Fernando Machado

Réquiem para Carmen Towar!

Carmen Towar, Lúcio Mauro e Aldemar Paiva (Foto: Acervo de CT)

O Trio Itapoan Adeilda Fonseca, Carmen Towar e Adaura Barreto, em 1963 (Foto: Acervo de CT)

A coluna chora. Encerrou-se, terça-feira, uma das mais interessantes páginas da história do rádio e televisão de Pernambuco, com a morte da diva Carmen Towar, um mito que ajudou escrever os momentos mais curiosos, encantadores e corajosos de nossa vida radiofonica da terra do frevo e do maracatu. Nascida Terezinha de Jesus Barbosa de Azevedo era uma figura humana solidária. Como profissional era completa. Foi cantora, radio atriz, tele atriz e apresentadora de televisão.

No programa Beco Sem Saída, em 1962, José Santa Cruz e Carmen Towar (Foto: Acervo de CT)

Carmen Towar, Roberto Barradas e Mozart no restaurante Varanda do Sport (Foto: Acervo de CT)

Carmen Towar trabalhou sua vida inteira nos Diários Associdos,  TV Rádio Clube, e Rádio Clube de Pernambuco. Foi a melhor apresentadora da nossa televisão. Dava gosto vê-la e ouvi-la no vídeo descrevendo os desfiles de fantasias do Bal Masqué e do Baile Municipal do Recife. Os concursos de Miss de Pernambuco sem ela não tinha graça e glamour. Era uma enciclopédia do rádio e da televisão. Quando surgia uma dúvida batia um fio para ela e estava resolvido. Sabia tudo também de moda, pois trabalhou na A Primavera, no Bompreço e na Ele e Ela Modas. Carmen não tinha vergonha de ser Carmen. Não negava idade, aliás, se orgulhava dos seus 84 anos.

Emanuel Rezende, Carmen Towar e Geraldo Silva, no Programa Tarde Sertaneja (Foto: Acervo de CT)

Carmen Towar e Albuquerque Pereira no Miss Pernambuco de 1976 (Foto: Acervo de CT)

Coordenou o Concurso de Miss Objetiva de Pernambuco. A diva Carmen Towar foi vestida por todos os figurinistas que reinava na sociedade pernambucana. Para o figurinista Paulo Carvalho: “Que perda. Era uma pessoa solidária e amiga. Não posso esquecer quanto ela me ajudou no inicio da minha carreira.” Do missologo e jornalista Muciolo Ferreira: “Carmen Towar, um ícone da época de ouro como apresentadora dos concursos de miss. Foi o nosso Bob Barker de batom e saias, partiu hoje para a eternidade. Saudades dela….”

Carmen Towar, Misses e Paulo Max, em 1978 (Foto: Acervo de CT)

Carmen Towar, Ângela Agra e Zilene Sá Torres em 1978 (Foto: Acervo de CT)

Gostou ?
Compartilhe !