Fernando Machado

Uma Missa de 100 anos

A Missa de abertura das festas jubilares em comemoração ao centenário da Arquidiocese de Olinda e Recife realizada, ontem, à noite, na Sé de Olinda, foi presidida pelo arcebispo dom Antônio Fernando Saburido. A propósito tomei um susto ao entrar na Catedral. O restauro acabou a sua beleza e a sua majestade. Dos antigos altares não restaram nada. Graças a Deus não conseguiram tirar a linda vista do Recife.

c-eveline-renildo-calheiros-fernando
Eveline e Renildo Calheiros com Dom Fernando Saburido (Fotos: Fernando Machado)

Uma pena que não se respeite a memória e a história de uma Catedral datada de 1553. No altar mor está um crucifixo do século XVII. As escalas ficaram perdidas naquele vazio e ainda dizem o IPHAN é para conservar os prédios antigos. Mas vamos deixar para lá esse crime e escrever sobre a bonita cerimônia. A procissão de entrada estava composta por cerca de 50 religiosos (padres, diáconos e seminaristas).

c-terezinha-nunes-fernando
A deputada Terezinha Nunes e Dom Fernando Saburido

O comentarista foi o seminarista Charles de Araújo. As leituras foram feitas pelos seminaristas Marcelo Júnior e Nilton Francisco. O salmo foi cantado pelo seminarista Fabiano Monteiro e a proclamação do Evangelho pelo diácono Antão Marcelo, da Paróquia de São Sebastião, do Cordeiro. O ministério musical, composto de cinco seminaristas, foi regido pelo seminarista Everton Murilo.

c-alberico-fernando-tito
Monsenhor Albérico de Almeida, Dom Fernando Saburido e Frei Tito de Medeiros

A homilia de Dom Fernando Saburido, que usava uma casula roxa remetendo ao Advento e o báculo do Jubileu, foi muito bonita. Falou sobre o sentido do Advento, lembrou que atualmente os cristãos estão distante da experiência do Reino. O Papai Noel roubou a cena do sentido natalino. Traçou um perfil de todos os seus antecessores, cujo primeiro foi Dom Luiz Raimundo da Silva Brito (1901 a 1915).

c-monsenhor-lino
O Monsenhor Lino Rodrigues do Duarte que compôs o hino do centenário

Por sinal foi Dom Luiz Raimundo Brito o primeiro arcebispo a residir no Palácio da Soledade, ou como é mais conhecido, Palácio dos Manguinhos e na seqüência mais seis, pois Dom Helder o usava apenas para despacho assim como o atual, Dom Fernando Saburido. Foi o Papa Bento XV que criou a Arquidiocese de Olinda e Recife e agora no centenário da Arquidiocese o Papa é Bento XVI.

c-rogerio-jose-da-silva-paulo-fernando-monteiro-fabiano-monteiro1
Os seminaristas Rogério José da Silva, Paulo Fernando Dias e Fabiano Monteiro

Um detalhe o cálice litúrgico é do século XVIII, o crucifixo da procissão é no estilo Arquiepiscopal, por sinal belíssimo. No final da cerimônia Monsenhor Lino interpretou o Hino do Centenário, composto por ele. Uma pena que a Catedral não estivesse lotada, mas entre os fiéis anotamos o prefeito de Olinda Renildo Calheiros e a primeira da Eveline, a deputada Terezinha Nunes, a secretária Márcia da Fonte Souto, Frei Tito de Medeiros.

Gostou ?
Compartilhe !