A focalizada deste domingo é a jornalista Martha Mendes que é formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e com pós-graduação em Marketing pela PUC-Rio. Martha, depois de mais de 20 anos longe de suas raízes, retornou no início deste ano para sua cidade natal, Recife, acompanhando o marido, o Capitão-de-Mar-e-Guerra Ricardo Padilha, que assumiu a Capitania dos Portos de Pernambuco.
A jornalista Martha Mendes (Foto: Fernando Machado)
Martha Mendes é consultora em comunicação corporativa da Capta Comunicação e Promoções, já atuou, entre outras, na gerencia de comunicação da Feira das Américas (ABAV) e como editora de conteúdo do portal Sebrae. Ela acabou de retornar do Rio onde lançou seu projeto www.carioquinha.com.br de incentivo ao turismo local.
Um (a) jornalista que a história guardou – No Brasil, Assis Chateaubriand foi um marco. Na imprensa internacional, Bob Woodward e Carl Bernstein, ainda vivos, que já entraram para história ao publicarem o caso Watergate.
Um (a) jornalista que a história vai guardar – Internacional, Mary Calvin, morta recentemente durante a cobertura do conflito na Síria. E no Brasil Heraldo Pereira também escreveu história ao ser o primeiro negro na bancada do JN, na Globo.
Qual a maior invenção do homem – A roda! Sem a roda não teríamos ido tão longe
Qual a pior invenção do homem – A moeda! O dinheiro está sempre por trás de todas as mazelas da humanidade. Mas é difícil, hoje, imaginar o mundo sem um sistema financeiro.
Um livro de cabeceira – Não tenho. Estou sempre mudando e procurando boas leituras. Mas para citar um que marcou minha entrada no universo livresco eu citaria o Diário de Anne Frank, que li ainda menina.
Um escritor – Ariano Suassuna
Um (a) poeta – Vinícius de Moraes
Restaurante preferido – Não tenho. Adoro experimentar coisas novas. O da vez é Thaal Cuisine, um restaurante tailandês em Casa Forte que fui outro dia.
O que não pode faltar na sua geladeira – Queijo
Comida preferida – Risoto
Comida que detesta – Miúdos
Um filme inesquecível – A Última Tentação de Cristo, dirigido por Martin Scorsese
Um ator – Wagner Moura
Uma atriz – Fernanda Montenegro
Um compositor – Cartola
Uma música inesquecível – Preciso me encontrar, de Cartola
Um cantor – Renato Russo
Uma cantora – Marisa Monte
Um destino do Recife que recomendaria ao turista – Oficina Brennand
A palavra mais bonita no jornalismo – Ética
E a mais feia – Jabá
Com quem gostaria de se esbarrar pelas ruas do Recife – Alceu Valença