nogueira-fernanda-durães-lulu-pinheiro

Juliana Farias, Marilia Figueira, Úrsula Fontes, Mário Baô, Luiza Nogueira e Fernanda Durães (Foto: Lulu Pinheiro)

Um misto de arte e cultura foi assim que Úrsula Fontes movimentou, terça-feira, à noite, a confraternização na sua Alameda Home, em Boa Viagem. Além dos belos ambiente natalinos assinados pelas arquitetas Luiza Nogueira, Elza Mendonça, Juliana Farias, Marília Figueiras e Fernanda Durães, Mário Baô assinou a vitrine da loja. Branca Góes comandou o cerimonial.

alameda-home-betinha-emerenciano-márcia0souto-carvalho-lulu-pinheiro

Betinha Emerenciano e Márcia Souto Carvalho (Foto: Lulu Pinheiro)

alameda-home-magnolia-maranhão-filha-coca-figueiredo-lulu-pinheiro

Magnólia Maranhão e a filha Coca Figueiredo (Foto: Lulu Pinheiro)

Também tivemos o concerto com a Orquestra Criança Cidadã. Os meninos da orquestra comentaram que receberam do Papa Francisco, após a apresentação no Vaticano, um terço bento. Para eles foi um momento único e maravilho. O bufê foi Le Couvert que montou mesa de frios no centro da loja. A mãe de Úrsula, dona Elba, também levou comidinhas (receita da família), que foi um sucesso.

alameda-home-elba-fontes-maria-luiza-cavalcantilulu-pinheiro

Elba Fontes e Maria Luiza Cavalcanti (Foto: Lulu Pinheiro)

Deixe um comentário

Flashes

Vamos torcer para que a Árvore de Natal do Recife antigo não tenha superfaturamento como aconteceu ano passado.

Valeria e Fausto Freitas, Leonora e Murilo Lacerda voltaram, semana passada, da Itália e a Turquia. Voltaram encantados com a cultura turca.

Jane Emirce de Melo, leia-se Bloco das Flores, participara hoje do I Encontro de Pesquisadores do Frevo, no Paço do Frevo, a partir das 9h.

Hoje, das 16h às 20h, na sua loja do Rio Mar, teremos o lançamento da coleção da Prada, batizada de Made To Order Decollete.

Recife ganhou mais um espaço para a divulgação das artes plásticas: a Galeria Suassuna, cuja curadoria é de Magda Suassuna.

Habib Zhara lança o livro infantojuvenil O último golpe do Lobo Mau no próximo domingo, 17h, na Livraria Cultura do Paço Alfândega.

Hello Marca, é o foco de encontro de hoje, às 15h, no Marco Pernambucano da Moda, no Recife Antigo.

Hoje, às 15h, a UBE fará a consagração da casa onde residiu Abelardo da Hora, no inventário dos Imóveis de Interesse da Cultura Literária Brasileira.

Deixe um comentário

Porta Retratos

pr-leo-ivasaki2

Leo Ivasaki está se exercitando para enfrentar o vestibular (Foto: Divulgação)

pr-heracliton-diniz

O empresário Heracliton Diniz no Ió Brasil (Foto: Fernando Machado)

pr-vicente-ferrer-emeson-pires

Vicente Ferrer e Emerson Pires também no Ió Brasil (Foto: Fernando Machado)

pr-patricia-vercosa-renildo-bezerra-brenda-varjal-artur-barreto

Patrícia Vercosa, Renildo Bezerra, Brenda Varjal e Artur Barreto no Ió Brasil (Foto: Fernando Machado)

Deixe um comentário

Anotações do Cotidiano

O RioMar parte na frente e abre suas portas às 7h, amanhã e o horário se estende até às 23h para o Black Friday, com ofertas que chegam a 70% nas lojas sinalizadas. Quem fizer suas compras de Natal vai ter à disposição os produtos mais procurados nessa época do ano. Os grandes varejistas do shopping se inserem no Black Friday e o cliente compra e leva o produto na mesma ocasião.

Os empresários Rodrigo Moraes e Michelle Lins, da Iphone Consult, resolveram aderir a Black Friday e levar seus clientes à loucura com descontos de até 90%. Películas, cases, armbands, capa bateria e bumpers se encontram com preços especiais nas quatro unidades da loja, até amanhã.

Deixe um comentário

Fatos Diversos

Enquanto os parlamentares federais querem aumento de salários, afinal contas, eles ganham muito pouco, né? A CUT pede que diminua os salários dos trabalhadores. É ou não engraçado? E é porque estamos num governo do Partido dos Trabalhadores.

O Diário de Pernambuco de ontem faz um alerta contra os artesões que depredam os coqueiros de Boa Viagem. Acontece, como a gente já informou neste blog com fotos e tudo, que a própria Prefeitura da Cidade do Recife, via uma empresa terceirizada faz a mesma coisa.

Hoje, às 20h, a Academia Pernambucana de Letras realiza o projeto Memória dos Poetas Pernambucanos em homenagem ao poeta Mauro Mota pelo trigésimo aniversário de sua morte. A data será lembrada com apresentação de suas poesias. Nos lembra a presidente Fátima Quintas.

O Café com Especialistas, promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional, leia-se a vice-presidente Nathalia Melo, encerra hoje com o fisioterapeuta Rodrigo Cappato falando sobre O uso de superfícies instáveis no treinamento resistido e reabilitação. A palestra é gratuita e acontece na sua sede no Pina.

Deixe um comentário

Empresas & Negócios

No ano em que completa 33 anos de história, a rede de supermercados Arco-Íris tem motivos para comemorar. Está uma nova e moderna Central Administrativa e Logística, localizada às margens da BR-101 Sul, e inaugura, hoje, uma loja, em Gaibu. Atualmente com 19 pontos de venda, o Arco-Íris começou com uma pequena venda na residência de Antônia e Armínio Guilherme, no Cabo. Nos informa o diretor Edvaldo Guilherme dos Santos.

“I love the bottle, I want to do something with it…”, afirmou Andy Warhol em 1986, nos EUA, quando foi convidado por Absolut para criar uma arte exclusiva para marca. O artista foi o primeiro a criar uma obra de arte original para Absolut. Agora está no mercado a nova Absolut Warhol, nos informa Rafael Souza, Gerente da Pernod Ricard Brasil.

Deixe um comentário

Notícias da Bahia

Os grandes hits do arrocha e do sertanejo vai animar mais uma Sexta da Paquera, que acontece na próxima sexta-feira, a partir das 22h, no Buteco do Gaúcho, na Pituba. As vozes de Victor Ávila e Lucas Bressy, líderes da Pra Casar, darão o tom da noite, que já encantou os baianos. A noite também contará com o samba da banda Resenha, a batida do MC Maroto e o som da pick-up do DJ Naylson Carvalho.

ba-pra-casar-david-campbell2

Victor Ávila e Lucas Bresy leia-se Pra Casar (Foto: Cortesia)

Itens importantes para o desenvolvimento da atividade turística de Lençóis, na Chapada Diamantina, foram discutidos, ontem, na sede da Secretaria de Turismo, em reunião do secretário Pedro Galvão e a secretária Michelle Nonato, com o objetivo de incrementar ações entre as esferas estadual e municipal. O trabalho de articulação entre as duas secretarias visa à inclusão da Estrada de Tropeiros do Distrito Afrânio Peixoto no trabalho de georeferenciamento da Estrada Real.

Deixe um comentário

Parabéns

Hoje, 27, Dia de Nossa Senhora das Graças, São Virgilio, Mundial da Luta Contra o Câncer, do Técnico de Segurança do Trabalho, da Infância e da Ação de Graças, aniversariam os atores Joel Barcelos, Hermila Guedes, Robin Givens e Vera Fischer, a embaixadora Caroline Kennedy Schlossberg, os executivos Carlos Russell, Ana Cecilia Santos Leal e Maria Christina Azevedo, o cantor Roberto Leal,

angela-mota-sheraton

A cerimonialista Ângela Mota (Foto: Fernando Machado)

sharlto-copley

O ator Sharlto Copley (Foto: Divulgação)

heliana-evora-2014

A relações públicas Heliana Coutinho (Foto: Cortesia)

Deixe um comentário

De Volta Para o Passado

dom-vital-seminarista-bispo

Dom Vital como seminarista e como bispo de Olinda (Fotos: Arquivo)

Há 170 anos, nascia na Paraíba, o arcebispo de Olinda Dom Vital Maria de Oliveira Junior, que morreu no dia 4 de julho de 1878.

Há 85 anos, acontecia o primeiro jogo Pernambuco 2 x 7 Rio de Janeiro, no Rio de Janeiro, pelo campeonato brasileiro de futebol.

Há 67 anos, era fundado o Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco. O primeiro presidente foi Newton Farias.

seleção-pernambucana

Há 55 anos, Gentil Cardoso anunciava os nomes dos atletas que defenderiam o Brasil, em Quaiatil, no Equador, na Copa Sulamaericana de Futebol. Foram Walter, Waldemar, Geroldo, Bria, Edson, Zuiha, Zé Maria, Biu, Clovis, Servilho, Givaldo, Dodô, Traçaia, Tião, Zé de Melo, Geraldo, Paulo Elias, Ely, Moacir, Goiano e Fernando. No dia primeiro de dezembro viajaram pela Panair.

eder-jofre-portada1

Há 50 anos, Eder Jofre aparecia pela primeira vez no ranking mundial da World Boxing Association, no peso-galo. Foi batizado de Galo de Ouro pelo escritor Benedito Ruy Barbosa.

nilton-santos-jogador-fifa

Há um ano, morria no Rio de Janeiro, o jogador Nilton Santos, que nasceu no dia 16 de maio de 1925.

Deixe um comentário

Pausa Poética

“Se no início de minha vida religiosa tivesse previsto a estranha sorte dolorosa que estava reservada, ainda com melhor vontade, teria desejado cumpri-la”. Dom Vital Maria de Oliveira Junior

Deixe um comentário

Alessandro: O Cidadão de Pernambuco

Muita gente que foi ontem até a Assembleia Legislativa para prestigiar a entrega do titulo de Cidadão de Pernambuco, ao baiano Alessandro Carvalho, não prestou atenção ao plenário deslumbrante onde do teto caia um lustre de bronze com 640 pingentes de cristais Bacarat do século XIX, adaptado para iluminação à querosene, à vela e finalmente à lâmpada. De quatro esculturas de mármore travertino (Justiça, Jurisprudência, Sabedoria e Eloquência) cujo autores são desconhecidos.

d-mesa

A mesa principal (Foto: Jarbas Araujo)

d-alessandro-carvalho-clodoaldo-magalhães

Alessandro Carvalho e Clodoaldo Magalhães (Foto: Fernando Machado)

O prédio da Assembleia Legislativa de Pernambuco, fica debruçado para o Rio Beberibe, cujo projeto é do engenheiro José Tibúrcio Pereira de Magalhães, no estilo neoclássico e inspirado no Parlamento de Budapeste, na Hungria e no Capitólio de Washington, (EUA) e inaugurado no dia 1º de março de 1875. Também conhecido como Palácio Joaquim Nabuco, e o engraçado é que ele nunca esteve no prédio. Todavia quando o Ministro das Relações Exteriores dos Estados Unidos Eliju Root esteve no Recife, em 1908, visitou o Palácio Joaquim Nabuco.

d-alessandro-ana-karla-gabriela-alice

Alessandro e Ana Karla com as filhas Gabriela e Alice (Foto: Fernando Machado)

d-cristiana-rodrigo-bastos

Cristiana e Rodrigo Bastos (Foto: Fernando Machado)

Root que foi o primeiro ministro das Relações Exteriores norte-americano a fazer uma viagem ao exterior, era amigo de Joaquim Nabuco, que foi Embaixador do Brasil nos Estados Unidos. Os primeiros presidentes da casa foram Tomaz Antonio Maciel Monteiro (Século 18), Antonio Vicente Andrade Bezerra (Século 20) e Romário Dias (Século 21). Pois foi neste cenário onde se respira história que aconteceu a cerimônia de entrega do titulo de Cidadão de Pernambuco para Alessandro Carvalho, por iniciativa do deputado Clodoaldo Torres.

d-antonio-moraes-manoel-carneiro

O deputado Antônio Moraes e o delegado Manoel Carneiro (Foto: Fernando Machado)

d-fausto-freitas-tadeu-alenca

O desembargador Fausto Freitas e o deputado federal eleito Tadeu Alencar (Foto: Fernando Machado)

Na entrada da Alepe dois leões de pedra das minas lioz de Portugal, saudavam os convidados. Pela primeira vez o presidente da Casa, deputado Guilherme Uchoa presidiu uma solenidade de entrega de titulo, pelo menos nas várias vezes que fui, mas como está a polêmica de sua perpetuação no cargo, lá estava ele como deveria estar sempre. Alessandro Carvalho ingressou no plenário ao lado dos deputados Alberto Feitosa, Antonio Moraes, e Valdemar Borges. O novo Cidadão de Pernambuco que se tivesse nascido na Inglaterra seria Sir, estava muito elegante by Tommy Hilflger.

d-ana-karla-alessandro-carvalho-luiz-aureliano-cristianna2

Ana Karla e Alessandro Carvalho, Luís Aureliano e Cristianna (Foto: Fernando Machado)

d-janguie-diniz-alberto-feitosa

O reitor Janguiê Diniz e o deputado Alberto Feitosa (Foto: Fernando Machado)

O mestre de cerimônia foi Francklin Santos chamou os componentes da mesa de honra composta pelo representante do governo do Estado Rubem Junior, pelo desembargador Stenio Neiva Coelho, pelo comandante do Corpo de Bombeiro coronel Manoel Cunha; pelo chefe geral da Policia Civil delegado Oswaldo Morais, e pelo subcomandante da Policia Militar de Pernambuco, coronel Paulo Cabral. Guilherme Uchoa abriu os trabalhos convocando os convidados para ouvirem o Hino Nacional do Brasil, depois ele leu o currículo de Alessandro e na sequencia tivemos o discurso de saudação de Clodoaldo Magalhães, por sinal muito bonito.

d-francklyn-santos-clodoaldo-torres

O cerimonialista Francklin Santos e o deputado Clodoaldo Magalhães (Foto: Fernando Machado)

d-rubens-junior-ricardo-ferreira

Rubem Junior e o coronel Ricardo Ferreira (Foto: Fernando Machado)

Depois ele entregou ao novo pernambucano o diploma, um caboclo de lança do artesão Sussula e um catalago com as peças da Alepe. A senhora Suely Moraes, esposa do deputado Antônio Moraes, entregou um ramalhete de flores para Ana Karla, mulher de Alessandro Carvalho. O cantor Luiz Duarte também prestou homenagem ao novo cidadão pernambucano, interpretando a música Petrolina-Juazeiro, de Jorge de Altinho. Alessandro ficou visivelmente emocionado, afinal de contas ele começou a amar Pernambuco, por Petrolina.

d-alessandro-guilherme-jarbas araujo

O prefeito de Ouricuri Antônio Rodrigues entregou um chapéu de couro para Alessandro e Guilherme Uchoa (Foto: Jarbas Araújo)

d-djalmo-leão-fred-amancio

Os secretários Djalmo Leão e Fred Amâncio (Foto: Fernando Machado)

Um momento dos mais esperados era o discurso do gentleman Alessandro Carvalho que estava recheado de pernambucanidade. Lembrou de Frei Caneca, Mauro Mota, Gilberto Freyre, Ariano Suassuna, entre outros. Pude sentir como ele tem um amor muito grande à sua família, citou as filhas Gabi e Alice, a esposa Ana Karla e a mãe Ana Catarina. Alessandro encerrou seu discurso, evocando o bairro onde mora, Casa Forte.

d-manoel-cunha-paulo-cabral

Os comandantes Manoel Cunha e Paulo Cabral (Foto: Fernando Machado)

d-servilho-paiva

O Secretário de Segurança do Ceará Servilho Paiva (Foto: Fernando Machado)

E disse um trecho da letra de Leão do Norte de Lenine: “Sou de Casa Forte / Sou de Pernambuco / Sou o Leão do Norte / Sou Macambira de Joaquim Cardoso / Banda de Pifo no meio do Carnaval / Na noite dos tambores silenciosos / Sou a calunga revelando o Carnaval / Sou a folia que desce lá de Olinda / O homem da meia-noite / Puxando esse cordão / Sou jangadeiro / Na festa de Jaboatão / Eu sou mameluco”.

d-josé-cavalcanti-neto

O secretário José Cavalcanti Neto (Foto: Fernando Machado)

d-estela-pereira

A chef Estela Pereira (Foto: Fernando Machado)

Depois foi servido um coquetel dos deuses, nos jardins da Alepe. O bufê foi assinado por Estela Pereira, do restaurante Sorbonne. E no cardápio folhados (bacalhau, presunto defumado, camarão e bacalhau), quiches (frango, queijo Brie, carne seca, queijo brancom geleia de damasco), como consomê de creme de aboboras com charque, creme de banana torrada com carne de sol, frango indiano com gengibre e gergelim preto, creme de bacalhau, além de cozinhas de galinhas.

Deixe um comentário