Os comandantes Marcos Valle de Moura, Afranio de Paiva Moreira Junior e Fernando Pereira Almeida (Foto: Fernando Machado)
Numa manhã quente e com o céu de brigadeiro aconteceu a cerimônia de passagem de comando da Escola de Aprendizes de Marinheiros, no campo de futebol da EAM-PE. Na cerimônia presidida pelo vice-almirante Afrânio de Paiva Moreira Junior, comandandt do III Distrito Naval, o Capitão-de-Fragata Fernando Pereira Almeida passou as funções para o também Capitão-de-Fragata Marcos Valle de Moura. O mestre de cerimônias foi o Capelão Alessandro.
A banda de Música da EAM-PE (Foto: Fernando Machado)
A tropa formada por cerca de 300 marinheiros ingressou no estádio ao som do Cisne Branco, um dos hinos mais bonitos que conheço, executado pela Banda de Música da EAM-PE, cujo regente é o primeiro sargento Marcio. Depois tivemos a execução do Hino do Brasil, e na sequencia a leitura da portaria de nomeação e exoneração de oficiais para os cargos de direção, assinada pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira.
A capitã Isabelle Moura esposa do novo comandante e Michelle Almeida esposa do comandante substituído (Foto: Fernando Machado)
Tivemos as falas do comandante da EAM-PE que saia, Fernando Pereira de Almeida e a do que entrava Marcos Valle de Moura, além é claro, a do comandante do III DN, vice-almirante Afrânio de Paiva Moreira Junior. O speech do Fragata Fernando foi muito bonito, e teve um momento que ele ficou visivelmente emocionado. Frisou que deixa o Recife com muita saudade, lembrou dos seus altos coqueiros, aliás, nos arredores do campo tinham vários coqueiros. E não se esqueceu da família.
A tropa perfilada no estádio de futebol da Escola (Foto: Fernando Machado)
Encerrando a parte militar, tivemos o desfile da tropa em continência ao comandante do III DN, vice-almirante Afrânio de Paiva Moreira Junior, tendo como fundo musical os Hinos da EAM-PE de autoria de Zilma Figueiredo, e da Bandeira e quando os marinheiros passaram diante do palanque oficial a banda executou novamente o Cisne Branco. Neste exato momento uma revoada de quero-quero, essas aves também conhecidas como abibe-do-sul, deu um show de coreografia voando sobre a tropa. Foi Lindo demais.
Luiza e Jorge Aragão com o comandante Marcelo Pacheco (Foto: Fernando Machado)
Depois aconteceu um coquetel na Praça d’Armas da EAM-PE, grifado pelos responsáveis da gastronomia da escola, sob a supervisão do mestre das armas, Freitas. O cardápio, de se comer rezando Nossa Senhora do Carmo, constou de creme de camarão na moranga, quiches de palmito e atum, batata recheada com bacalhau, creme cheese com geleia de amora.
O general Márcio Roland Heise à côté Maria de Fátima (Foto: Fernando Machado)
Informações importantes: O Fragata Fernando Pereira de Almeida vai servir no VI Distrito Naval, em Ladario, no Mato Grosso do Sul. Os pais o vice-almirante Afranio de Paiva Moreira Junior, Santuza e Afrânio de Paiva Moreira, marcaram época em nossa sociedade, quando ele foi comandante da Capitania dos Portos de Pernambuco. Eu estava iniciando na coluna social do Jornal do Commercio.
Michelle Almeida, Zilma Figueiredo e Áurea Rosa Melo (Foto: Fernando Machado)