Fernando Machado

Blog

Últimas Notícias

Até março meus leitores

Nosso blog a partir de hoje, 24, está de férias. Aproveitei que vou passar o Carnaval no Rio de Janeiro, com minha amiga Zezita Barbosa, viúva do grande compositor Capiba, para dar aquela pausa que refresca e revigora. O medo da violência e o atual sistema implantado pela Prefeitura do Recife, desde a administração do predador do Recife, que é a mesmíssima coisa. Carnaval de palco e com estrangeiros não combina com o nosso verdadeiro Carnaval. O festejo de momo carioca está mais para meu estilo. O blog volta no dia 4 de março, contando o que viu no Carnaval da Cidade Maravilhosa.

Deixe um comentário

Parabéns, 7ª Região Militar!

A primeira sede 7ª Região Militar, que depois virou IV Exercito (Foto: Diário da Manhã)

O pátio externo do Quartel General da 7ª Região Militar, na Cidade Universitária, aconteceu ontem, pela manhã, a cerimônia comemorativa dos 102 anos de sua fundação. Criada pelo presidente Wenceslau Braz, no dia 23 de fevereiro de 1915, somente em 1916, começou a funcionar no Recife, na Rua do Príncipe, como 6ª Região Militar. Seu primeiro comandante foi o general de brigada Joaquim Inacio Baptista Cardoso (29.06.1916/06.12.1919).

Momento solene do aniversário da 7ª Região Militar (Foto: Fernando Machado)

Em 1958 foi transformada em 7ª Região Militar. Cuja jurisdição abrange os estados de Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Nos anos oitenta seu Quartel General foi transferido para Cidade Universitária. No dia 9 de outubro de 1991, foi denominada de Região Matias de Albuquerque. O calor intenso e um sol forte não tiraram a beleza da cerimônia, presidida pelo comandante da 7ª RM, general José Luiz Jaborandy.

O general José Luiz Jaborandy e sua Ana Lúcia (Foto: Fernando Machado)

O destaque foi uma revoada de borboletas amarelas que sobrevoando o local, onde bandeiras dos grupamentos e dos estados que abrangem a Região Matias de Albuquerque, hasteadas, fizeram o contraponto com as centenárias palmeiras imperiais que repousavam nos arredores. A cerimônia contou com vários pelotões, cerca de 150 homens, perfilados remetiam o toque de pompa e circunstancia. A formatura começou com a banda do Comando Militar do Nordeste, executando a Canção do Expedicionário.

General Francisco Humberto Montenegro Junior e sua Ana Raquel (Foto: Fernando Machado)

Depois tivemos a apresentação da tropa pelo Coronel Marcelo, chefe do Estado Maior da 7ª Região Militar. Quatro ex-combatentes foram referenciados. Também tivemos a execução da Canção da 7ª Região Militar de autoria do general Paulo Roberto Uchoa. Depois foram entregues ao som Amigos para Sempre, diplomas do Circulo de Amigos da Região Matias de Albuquerque, pelo general Jaborandy para 10 agraciados. O diploma foi instituído em 22 de fevereiro de 1999. A tenente Yane Marques recebeu uma homenagem, pela sua atuação nos esportes defendendo o glorioso Exercito.

General Marcelo Aguiar (Foto: Fernando Machado)

Depois tivemos as palavras do comandante da Região Matias de Albuquerque e o desfile da tropa ao som do Hino a Guararapes, do composto pelo coronel William da Rocha e William Simão da Rocha e da canção Fibra de Heróis, de autoria Teófilo de Barros Filho em continência ao comandante. E encerrando a solenidade militar a Banda Militar do CMNE executou Vassourinhas de Mathias da Rocha e Joana Batista Ramos. Excelente incluir um frevo na cerimnia, afinal de estamos em pleno carnaval. Depois os convidados foram convidados para um coquetel.

A tenente Yane Marques e sua placa (Foto: Fernando Machado)

Deixe um comentário

Prêmio Tacaruna Mulher 2017

A delegada da Polícia Federal Andréa Pinho Albuquerque ganhou o Troféu Atividades Jurídicas (Foto: Renato Filho)

Nove personalidades femininas que se destacaram em variadas atividades receberão o Prêmio Tacaruna Mulher 2017 no dia 6 de março, às 19h, na Praça de Eventos do shopping. Criado para marcar a passagem do Dia Internacional da Mulher (8 de março), o evento chega a 17º edição contemplando as áreas de Ação Social; Comunicação; Educação; Moda; Política, Economia e Negócios; Cultura; Desig, Arquitetura e Decoração; Medicina e Saúde e Atividades Jurídicas.

A professora Fernanda Bérgamo ganhou o Troféu Educação (Foto: Renato Filho)

As premiadas receberão o Troféu Feminilidade, criado pela artista plástica Margot Monteiro. A apresentação do Prêmio será da jornalista Sabrina Rocha e o coquetel será assinado, mais uma vez pela Arcádia. No mesmo local da premiação será montada uma exposição com fotos de Renato Filho e textos biográficos sobre as homenageadas. A mostra poderá ser vista até o dia 14 de março no horário de funcionamento do shopping.

A médica Isabela Coutinho Neiva Coelho ganhou o Troféu Medicina e Saúde (Foto: Renato Filho)

 

Deixe um comentário

Flashes

A diva da implantodontia Sandra Moraes está muito contente e tem razão. Seu filho George passou no vestibular de Engenharia na UPFE.

O Clube das Pás realiza domingo, às 13h, o Carnaval Brega e Chique, com Condinho, Magno Souza e Maninho, da Orquestra Continental e do DJ Mão Branca.

Quero agradecer a todos que mandaram os parabéns por ter recebido a Medalha Imprensa de Hipismo.

O Bloco Segure o Avião da Infraero do Aeroporto de Recife sob a Presidência de Maria Inês, desfilou ontem, às 19h, pelas ruas do Recife Antigo.

Marcelo, Felipe e Gracinha Veloso, da Cantão Recife lançam, hoje, a coleção comemorativa dos 50 anos da marca intitulada Viver Bem.

Rafa Coutinho, a Banda Expresso, Citrus Clube e a Batuketu estarão, amanhã, no camarote Galo Downtown, no Galo da Madrugada.

O novo ministro STF, Alexandre Moraes, tem uma cara de nazista arretada. Sinto um cheiro de maldade nele. Posso está errado, mas…

Deixe um comentário

Porta Retratos

David Ribeiro Coutinho e Maria Beatriz Bastos Gonçalves no Balança a Rolha (Foto: George Gonçalves)

Rodolfo Ramirez, deputado italiano Ricardo Melro e o cônsul italiano Gabor de Zagon (Foto: Fernando Machado)

Mozart Ferré, Roberta Jungmann e Alexsandro Nascimento no Municipal (Foto: Face)

Carmen Rachel Pires Guedes Pereira e Beth Ferreira durante almoço no apartamento de Moacyr Arcoverde em João Pessoa (Foto: Instagram)

Deixe um comentário

Anotações do Cotidiano

O Camarote Skol Carnaval, leia-se Carla Bensoussan, abre hoje à noite no Recife Antigo no Marco Zero, no casarão da Associação Comercial de Pernambuco, pela décima vez. O espaço tem a parceria da TV Jornal. Apenas, amanhã, por conta do Galo o local estará fechado. O projeto é do arquiteto Roberto de Castro e a decoração de Romildo Alves. O bufê é grifado por Conceição Vieira, da Boulevard Recepções.

A promoter Carla Bensoussan rege o melhor camarote do Recife Antigo (Foto: Divulgação)

Este ano o Blocalhau que sai no Recife Antigo, na quarta-feira ingrata, às 17h, com a Orquestra do Maestro Carlos Rodrigues (Homem da Meia Noite), contará com a participação de Getulio Cavalcanti, Nádia Maia, Cinderela, Cristina Amaral, Expedito Baracho, Irah Caldeira, entre outros. Para participar basta comprar uma camiseta por 30 reais. Informação pelo fone 98414.3001.

Deixe um comentário

Fatos Diversos

O DJ Erik Vilar, que é lindo de viver, desembarca no Carnaval da capital pernambucana para participar de mais uma edição da Casa D’ Menezes, projeto assinado pelo produtor Rodrigo Menezes. O agito acontece de amanhã até terça-feira, na boate Downtown, no Recife Antigo.

O DJ Erik Vilar e seu sexy-appeal (Foto: Divulgação)

No final de março, a notável cantora Ângela Maria lança seu CD só com músicas de Roberto Carlos e de Erasmo Carlos. Ela nunca tinha feito isso, todavia no ano passado RC perguntou para AM porque nunca tinha gravado uma musica dele. Ela decidiu na hora fazê-lo.

Deixe um comentário

Noticias de Sergipe

O governador Jackson Barreto, durante cerimônia de promoção de oficiais do Corpo de Bombeiros de Sergipe, terça-feira, autorizou dois benefícios para a corporação. O primeiro diz respeito à redistribuição de efetivo dentro das vagas oferecidas pelos Bombeiros, otimizando a prestação de serviços e atendendo a uma reivindicação antiga dos servidores. Outro benefício é a liberação de obras de reforma para posto próprio do Centro de Ensino para realização de cursos de formação de militares da corporação. Além das autorizações, o governador anunciou a realização, até o final do ano, do concurso para o Corpo de Bombeiros.

Os oficiais do Bombeiros se preparando para receber as promoções (Foto: Governo de Seregipe)

O carnaval tomou conta da Biblioteca Infantil. Crianças, familiares e funcionários participaram do X Concurso de Fantasias, que aconteceu terça-feira, com direito a distribuição de livros para participantes, muitas músicas carnavalescas, confetes e serpentinas para todos os lados. Nesta edição, o concurso foi dividido em duas categorias, sendo uma para crianças menores de quatro anos de idade e outra para crianças maiores de cinco anos. A diretora da Biblioteca Infantil, Cláudia Stocker, comemora o sucesso do concurso.

 

Deixe um comentário

Parabéns

Hoje, 24, Dia de São Sérgio, aniversariam as senhoras Vânia Dias e Vanja Campos, o senador Armando Monteiro Neto, o escritor Jorge José Santana, Padre Caetano Pereira, o executivo Saint’Clair Mendonça, o fotografo Pepe Jordão,

A advogada Maria Luisa Pessoa Leão (Foto: Fernando Machado)

O executivo Genivaldo Pace (Foto: Divulgação)

Deixe um comentário

De Volta para o Passado

Há 124 anos, era fundada a Guarda Municipal do Recife.

Há 100 anos, José Guaberto era eleito presidente do Clube Carnavalesco Vasculhadores.

Vicente Cunha e Adolpho Sampaio (Fotos: Diário da Manhã)

Há 85 anos, o Grupo Gente Nossa encenava no Santa Isabel, a opera Cabocla Bonita com o tenor Vicente Cunha. A direção era do ator Adolpho Sampaio.

Há 85 anos, morria em Pernambuco, cônsul da Bolívia, jornalista e empresário Faneca (João Eustachio Pereira). Ele nasceu em Belém do Pará, em 20 de setembro de 1863.

Há 80 anos, acontecia no Clube Português do Recife, concerto com o pianista Hans Bruch e a violinista Hertha Kahan.

Há 65 anos, nascia em Pernambuco, o executivo Wilson Campos Junior, que morreu no dia 12 de junho de 2007.

Há 55 anos, acontecia no Clube Português, o Baile Municipal. A decoração foi de Abelardo da Hora. Zacharias do Rego Monteiro, Wilma Lima Cavalcanti, Marcilio Campos, Ladjane Bandeira, Alfredo Vieira e Almeida Castro. Escolheram a Fantasia Luxo feminina Ana Maria Ramiro Costa Caldas com a Princesa das mil e uma noites de Marcelo Ramiro Costa Caldas. No Luxo Masculino venceu Evandro de Castro Lima com Pedro II e em Originalidade venceu Aloisio Queiroz com Feiticeiro Inca.

Há 30 anos, morria em Pernambuco, o jornalista Laércio Vasconcelos, que nasceu no dia 14 de novembro de 1944.

Há 20 anos, morria no Rio de Janeiro, a cantora Esther de Abreu, que nasceu no dia 25 de janeiro de 1921.

Há cinco anos, morria no Rio de Janeiro, o cantor Peri Ribeiro, que nasceu no dia 27 de outubro de 1937.

Deixe um comentário

Pausa poética

“Quem tem saudade não está sozinho / tem o carinho da recordação / por isso quando estou mais isolado / estou bem acompanhado com você no coração”. Nelson Ferreira (1902/1976)

Deixe um comentário

A recepção para o deputado Ricardo Merlo

Daniel Tadonne, Ricardo Merlo e o cônsul italiano Garbo de Zagon (Foto: Fernando Machado)

Giovana Centi e Paolo Caccitti (Foto: Fernando Machado)

Daniel Datonne, Ricardo Merlo e ex presidente da MAIE Salvador Scalia (Foto: Fernando Machado)

O presidente do Movimento Associativo Italiani all’Estero, Daniel Tadonne, ofereceu, ontem, à noite,  no Restaurante Il Pastificio, em Boa Viagem,  um coquetel dos mais alinhados em torno deputado e presidente do Movimento Associativo Italiani All’Estero Ricardo Merlo. O parlamentar veio ontem de Roma via o Rio de Janeiro, hoje retorna até Rio, de onde seguirá para a Itália.

Vera Priori e sua mãe, Margarida (Foto: Fernando Machado)

Cristian e Érica Giuriato (Foto: Fernando Machado)

Elodie e Fábio Clerici (Foto: Fernando Machado)

Foi uma recepção petit comitê com a participação da colônia italiana no Recife. Ricardo, que é um gentleman, já esteve no Recife uma vez e está em campanha para sua reeleição. O cardápio de se comer ajoelhado foi assinado pelo chef  Paolo Caccitti. As sobremesas foram grifadas pela sua esposa Giovana Centi. Aliás, o Il Pastificio, é uma verdadeira maravilha. O cardápio é de fazer inveja a Apicius.

Francesca Alunni Guiducci e Dario Terrana (Foto: Fernando Machado)

Giorgio Guerra e Salvador Scalia (Foto: Fernando Machado)

A jornalista Katia McCarthy (Foto: Fernando Machado)

No cardápio tínhamos dadini di tapioca com carne de sol e gele di paperoncino, mini caprese de búfala, bocconcini de salsiccia cinghiale AL vinho bianco e polenta, mini quiche di porri e gamberetti, crostino AL baccalà alle erbe, capelleti crocante de ricotta e pesto calabrese e risoto de funghi porcini e taleggio. Tudo isso regado a limoncello Fragola Spritezer, Bellini, vinho tinto italinao CA-ME ou Umbria Rosso e vinho branco Soave DOC ou La Viola.

 

Deixe um comentário