Fernando Machado

Uma Visão de Vizcaya

m-museu-vizcaia
A imponente entrada do Vizcaya Museum & Garden (Fotos: Divulgação)

Muitos turistas vão até Miami com um só pensamento. Comprar ou então cair na gandaia nas noitadas de Coconut Grove. Acontece como todas as cidades Miami têm arte e pontos turísticos maravilhosos. Ao lado de Janielse e Claudio Motta fui conhecer o Vizcaya Museum & Gardens. Antes era a casa de inverno do industrial James Deering (1859/1925), fundador de Miami.

m-james-deering
O industrial James Deering

O complexo, construído entre 1914 e 1916, foi inspirado numa vila típica italiana, mas recebeu recheio inglês e espanhol. Tudo isso foi resultado dos arquitetos F. Burral Hoffman (1882/1980), que projetou os prédios; Diego Suarez (1888/1974), planejou os jardins e Paul Chalfin (1873 / 1959) o artista que supervisionou cada fase do projeto.

m-breakfast-room
Tha breakfast room

Quase todas as peças foram importadas da Europa. A mobília tem 400 anos e pertenceu a mesma família. O local tem uma decoração inspirada na arte barroca no estilo de Luis XV, que dá muito certo. O Vizcaya Museu & Jardins é formado pela casa principal, encravada num terreno de 10 hectares de jardins e mata nativa. A mansão à moda europeia sofreu adaptação subtropical do sul da Flórida.

m-sala-de-cha
A sala de chá

Na época a população de Miami era de cerca de 10 mil pessoas e na sua construção James arregimentou mil empregados para conclução do projeto. Parte do mobiliário, luminárias e portas foram adquiridas por James Deering durante suas viagens pela Europa. O acervo é de a gente ficar babando, pois é originário da Europa dos séculos XVI a XIV.

m-sala-de-jantar
A sala de jantar

Graças a Deus James Deering não viu o furacaão que devastou Miami em 1926 incluindo sua casa, porque ele morreu um ano antes. A partir de 1952, a residência foi restaurada e virou um museu. E tinha que virar mesmo, pois lá tudo cheira a arte. Ela fica debruçada numa vista deslumbrante de Biscayne Bay.

m-sala-de-musica
A Sala de Música

Vale a pena perder alguns momentos de compras para visitá-lo. Pois até o Papa João Paulo II esteve por lá. A sociedade local aluga o espaço externo para festas. Os ingressos custam 15 dólares, crianças até 12 anos pagam 6 dólares e os que tem 62 anos para cima, desembolsam 10 dólares. O Vizcaya Museum & Gardens fica na 3251 South Miami Avenue, Miami.

m-sala-de-visita
A Sala de visita

Gostou ?
Compartilhe !