Fernando Machado

Os Príncipes Ingleses no Recife

Há 90 anos, atracava às 7h12, no Armazém 2, do Porto do Recife o vapor Arlanza, trazendo a bordo o Príncipe de Gales (Eduardo) e seu irmão o Príncipe Jorge. Eles foram recebidos pelo interventor Carlos de Lima Cavalcanti e pelo cônsul britânico no Recife, W. R. Mackness. Às 8h35 eles saíram de manga de camisas, sem serem reconhecidos e rumaram até a Praia de Boa Viagem, para tomar banho de mar. Os príncipes vinham de Buenos Aires, na Argentina, e daqui seguiram para Inglaterra. Uma multidão foi vê-los.

A primeira página do Diário da Manhã do dia 16 de abril de 1931 e o cônsul W. R. Mackness (Reprodução do Diário da Manhã)

Com o diplomata W. R. Mackness fez um passeio a bordo de uma limusine do senhor Percivel George Archibal, gerente da White Martins, por Boa Viagem onde tomaram chá na residência do gerente do British Bank, Alfred Mortimer, os príncipes confessaram que foi o melhor chá que tomaram no Brasil. Na sequencia trocaram de roupas e foram nadar. Passearam de jangada e posaram para fotos ao lado dos banhistas. O futuro rei britânico conversou em português com os populares segundo Jack Álvaro Silva.

Os príncipes Jorge e Eduardo e futuro Rei da Inglaterra (Foto: Diário da Manhã)

Príncipe de GalesEduardo III, (1894/1972) foi Rei da Inglaterra entre 20 de janeiro e 11 de dezembro de 1936, abdicando o trono para casar com a plebeia norte-americana, Wallis Simpson e virando Duque de Windsor. Seu irmão, Jorge, foi quem o sucedeu no trono inglês, com o titulo de Jorge VI, reinando entre 1936 e 1952. A Rainha Elizabeth II que era sua filha assumiu o trono e permanece até hoje. Na sua comitiva estavam Rt Hon Viscon Ednam, major J.R. Aird, major Humphrey Butller; lord Congleton, capitão tenente Aon Arthur HowardF. Garret, Sir R. Burton ChawidaH. Lloyd Thomas e o capitão Rai Keith. Às 10h12, o Arlanza deixava o porto do Recife com destino a Londres.

Os autógrafos dos príncipes Eduardo e Jorge (Foto: Diário da Manhã)

Gostou ?
Compartilhe !