Atenção missologos ou adeptos da gastronomia, hoje vamos dar uma receita de uma torta que homenageia uma das Misses Brasil mais famosa de todos os tempos. Estamos nos referindo a Martha Rocha, Miss Brasil de 1954.E quem criou a Torta Marta Rocha foi Dona Dair da Costa Terzado, de Curitiba, no Paraná, para sua confeitaria Nossa Família. Massa do bolo: 7 ovos (gemas e claras separadas), 1 xícara (chá) de açúcar (180g), 1 xícara (chá) de farinha de trigo (150g), 3 colheres (sopa) de chocolate em pó. Creme de gemas: 6 gemas, 2 colheres (sopa) de maisena, 1 xícara (chá) de água, ½ xícara (chá) de leite e 1 colher (sopa) de manteiga. Suspiro: 2 xícaras (chá) de açúcar e 3 claras. Crocante de Nozes: 1 xícara (chá) de nozes picadas e 1 xícara (chá) de açúcar. Para passar: 1/3 xícara (chá) de geleia de damasco ou ameixa. Para decorar: Fios de ovos (compra-se pronto). Creme chantilly: ½ litro de creme de leite fresco e 4 colheres (sopa) de açúcar.
Martha Rocha a miss Brasil mais famosas de todos os tempos (Foto: O Cruzeiro)
Modo de preparo da Massa do bolo: Bata as claras em neve até obter picos firmes. Acrescente as gemas, uma a uma, depois o açúcar batendo por uns 5 minutos. Peneire a farinha de trigo sobre a massa e mexa delicadamente. Divida a massa em 2 partes. Numa parte acrescente o chocolate e misture. Coloque as massas em formas de 25 cm de diâmetro, untadas e forradas com papel manteiga também untado. Asse em forno pre-aquecido (200°) por uns 30 minutos. Deixe descansar por 10 minutos, desinforme e deixe esfriar. Creme de gemas: Misture s gemas com o açúcar e a maisena. Leve o leite e a água ao fogo numa panela para aquecer. Quando começar a ferver, junte um pouco à mistura de gemas, misture rapidamente e leve tudo junto à panela com leite, mexendo sempre até engrossar. Retire do fogo, junte a manteiga e reserve.
Essa torta também será uma das mais pedidas dos missologos (Foto: Divulgação)
Suspiro: Bata as claras em neve e acrescente aos poucos o açúcar, batendo por uns 10 minutos, até formar um suspiro bem firme. Sobre o fundo de uma forma (também de 25 cm de diâmetro) forrada com papel manteiga e untada, espalhe o suspiro com o auxílio de uma espátula ou saco de confeitar. Asse em forno (100°) por 1 hora com a porta entreaberta. Creme chantilly: Leve o creme de leite bem gelado com o açúcar à batedeira, em velocidade baixa e depois aumente até engrossar, desligando imediatamente (cuidado para não passar do ponto). Crocante de nozes: Leve o açúcar ao fogo, mexendo até obter um caramelo. Junte as nozes picadas, misture e retire do fogo. Despeje sobre uma superfície untada com manteiga, espalhe e deixe esfriar. Depois de frio, triture em pedacinhos. Montagem do bolo em camadas: 1ª Bolo de chocolate, 2ª Creme de gemas, 3ª Crocante de nozes, 4ª Suspiro, 5ª Metade do creme chantilly, 6ª Bolo branco, 7ª Geléia de damasco ou ameixa. Cubra finalmente a torta com o restante do creme chantilly, coloque por cima os fios de ovos e decore com cerejas ou damascos.