Fernando Machado

O lindo casamento de Isabella e João Raphael

Uma cerimônia cheia de símbolos, muita musica e recheada de tradição. Estou me referindo ao Chupá de Isabella Pinheiro Litvin, filha de Ana Carla Litvin e Ivo Litvin e João Raphel Sá, filho de Maria de Fátima Sá e João Barbosa de Sá (In Memorian), que aconteceu sábado na Arcádia de Apipucos. O casamento é inspirado no primeiro mandamento descrito na Torá, a Bíblia judaica. Deus abençoou primeiro o homem e lhes disse: “Frutificai e multiplicai…” (Gênesis 1:28).

Fatima Sá, João Raphael, Isabella, Carla e Ivo Litvin (Foto: Divulgação)

Na entrada todos os homens receberam a Kipá, uma tradição judaica onde os homens cobrem a cabeça com um solidéu, ou seja, para lembrá-lo que existe um Deus acima dele, e que o acompanha em todos os lugares. Foi criada uma replica de Sinagoga, cuja decoração era de se tirar o chapéu, grifada por Fabiano Reis e Silvio Medeiros. O fundo musical foi com Lucio Azevedo e sua banda. O noivo, muito elegante by New Garment, ingressou pela nave central ao lado de sua mãe, irrepreensível by Lucy Botelho, tendo como fundo musical Can’t help falling in Love.

João Raphael Sá e Isabella Pinheiro Litvin (Foto: Fernando Machado)

Para entrada do Chazan David Léo Eisencraft, que veio de São Paulo, especialmente para a cerimônia, o fundo musical foi com Boi beShalom David. Não esquecer que foi o próprio rabino o interprete da música. E na Chupá, uma espécie de pálio nupcial, é aberta por todos os lados, assim como era a tenda de Abraão e Sara, para acolher a família e os amigos com incondicional hospitalidade, onde aconteceu o casamento, caia do teto uma chuva de tulipas brancas.

João Raphael e sua mãe Fátima Sá (Foto: Fernando Machado)

João Raphael aguardou a noiva, na Chupá, lembrando quando Deus esperou o povo de Israel no Monte Sinai para o grande casamento. A noiva, deslumbrante, lembrava uma princesa, num modelo criado por Lucia Spessatto, chegou pela nave central, ao lado dos pais, ao som de Boi beShalom (Com Te Partiro). Ao se aproximar o Chazan David Léo Eisencraft, soltou a voz e cantou Boi Be’Shalom, cuja letra belíssima diz, mais ou menos, assim: “Venha em paz, coroa do seu marido, também com prazer e alegria, vem para o meio do seu povo. Vem ó noiva! Vem ó noiva! Vem para o meio do seu povo. Vem ó noiva, rainha do Shabat“.

Isabella, Carla e Ivo Litvin quando entrevam na nave central (Foto: Divulgação)

Antes da cerimônia, João Raphael cobriu o rosto de Isabella com um véu. A origem desse ritual remonta à história Jacó, que esperava casar-se com Raquel, mas a quem foi dada como noiva foi a sua irmã, Léa. Para ter certeza de que é a noiva certa que está debaixo do véu, é o noivo que o coloca. Depois tivemos a benção do vinho que é o símbolo da alegria. E não é qualquer um vinho não, é um especial chamado Kosher. Os noivos saíram da cerimônia ao som de Feel so close. Tudo lindo demais. Não esquecer que o cerimonial foi de Luciana Brito. Amanhã escreveremos sobre a maravilhosa recepção.

Gostou ?
Compartilhe !