Fernando Machado

Pernambuco & Escola de Sargentos

Ontem, pela manhã, o Comando Militar do Nordeste realizou o I Café com a Imprensa em 2023, cujo cardápio foi apresentar os principais aspectos do Subprograma Escola de Sargentos do Exército. O mestre de Cerimônia foi o major Raimundo Cerqueira, que convidou o general Geraldo Gomes de Mattos para abrir os trabalhos. Na seqüência falaram o general Nilton José Batista Moreno e o Coronel Helder de Barros Guimarães.

Helder de Barros Guimarães, Jô Mazzarolo, Geraldo Gomes de Mattos e Nilton José Batista Moreno (Foto: Fernando Machado)

O objetivo do encontro foi apresentar os principais aspectos do Subprograma Escola de Sargentos do Exército, como estrutura física, apoio à Família Militar, legado ambiental e sustentabilidade, além de promover a aproximação institucional entre os órgãos da imprensa e o Exército Brasileiro. Inicialmente, formação dos sargentos de carreira do Exército ocorria na própria Organização Militar onde o jovem incorporava às fileiras do Exército como soldado e, por mérito próprio, galgava as graduações de cabo e sargento.

José Luís Jaborandy, Luiz Duarte, Antônio Carlos de Souza e Alexandre Moura (Foto: Fernando Machado)

A partir de 2019, o curso passou a ter dois anos de duração e, além de formar, passou a graduar os alunos no nível superior tecnológico. Após aprovação em concurso publico, os alunos cursam o primeiro ano (formação básica) em 13 diferentes Unidades Escolares Tecnológicas do Exercito, distribuídas pelo território nacional, de Fortaleza, no Ceará ao Alegrete, no Rio Grande do Sul. A nova Escola de Sargentos do Exercito, que deverá instalada na Região Metropolitana do Recife.

Monica Carvalho, Angélica Tasso, Jamildo Melo, Pedro Paulo, Paula Losada, Roberta Aureliano e Jô Mazzarolo (Foto: Fenando Machado)

Ela possibilitará a formação centralizada em um único estabelecimento de ensino. A iniciativa prevê investimentos de mais de 1,7 bilhões de reais. Por lá anotamos, entre outros, os generais José Luís Jaborandy, Luiz Duarte e Antônio Carlos de Souza, o tenente coronel Alexandre Moura. Da imprensa estavam Jô Mazzarolo, Roberta Aureliano, Angélica Tasso, Mônica Carvalho, Paula Losada, Laurindo Ferreira, Jamildo Melo e Pedro Paulo.

Gostou ?
Compartilhe !