Fernando Machado

Blog

Últimas Notícias

O arraiá de Misa, foi bom demais!

Apesar do toró que caiu sexta-feira, Misa Lilioso ao lado da irmã, Waldecira Lucena, armou seu arraial para comemorar o São João, na sua casa da Encruzilhada. A fogueira foi armada nos arredores da Praça Dom Miguel Valverde, prontinha para quando São Pedro deixasse ela fosse acessa. Os jardins da casa estavam decorados com balões, bandeirolas, e banners de Santo Antônio, São João e São Pedro, além bonecas de pano. Numa mesa estavam às imagens dos três santos do ciclo junino.

Misa Lilioso e sua sandália muito elogiada (Foto: Fernando Machado)

Enquanto os amigos Fábio Leonardo de Lima, Paulo Melo, Celia Campos, Fátima Souza, Maria José e Silva, Rachel Suassuna e Walmira Carvalho, aguardavam o momento da solenidade à fogueira, comiam canjica, pamonha, bolos (tapioca, pé-de-moleque, macaxeira e milho verde cozido. Do som se ouvia “Capelinha de Melão é de São João / É de Cravo é de Rosa é de Manjericão / São João está dormindo / Não acorda não! / Acordai, acordai, acordai, João!”

Rachel Suassuna, Fábio Leonardo de Lima e Walmira Carvalho (Foto: Fernando Machado)

E então Misa vestida à caráter começou a cantar: “Chove chuva, / chove sem parar, / chove chuva, chove sem parar / Pois eu vou fazer uma prece pra Deus nosso senhor, / Pra chuva parar de molhar o meu divino amor / Que é muito lindo, é mais que o infinito, é puro e belo inocente como a flor/ Por favor chuva ruim, não molhe mais o meu amor assim”. O amor que se referia era sua fogueira. E não que São Pedro ouviu a prece.

Célia Campos, Misa e Fátima Souza (Foto: Fernando Machado)

Então todos sairam do terraço e foram para junto da fogueira que Paulo Melo tinha conseguido acende-la. Misa, Fábio, Maria José e Paulo saudaram os tres santos e depois todos cantaram o refrão: “Viva João Batista, / Viva o precussor, / porque João Batista, /anunciava o Salvador”. Todavia a chuva teimava em não parar todos voltaram para o interiror da residencia para os comes e bebes. Rachel Suassuna trouxe um galeto assado e Célia Campos um bolo de rolo quadrado, que estavam uma delicia.

Maria José e Silva, Paulo Melo e Misa Lilioso (Foto: Fernando Machado)

Enquanto o papo rolava a gente ouvia: “A fogueira ta queimando / Em homenagem a São João / O forró já começou / Vamos gente, rapa-pé nesse salão / Dança Joaquim com Zabé / Luiz com Yaiá / Dança Janjão com Raque / E eu com Sinhá / Traz a cachaça Mane! / Que eu quero ver / Quero ver paia avuar”. Não esquecer ainda “Minha morena, venha pra cá / Pra dançar xote, se deita em meu cangote / E pode cochilar / Vem ca, cintura fina, cintura de pilão / Cintura de menina, vem ca meu coração”

Deixe um comentário

Nos Tempos das Passarelas

Maria Emília Correia Lima, Miss Ceará e eleita Miss Brasil de 1955 (Foto: Manchete)

Há 62 anos, Maria Emilia Correia Lima, Miss Ceará, era eleita no Quintandinha, em Petropolis, Miss Brasil de 1955. A Miss Pernambuco foi Alba Souza Leão Carneiro.

Alba Souza Leão Carneiro, Miss Pernambuco de 1955 (Fotos: O Cruzeiro)

Maria Raquel de Andrade coroando Ana Cristina Ridzi (Foto: O Cruzeiro)

Há 51 anos, Ana Cristina Ridzi, Miss Guanabara, era eleita no Maracanãzinho, Miss Brasil de 1966. A Miss Pernambuco foi Raiolanda Castelo Branco.

Raiolanda Castelo Branco desfilou no Maracanãzinho de caboclinha (Foto: Acervo do blog)

Deixe um comentário

Mister Brasil CNB 2017

Mister Brasil CNB 2017 comemora 10 anos em evento repleto de atrações e novidades, ou seja, com a eleição do homem mais bonito do Brasil. Os candidatos disputarão o título no​ período de 8 a 12 de agosto no Hotel do Bosque Eco Resort em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. O concurso Mister Brasil CNB 2017, que teve a sua primeira edição em 2007 e revelou nomes como Lucas Gil, Jonas Sulzbach, Lucas Malvacini, Rodrigão, dentre tantos outros, comemorará o seu décimo aniversário em grande estilo​.​

Carlos Franco, Mister Brasil CNB 2016 (Fotos: Destac)

A coordenação está apostando que serão mais de 40 candidatos escolhidos vão disputar o titulo no dia 12 de agosto. Um dos diferenciais do concurso é que todos os candidatos são engajados em ações sociais pelo país e apresentam os seus projetos para os jurados. O vencedor torna-se embaixador da luta contra a hanseníase no país. O Mister Brasil CNB 2017 receberá a faixa de Carlos Franco, Mister Brasil CNB 2016, que vai representar o Brasil no Mister World em março de 2018.

Deixe um comentário

Flashes

Ana Paula e Gareth Moore, ele ex cônsul britânico no Recife, promoveram, ontem, festa junina, em Twyford, no Reino Unido.

O executivo Hugo Souza trocou o São João do Recife, pelo de Petrolina, que é tão sertanejo quanto o capital de Pernambuco.

Luciano Lacerda, Janaína Guerra, Felipe e Sophia Reinaux estão entusiasmados o Villa Garden Eventos que visa casamentos.

O cantor Almir Rouche se apresenta, hoje, às 22h, no Pátio de eventos da cidade de Pombos.

Luís Ernesto Lacombe poderá ser a nova conquista da Rede TV! O apresentador esportivo deverá ganhar uma atração na nova casa.

Em temporada pelo Recife, o jovem Sann Bruno Mendes que reside na Alemanha. Não podia ficar longe dos festejos juninos.

Deixe um comentário

Porta Retratos

Os gêmeos norte-americanos Kyle e Lane Carlson beleza dose dupla (Foto: Divulgação)

Cassie Lewis, Miss Idaho, desfila no concurso de Miss USA 2017 (Foto: Concurso)

A delegada Maria do Socorro Veloso, Fernanda Porto Farias e  Rodrigo Leal (Foto: Fernando Machado)

Helio Silvestre, Marcelo Marroquim e Abrão Figueiredo no vernissage do Moma Galeria de Arte (Foto: Silvano Silva)

Deixe um comentário

Anotações do Cotidiano

Autor de sucessos como Confidência, Jorge de Altinho conta, em entrevista a Cláudia Santos, da Revista Algomais, como passou de fã da Jovem Guarda para artista de música regional. Também fala sobre o forró estilizado e a estratégia que construiu para sua música tocar nas rádios FMs.

O cantor Jorge de Altinho (Foto: Revista Algomais)

Os Microempreendedores Individuais que têm boletos mensais em aberto até maio de 2016 poderão parcelar seus débitos em até 120 meses a partir do dia 3 de julho. O prazo para aderir ao programa de renegociação das dívidas é de 90 dias. É o que destaca a Junta Comercial de Pernambuco.

 

Deixe um comentário

Fatos Diversos

Rosane Schereschewsky, da Junior Achievement, Mariana Suassuna da adminsitração de Fernando de Noronha e Evandro Ferrer, do Grupo Ancar lançaram o programa Miniempresa na Ilha. O projeto vai ajudar jovens da EREM Arquipélago a aprenderem sobre empreendedorismo na prática. Mais: www.jape.org.br.

Mariana Suassuna, Rosane Schereschewsky e Evandro Ferrer em Fernando de Noronha (Foto: Divulgação)

A Amupe realiza entre os dias 25 e 27 de julho, o IV Congresso Pernambucano de Municípios, no Centro de Convenções. O congresso tem como tema A Cidade que precisamos e terá uma programação que envolve diversas atividades, e muitos painéis com assuntos sobre demandas políticas do país.

Deixe um comentário

Parabéns

Hoje, 25, Dia de Nossa Senhora Rainha da Paz, o Menino Jesus de Praga e do Imigrante, aniversariam as senhoras Elma Figueiredo, Leonora Lacerda e Madalena Rodrigues, o jornalista Thiago Falcão, o advogado Antônio Campos, desembargador José Fernandes de Lemos, os executivos Jairo Kelner e William Benicio,

O jornalista Ângelo Castelo Branco (Foto: Divulgação)

Deixe um comentário

De Volta para o Passado

Há 165 anos, nascia na Espanha, o designer Antoni Gaudi, que morreu no dia 10 de junho de 1926.

Há 95 anos, morria em Pernambuco, o comerciante Narciso de Azevedo Maia.

Há 90 anos, nascia em Pernambuco, o acadêmico Antônio Correia de Oliveira, que morreu no dia 15 de abril de 2015.

Os tenores Carlos Bastos e Vicente Cunha (Foto: Diário da Manhã)

Há 80 anos, era encenada no Teatro de Santa Isabel, Casta Suzana com os tenores Vicente Cunha e Carlos Bastos.

Há 70 anos, acontecia o I Circuito de Boa Viagem de Carro. O Vencedor foi Pietro Carneiro. Em 2º lugar ficou Eduardo Costa. Os demais desistiram da prova.

Há 60 anos, chegava ao Recife, o presidente Juscelino Kubitschek.

Há 55 anos, morria em Minas Gerais, o artista plástico Alberto da Veiga Guinard, que nasceu no dia 25 de fevereiro de 1896.

Há 55 anos, nascia no Rio de Janeiro, Claudio Besseman Viana (Bussunda), que morreu no dia 17 de junho de 2006.

Há 20 anos, morria na França, o oceanográfico Jacques Cousteau, que nasceu no dia 11 de junho de 1910.

Deixe um comentário

Pausa Poética

“Consciência é que nem guarda-noturno, se não apita na cabeça da gente não presta”. Carlos Castelo Branco (1920/1993)

Deixe um comentário

Miss Brasil de 1972

Hoje, faz 45 anos, que acontecia no Maracanãzinho, o concurso de Miss Brasil de 1972. Participaram do festival da beleza 26 candidatas. A vencedora foi Rejane Vieira Costa, Miss Rio Grande Sul, que foi coroada pela Miss Brasil de 1971, Eliane Parreira Guimarães. Em 2º lugar ficou Ângela Maria Favi (SP) que representou o Brasil no Miss Mundo, e em 3º Jane Vieira Macambira (GB), que representou o Brasil no Miss Internacional, também foi eleita Miss Simpatia. O show foi com Elza Soares, Beth Carvalho, Osmar Milito e o Quarteto Forma.

As candidatas desfilando na passarela (Foto: O Cruzeiro)

A comissão julgadora do Miss Brasil de 1972 (Foto: Manchete)

Rejane Vieira Costa nasceu no dia 15 de novembro de 1954 e faleceu no dia 26 de dezembro de 2013. Era vendedora de uma loja de sapatos quando foi convidada para ser Miss Pelotas. Ficou em segundo lugar no Miss Universo. Foi atriz da TV Globo nas novelas Ti, Ti, Ti, Felicidade, A Viagem, e Era Uma vez e cinema, quando atuou ao lado de Grande Otelo, no filme O Negrinho do Pastoreio. Casou com Rubens Goulart e Italo Granato. Deixou dois filhos Rodrigo e Julia.

Dois momentos da coroação: Eliane passando a faixa e a coroa para Rejane (Fotos: Manchete)

O júri foi presidido pelo Secretario de Turismo do GB, Rui Pereira da Silva e integrado pelos costureiros Marcilio Campos e Flávio Delgado, da modista Nicole de La Riviere, dos jornalistas Jorge Audi e Justino Martins, da Miss Brasil de 1958 Adalgisa Colombo, das senhoras Maria Cecília Mendonça Mello e Maria Helena Brito, Felinto Rodrigues Netto, José Eduardo de Mello, Jorge Ferreira, deputado gaucho Victor Facioni, e o ator Jece Valadão.

Rejane de traje típico e com as misses Ângela Favi e Jane Macambira (Fotos: Manchete)

Depois dos desfiles de traje típicos, vestidos e maiôs Catalina, o júri escolheu o Top 8: Maria Bayma Souza Keth (CE), Maria Gariglio (ES), Jane Vieira Macambira (GB), Hilma Nascimento (MG), Maria Madalena Jácome (PE), Rejane Vieira Costa (RS), Marlene Machado (SC) e Ângela Maria Favi (SP).  Em 5º lugar ficou Maria Garigilio, em 4º Maria Madalena Jácome, em 3º Jane Vieira Macambira, em 2º Ângela Maria Favi e em 1º Jane Vieira Costa.

Jane Macambira, Hilma Nascimento e Madalena Jácome (Fotos: Manchete)

Ana Maria do Rosário Lerner (Alagoas), Kátia Mara Houat (Amapá), Maria Suely Souza (Amazonas), Maria Adélia Junqueira (Bahia), Maria Bayma Souza (Ceará), Maria Célia Coelho Pereira (Distrito Federal), Maria Imaculada Gariglio (Espírito Santo), Maria Tereza Azevedo (Goiás), Jane Vieira Macambira (Guanabara), Fátima Elaine da Silva (Maranhão), Ivone de Barros (Mato Grosso), Hilma Nascimento (Minas Gerais).

Maria da Glória Carvalho, Miss Internacional de 1968; Rejane Vieira Costa e Lucia Tavares Petterle Miss Mundo de 1971 (Foto: Manchete)

Ainda Erinete Menezes Costa (Pará), Bernardete Fernandes Martins (Paraíba), Maria Dolores Peres Bordin (Paraná), Maria Madalena Jácome (Pernambuco), Carlota Maria de Carvalho (Piaui), Marli Pereira Carneiro (Rio de Janeiro), Tázia Bezerra de Sá (Rio Grande do Norte), Rejane Vieira Costa (Rio Grande do Sul), Kátia Fernanda Oliveira (Rondonia), Dacilda Socorro Amora (Roraima), Marlene Machado (Santa Catarina), Ângela Maria Favi (São Paulo), Jocenyr Monteiro Santos (Sergipe).

 

Deixe um comentário

Esquinas do Mundo

Quarta-feira tivemos o lançamento do musical Suassuna – O Auto do Reino do Sol, somente para convidados, no Teatro Riachuelo, no Rio de Janeiro. O espetáculo homenageia Ariano Suassuna, pelos seus 90 anos. A produção é de Andréa Alves. A encenação é de Luis Carlos Vasconcellos, as músicas inéditas são do paraibano, como Ariano, Chico César. Barca dos Corações Partidos, foi quem montou o musical.

Luiz Carlos Vasconcellos e Andréa Alves do Auto do Reino do Sol (Foto: Cristina Granato)

O elenco do musical, leia-se Barca dos Corações Partidos (Foto: Cristina Granato)

Esse namoro entre a atriz Bruna Marquezine e o jogador Neymar está parecendo romance gay. Pela terceira vez “está tudo acabado entre nós”. O casal chegou a trocar alianças recentemente, mas decidiu terminar o caso. Dizem que não foi traição, frescuras de celebridades. Esse lenga lenga começou em outubro de 2012, mas só assumiram a relação publicamente em fevereiro de 2013, durante o Carnaval carioca.segundo Leo Dias.

Deixe um comentário