Fernando Machado

Blog

Últimas Notícias

Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa

cine-clebio-viriato-panela

O diretor Clébio Viriato Ribeiro (Foto: Panela)

O longa-metragem cearense A Lenda do Gato Preto compõe a programação do VII Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, que está acontecendo até o próximo dia 11 no Cinema São Jorge de Lisboa, em Portugal. A exibição filme está programado para a próxima terça-feira . Estará presentes o diretor, o quixadanse Clébio Viriato Ribeiro, as atrizes Jane Azeredo e Cássia Roberta, e o maquiador Cristiano Pires.

cinema-aurora-duarte-rodger-rogerio

Aurora Duarte e Rodger Rogerop atuam no filme (Foto: Divulgação)

Em janeiro de 2016, A Lenda do Gato Preto foi premiado com o troféu mundial World Human Rights Awrads e a produção do filme recebeu a distinção em cerimônia especial acontecida na cidade de Jakarta, Indonésia. Além do filme, único filme brasileiro que faz parte da Mostra Social do Festival, o cinema cearense está representado no Festival pelo filme Clarisse, de Petrus Cariri. O cineasta Halder Gomes, famoso pelo seu filme Cine Holliúdy, faz parte do festival, como jurado.

cine-elke-maravilha

Elke Maravilha adora acariciar uma cobra (Foto: Divulgação)

Deixe um comentário

Momento de Reflexão

Amanhã, às 17h, na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, ou como é mais conhecida, Igreja do Salesiano, na Dom Bosco, teremos a ordenação episcopal do Frei Carlos Alberto Breis Pereira, Frei Beto, eleito bispo coadjutor de Juazeiro, na Bahia. A celebração será presidida por Dom Fernando Saburido, dom José Geraldo da Cruz (Juazeiro-BA) e Dom José Haring, (Limoeiro do Norte- CE).

frei-beto

Dom Fernando Saburido e Frei Beto no ensaio geral da ordenação (Foto: Divulgação)

Começa domingo do Dia das Mães a Festa de Nossa Senhora de Fátima, no Santuário dedicado à santa, no antigo Colégio Nóbrega. Até o dia 13, serão realizadas missas diárias com religiosos de várias paróquias do Recife. O bispo, Dom Fernando Saburido, será o celebrante da noite de encerramento, às 18h30. O Santuário de Nossa Senhora de Fátima é o mais antigo do mundo.

Deixe um comentário

Flashes

Hoje, às 20h, no Lobby Bar, do Sheraton Reserva do Paiva, temos Noite de Tango. A executiva Ana Laura Stütz é argentina.

Morreu, anteontem, o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, entre 1993/1997, Humberto Barradas.

Hoje, às 20h, pelo XX Festival Nacional da Seresta, se apresentam  Trepidant’s, Altemar Dutra Jr, Agnaldo Timóteo e Adilson Ramos.

brasil-porto-rico

Mister Brasil Giba Pignatti e Mister Porto Rico Dexter Colón disputam o Mister Global 2016 (Fotos: Tam Studio)

Hoje, à noite, em Chiangmai, na Tailândia, 30 rapazes disputam o titulo de Mister Global 2016. O vencedor receberá a faixa do Mister Global 2015, Son van Nguyen.

Hoje, às 23h, no Santo Bar temos a festa Ixxfrega, leia-se a Liv2nite, com os DJs Lara Beckney, Sasha Candy e Adriano G.

Começa hoje e termina no dia 22, no Tacaruna, a Feira Mundial de Artesanato. Tem trabalhos do Paquistão e do Senegal.

Deixe um comentário

Porta Retratos

pr-augusto-rocha3

O deus de ébano Augusto Rocha by também doou seu cachê para o Love Together (Fotos: Divulgação)

pr-geraldo-cristina-mello-andre-valença-andrea-rego-barros

O prefeito Geraldo Julio e a primeira dama Cristina, ao lado do pintor André Valença no Hospital da Mulher (Foto: Andrea Rego Barros)

CINEPE 2016 02/05/2016. ABERTURA DO CINEPE 2016. Jonas Bloch, ator homenageado do CinePe 2016, Cláudio Assis e Alfredo Bertini. Foto: Mariana Guerra/Divulgação

Jonas Bloch, Cláudio Assis e Alfredo Bertini na abertura do Cine PE (Foto: Daniela Nader)

pr-manuela-lisboa-bia-cauã-chicama-chiwake

Manuela Lisboa, leia-se restaurantes Chicama e Chiwake, ao lado dos filhos Cauã e Bia (Foto: Divulgação)

Deixe um comentário

Anotações do Cotidiano

A diva da imprensa pernambucana, Jô Mazzarolo, está vibrando porque a pesquisa do jogo entre o Santa Cruz 1 e o Sport 0, no Colosso do Arruda, deu a TV Globo 45% de audiência. Uma projeção de mais de um milhão na região metropolitana do Recife e mais de dois milhões no Estado. A torcida tricolor compareceu em massa ao estádio, cuja renda chegou a mais de 33 mil torcedores, e deu um show de coreografia.

jô-mazzarolo-val-santana4

Jô Mazzarolo está rindo à toa com a audiência global (Foto: Val Santana)

A Missão Diplomática dos EUA no Brasil em comemoração ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, frisou que celebramos os princípios democráticos fundamentais da liberdade de imprensa e de expressão e o importante papel que desempenham no fortalecimento das democracias saudáveis, na proteção dos cidadãos e na promoção do desenvolvimento sustentável. Lembramos também aqueles que lutam e lutaram para preservar esses direitos.

Deixe um comentário

Fatos Diversos

Terça-feira, na Cultura Nordestina Letras & Artes, tivemos uma homenagem para a Geração 65, na coordenação Eugênia Menezes e Myriam Brindeiro. Na ocasião tivemos o testemunho do escritor e editor Juareiz Correya, sobre a Edições Pirata e a sua amizade com o escritor Jaci Bezerra, um dos criadores do movimento editorial que invadiu o Recife, na década de 1980.

Será encerrada no próximo domingo a votação para eleger o Melhor Boteco do Recife do concurso Comida di Buteco. Este é o segundo ano do concurso no Estado e o ganhador local concorrerá com os campeões de outras vinte cidades ao título de Melhor Boteco do Brasil. Para votar é só pedir o prato concorrente, preencher a cédula de votação e depositar na urna disponível em todas as casas. A lista dos participantes está disponível no site www.comidadibuteco.com.br

Deixe um comentário

Acontecencias

Hoje, no Cine PE 2016, a partir das 19h30, no Cinema São Luiz, a exibição Gosto de Carne (PE), de Álvaro Severo e Everton Maciel, Maria (PE), de Carol Correia. Redemunho (PB) de Marcélia Cartaxo, Danado de Bom (PE), de Deby Brennand e Vampiro 40 Graus (RJ), de Marcelo Santiago. Os ingressos custam R$ 5,00.

c-danado-de-bom

Uma cena do filme Danado de Bom de Deby Brennand (Foto: Divulgação)

Hoje, às 15h, no Paço do Frevo, no Recife Antigo, teremos a apresentação e workshop do cantor norte-americano de Nashville Tony Memmel e sua banda. A excursão de Tony Memmel é uma das iniciativas de 2016 da Missão Diplomática dos EUA no Brasil, leia-se o consulado geral do Recife, comandado pelo diplomata Richard Reiter.  A entrada é franca.

Deixe um comentário

Notícias do Ceará

O Aeroporto de Jericoacoara, no município de Cruz, já está pronto para receber voos nacionais e internacionais. Com isso, os empresários da área de aviação, turismo, hotelaria e transporte estão aptos a prospectar importantes negócios que irão impactar positivamente a economia da região. As oportunidades já estão começando a aparecer. Está prevista a operação de voos regulares semanais pela empresa Azul a partir de novembro de 2016, assim como de dois voos charters, operados pela empresa de turismo CVC, utilizando o Air Bus A320.

A Vila das Artes, com o patrocínio da Petrobras, apresenta, neste mês de maio, a mostra Retrospectiva 24 Quadros, realizada pelo Cineclube 24 Quadros. Celebrando cinco anos, o 24 Quadros realiza uma retrospectiva com alguns dos títulos mais emblemáticos exibidos durante esse período. As exibições acontecem sempre às sextas-feiras, às 18h30, no auditório da Vila. A entrada é gratuita. Hoje, será exibido o clássico O Último Tango em Paris (1972), de  Bernardo Bertolucci. A mostra traz ainda, no dia 13, O Exorcista (1973), de William Friedkin.

Deixe um comentário

De volta para o passado

©UPPA/Photoshot/PHOTOSHOT/MAXPPP - Checked ; Austria ;  - Sigmund Freud (Czech-born) psychiatrist and psychologist; founder of psychoanalysis  Ref: B196_095071_4541 Date:  Compulsory Credit: UPPA/Photoshot ************************* for FRANCE ONLY *************************

Há 160 anos, nascia na Republica Checa, o médico Sigmund Freud, que morreu no dia 23 de setembro de 1939.

rabindranath-tagore

Há 155 anos, nascia na Índia, o escritor Rabindranath Tagore, que morreu no dia 7 de agosto de 1941.

zeze-macedo

Há 100 anos, nascia no Rio de Janeiro, a atriz Zezé Macedo, que morreu no dia 8 de outubro de 1999.

lindolpho-gaya

Há 95 anos, nascia em São Paulo, o regente Lindolpho Gaya, que morreu no dia 11 de setembro de 1987.

darci-vargas-delminda-aranha-dm03--maio1936

Darcy Vargas e a senhora Delminda Araunha, mulher de Oswaldo Aranha (Foto: Diário da Manhã)

Há 80 anos, Raphael Correia de Oliveira, chefe do Brazilian Information Bureau, oferecia um jantar para a primeiro dama Darcy Vargas, no Rainbow Room, na Rádio City, em Nova Iorque.

Deixe um comentário

Pausa Poética

orson-welles

“É preciso ter dúvidas. Só os estúpidos têm uma confiança absoluta em si mesmos.” Orson Welles (1937/1985)

 

Deixe um comentário

O eterno Chanel Nº 5

c-chanel-coco-chanel

Coco Chanel admirada pela sua grande invenção (Foto: Divulgação)

Há 95 anos, a estilista Coco Chanel (1883/1971) lançava um perfume que é ainda sinônimo de glamour. E quem criou o perfume foi o perfumista russo Ernest Beaux (1881/1961), a pedido de Coco Chanel. Chanel Nº 5 é uma marca de perfume, mais importante e conhecido da Chanel S.A., líder de vendas em todo o mundo. Coco Chanel pretendia criar um perfume de aroma inimitável, em suas palavras “um perfume com cheiro de mulher”, cuja matéria prima é baunilha.

c-chanel-mm-chanel

Marilyn Monroe foi quem colocou o perfume na liderança de vendas (Foto: Divulgação)

c-gisele-bundchen-chanel-5-natal_0_1

Gisele Bundchen não podia ficar longe do Chanel Nº 5 (Foto: Divulgação)

Seu nome se deu por ser o quinto aroma a ser produzido e por ser o número da sorte da estilista que o apresentou aos seus amigos no dia 5 de maio de 1921. Foi o primeiro a incorpoar o aldeído, nota sintética capaz de realçar o aroma dos ingredientes naturais presentes na fórmula. Todavia, foi a diva norte-americana Marilyn Monroe (1926/1962) quem eternizou o seu uso ao declarar que só dormia despida e com duas gotas do perfume. Pronto o Chanel Nº 5 virou líder de vendas no mundo.

c-ernest-beaux-chanel

O criador Ernest Beaux e o vidro do Chanel Nº 5 (Fotos: Divulgação)

c-catherine-deneuve-chanel

A atriz Catherine Deneuve fez propaganda do seu perfume (Fotos: Divulgação)

A Chanel S.A. produziu para as mulheres, depois do Chanel Nº 5, é lembrar que Coco Chanel já tinha falecido, o Coco em 1984, o Allure em 1996, o Madeimoselle em 2001, o Chance em 2003, o Allure Sensuelle em 2006 e Chance Eau Faiche em 2007. A empresa sentindo que os homens também necessitava de aromas da Chanel, lançou Égoiste Lui em 1993 e Allure Sport em 2004. E como sou fã de carteirinha de Marilyn Monroe uso nos grandes momentos o Chanel Nº 5.

c-chanel-brad-pitt

Brad Pitt também entrou na roda do Chanel Nº 5 (Foto: Divulgação)

Deixe um comentário