Fernando Machado

Blog

Últimas Notícias

Hoje tem a escolha da Miss Bahia 2018

A Miss Universo 1968, a baiana Martha Vasconcellos, será a grande homenageada durante a eleição da Miss Bahia, que acontecerá hoje, na Casa Salvatore, Cabula, em Salvador. Participam do concurso 19 candidatas e a eleita vai representar a terra do Senhor do Bonfim, no concurso de Miss Brasil 2018, que será realizado no Rio de Janeiro, em maio. A vencedora será coroada por Caroline Nascimento, Miss Bahia de 2017.

Martha Vasconcellos tem o concurso desta noite em sua homenagagem (Foto: Jorge Laerte)

As candidatas são Saynara Santana (Candeias), Ayala Uchoa (Dias D’Ávila), Barbara Paiva (Seabra), Bianca Hellen (Senhor do Bonfim), Carolina Brandão (Itaberaba), Deise Barreto (Barra do Mendes), Dhaila Silva (Valença), Emili Seixas (Irecê), Evelin Oliveira (Serrinha), Gabriela Viegas (Ilhéus).

As candidatas num click oficial (Foto: Instagram)

Ainda Jacqueline Fontes (Vera Cruz), Juliana Pitanga (Lauro de Freitas), Juliana Alves (Juazeiro), Klissia Natachara (Teixeira de Freitas), Maria Isabel Santos (Salvador), Maria Luiza Costa (Itabuna), Mariani Carvalho (Coração de Maria), Raio de Luar Andrade (Jequié) e Tássia Matias (Cruz das Almas). Miss Feira de Santana, Elane Camisão, desistiu, por problemas pessoais.

Deixe um comentário

Variedades

Enquanto o forró está desprestigiado no Nordeste, pois agora os promotores de festa prefere musicas sertanejas, Marcelo Mimoso e Chambinho do Acordeon vão fazer um show-manifesto, no próximo dia 28, na Feira de São Cristóvão. Eles lutam para que o forró vire patrimônio imaterial do Brasil. Em 2011, a Associação Cultural Balaio Nordeste da Paraíba deu entrada para o reconhecimento mas até agora o Iphan concluiu a análise.

O Museu da Imagem do Som homenageia hoje, a cantora Claudette Soares, pelo projeto Depoimentos para a Posteridade. Farão parte da mesa os escritores Ruy Castro e Rodrigo Faour (autor da biografia da cantora), o pesquisador e produtor Thiago Marques Luz e o vice-presidente do MIS Pedro Só. Ontem, na Sala Baden Powell, em Copacabana aconteceu o show E Então, onde Claudete divide o palco com o cantor Ayrton Montarroyos.

 

Deixe um comentário

Flashes

O PHD em Segurança da Computação Julien Vanegue proferiu palestra, esta semana, na Universidade de Oxford, na Inglaterra.

Injustiçada no Miss Pernambuco Universo, Julia Molinari aceitou o convite de Fernando Bandeira e é a Miss Pernambuco Latina de 2019.

Um lembrete, hoje, 19h, no Museu do Estado, temos o vernissage da XIX Expo de Artes do IMIP. A curadoria é de Pedro Frederico.

A elegante Amanda Campos, esposa do desembargador Fausto Campos, é patronesses do almoço hoje da ACMEPE, no Spettus.

O prefeito Miguel Coelho anuncia hoje, no Parque Josepha Coelho, a programação do São João de Petrolina.

Amanhã, às 19h30, no Hotel Manibu Recife, Spencer Junior e Leopoldo Barbosa lançam o livro Idosos Perspectivas e Cuidados.

 

Deixe um comentário

Porta Retratos

Erick Bolivar representou o México no Mister Universal Ambassador (Foto: Concurso)

Cynthia Thomalle e Kelin Krool vai participar do Miss Eco International (Fotos: Concurso)

Claudio Manoel, aniversariando recebe os abraços do irmão Claudemir e de Juliane Caroline (Foto: Face)

João Ricardo Camilo Dias e a Miss Mundo, Manushi Chilla pelos salões de São Paulo (Foto: Instagram)

Deixe um comentário

Anotações do Cotidiano

Hoje, a Associação dos Cônjuges dos Magistrados de Pernambuco, cuja presidente é Maria Julia Oliveira, completará 38 anos. E para festejar a data vamos ter às 10h, culto ecumênico e às 12h, almoço de adesão (100 reais), no Spettus de Boa Viagem. As atrações são Orquestra Criança Cidadã, a dupla Diego e Jr. Padre Reginaldo Manzotti lança seu livro Combate Espiritual. A renda será revertida para a Fazenda Esperança.

O Projeto Teatrando! Programa Cultural e Educativo no Teatro de Santa Isabel promove, na próxima terça-feira, às 19h, no salão nobre do teatro, uma Roda de Diálogos. Com o tema Público para artes, onde estão?, o debate contará com a presença do gerente de cultura do Sesc PE, José Manoel Sobrinho e da professora Maria Eduarda da Mota Rocha.

Deixe um comentário

Fatos Diversos

Hoje, às 21h, no Em Cima Gin-Bar, em Boa Viagem, vai ter um tributo às divas Adele, Amy Winehouse, Etta Jones e Nina Simone, pela cantora Yngrid Bitencourt. Quem nos informa é Emerson Pires.

Carlos Mélo hoje no Residencia Belojardim (Foto: Divulgação)

A Residência Belojardim, lançada pelo Instituto Conceição Moura, será realizadeo hoje, com a participação de Carlos Mélo. Idealizada por Mariana Moura, presidente do Instituto, tem a curadoria de Cristiana Tejo e de Kiki Mazzucchelli.

Amauri Nascimento e Irah Caldeira (Foto: Jeisell Augusto)

Hoje, às 20h, no Teatro de Santa Isabel vamos ter a 9ª edição do Prêmio da Música de Pernambuco. Amauri Nascimento, vai apresentar seu videoclipe da música Miragem Tropical, gravado com a participação de Irah Caldeiras e Beto do Bandolim.

 

Deixe um comentário

Noticias da Paraíba

A Orquestra Sinfônica da Paraíba vai tocar nos próximos dias 26 e 27, respectivamente em Cajazeiras e Sousa. Com entrada gratuita, os dois concertos terão regência do maestro Luiz Carlos Durier e participação do oboísta Alisson Azevedo. Em Cajazeiras, o concerto vai acontecer na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, e em Sousa, na Igreja Nossa Senhora dos Remédios, às 19h30. No programa Arthur Sullivan, Vincenzo Bellini, Clóvis Pereira, Edward Elgar, Charles Gounod, Scott Joplin, Artur Barbosa e Maestro Duda.

Luiz Carlos Durier regendo a Sinfônica da Paraíba (Foto: Walter Rafael)

Reflorestar áreas de nascentes é uma das ações mais importantes para recuperar a saúde dos rios. Durante toda a manhã de terça, técnicos viveiristas da Secretaria de Meio Ambiente, da Prefeitura Municipal de João Pessoa, fizeram o replantio das primeiras trinta mudas de árvores nativas no Parque das Águas, área onde está localizada a nascente do Rio Cabelo, em Mangabeira, em frente ao Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio de Miranda Burity. Ainda nesta semana serão replantadas mais trinta mudas.

Deixe um comentário

Parabéns

Hoje, 19, Dia de Santa Ema, e Nacional do Livro Infantil, aniversariam os executivos Durval Bacelar Neto e Beth Petribu, a senhora Ana Maria Monteiro, o jornalista José Adalberto Ribeiro, o presidente da ABAV-PE Marcos Teixeira de Freitas,

O cantor Claudionor Germano (Foto: Fernando Machado)

A médica Sônia Fernandes (Foto: Fernando Machado)

Deixe um comentário

De Volta para o Passado

Há 370 anos, acontecia em Pernambuco, a I Batalha dos Guararapes, entre os luso-brasileiros e holandeses. (Victor Meirelles)

Há 135 anos, nascia no Rio Grande do Sul, o ex presidente Getúlio Vargas, que morreu no dia 24 de agosto de 1954.

Há 125 anos, nascia em Pernambuco, o poeta Hermógenes Viana, que morreu no dia 21 de novembro de 1977.

Há 95 anos, morria atropelada por um carro dirigido por Manoel da Rocha, a atriz Judtih Rodrigues, quando ia para o Itália Hotel. Tinha 53 anos, era viúva e pertencia a Cia Brandão Sobrinho.

Há 85 anos, nascia nos Estados Unidos, a atriz Jane Mansfield, que morreu no dia 28 de junho de 1967.

Há 70 anos, a Avenida 10 de Novembro, virava Avenida Guararapes, em homenagem a Batalha. Por proposta do vereador Ranilson de Sá Barreto.

Há 70 anos, morria em Pernambuco, o ator Luiz Carneiro, que atuou na Cia Barreto Junior.

Há 50 anos, se casavam na Matriz de São José, Conceição Salgado e Admaldo Matos de Assis. A cerimônia foi presidida pelo Monsenhor Edvaldo.

Há 40 anos, morria em Pernambuco, monsenhor Francisco Apolonio Salles, que nasceu no dia 17 de fevereiro de 1902.

Há 25 anos, morria em Pernambuco, o acadêmico José Lourenço de Lima, que nasceu no dia 2 de dezembro de 1910.

Deixe um comentário

Pausa Poética

“Amizade é como flores, não podemos deixar de regá-las, mas também não podemos regá-las muito”. Manuel Bandeira (1886/1968)

Deixe um comentário

Tereza by Bruno e Montez by Olivia

Hoje, às 19h, no Museu do Estado pela Coleção Memória, da Cepe, teremos o lançamento dos livros Tereza Costa Rêgo: Uma Mulher em Três Tempos segundo o jornalista Bruno Albertim e Montez Magno: Poeta, Artista, Camaleão, escrito pela jornalista Olívia Mindêlo. Sobre Tereza Costa Rego me lembro da sua fase de socialite, quando era casada com o Procurador do Trabalho, José Gondim, de quem teve duas filhas Tereza e Laura.

Minha amiga Tereza Costa Rego (Foto: Reprodução)

Figurou vários anos nas listas de elegantes dos cronistas sociais Altamiro Cunha e Alex (Jornal do Commercio). Depois virou ativista para seguir Diogenes Arruda Sampaio, esta página eu deixo para Bruno e agora a artista plástica, residindo num sobrado centenário em Olinda. Só mais tarde, já confortavelmente aboletada em seu sobrado em Olinda, “onde vive até hoje, tem sido Tereza, a artista do vermelho, dos gatos e dos corpos femininos”. A obra tem a apresentação do também artista plástico José Claudio.

Montez Magno ainda jovem (Foto: Reprodução)

De Montez Magno conheço apenas seu excelente trabalho com suas pinceladas abstracionistas e suas poesias. Do alto dos seus 83 anos artista plástico “é um defensor da liberdade de experimentação, sempre avesso a movimentos e grupos, mas nunca indiferente a tudo o que o cerca. Acabou por se tornar um colecionador, um acumulador de objetos, livros, papéis… Tudo o que esse poeta-pintor viu e leu já virou arte ou poesia”. A jornalista Olivia Mindêlo passeia pela sua vida e não se esqueceu da sua juventude boemia e brigão.

Deixe um comentário

Variedades

A festa de aniversário André Ramos na próxima sexta-feira, na sua casa da Gávea, está causando, pois a coordenação é do seu ex Bruno Chateaubriand. Eles foram casados 18 anos. Nem precisa dizer que será uma festa com direito a muito bem querer. Quem sabe o lover será reatado. Quem viver verá.

André e Bruno em tempo de o amor é lindo (Foto: Face)

Leo Dias informa que a Justiça colocou dois veículos do senador Romário para ir a leilão, além de uma moto (BMW F 650 GS). Um dos carros é uma Mercedes ML320 AB54. Foram penhorados para pagar uma dívida que o político tem com o município do Rio. Esses os representantes do povo.

Deixe um comentário