Quinta-feira o Recife ganhou um Bargaço, que antes funcionava no Pina. Os sócios Wladimir, Franklin Filho e Franklin Gomes inauguram uma nova etapa na sua trajetória: a mudança para um novo endereço, no Novotel, no Cais de Santa Rita, integrando o complexo do Porto Novo Recife. Essa é mais uma página na história de 33 anos de um dos mais tradicionais endereços da gastronomia da região. Às 17h aconteceu um tour com jornalistas e blogueiros. Coube ao padre Fábio Potiguar dar a bênção inaugural e depois falou Wlademir Gomes.
Franklin Gomes, governadora Raquel Lyra, Franklin Gomes Filho e Wlademir Gomes (Foto: Fernando Machado)
E às 18h aconteceu um coquetel clientes e amigos dos sócios. O bufê era de se comer rezando para Nossa Senhora do Carmo. Os chefs Rosendo Vitor e Sérgio Barros estão de parabéns pelo cardápio. Os convidados degustaram bolinho de bacalhau, camarão empanado, bobó de camarão, acarajé, casquinhos de siri e sanduíche com camarão. A animação ficou por conta do Conjunto Universal de maestro Lúcio Azevedo.
Desembargador Fausto Campos com Amanda (Foto: Fernando Machado)
A decoração e ambientação do novo Bargaço foram grifadas pela arquiteta Valéria Gomes, esposa de Wladimir Gomes, que aproveitar o espaço. A decoração recebeu tons de azul claro, dando um ar mediterrâneo a todos os ambientes, com a predominância da madeira. Os arcos cimentados da estrutura original foram mantidos, valorizando o projeto do Porto Novo Recife, do arquiteto Jerônimo Cunha Lima. A entrada do restaurante recebe uma obra do artista recifense José Ferreira.
Leila Queiroz e o ex-governador João Lyra Neto (Foto: Fernando Machado)
A ambientação valoriza a arte popular pernambucana, com elementos como máscaras de Bezerros e peças de barro de Tracunhaém, livros de artistas nordestinos, entre outros. A nova estrutura passa a contar com 276 lugares, maior que a sede do Pina. A varanda ganhou cadeiras confeccionadas com cordas náuticas, trazidas de Gravatá, em tons de azul e bege claro, além de almofadas bordadas e pintadas à mão, por Rosa Gordilho, da Pink Bamboo.
Fernando Castilho e Franklin Gomes Filho (Foto: Fernando Machado)
A cenografia é assinada de Naiade Lins que usou palmeira tradicional e palmeira zamioculca. Do teto caem luminárias remetendo aos búzios. A instalação de árvores tratadas deu um toque especial ao local. Sem esquecer vasos cobertos com cascas de ostras com perolas. Os clientes irão encontrar um aquário com três cascatas e disposição visual de lagostas vivas, ostras depuradas e lambreta. A estrutura contará com uma escultura de Náiade Lins.
Laurindo Ferreira, Paula Losada e Franklin Gomes (Foto: Fernando Machado)
O aquário foi feito em vidro e aço escovado, com suporte móvel, e conta com equipamentos de filtragem especiais para manutenção da qualidade de água e bem-estar dos animais. Outra novidade é a possibilidade de destinação de parte do salão para eventos corporativos e celebrações privativas. O espaço poderá ser modulado para receber um público menor (20 a 50 pessoas) e ocasiões maiores (100 pessoas). Um espaço kids decorado com temas náuticos também será oferecido aos clientes, proporcionando momentos de lazer para toda a família.
Franklin Gomes à côté Valeria (Foto: Fernando Machado)
A ideia é que o gosto pelo restaurante continue sendo passado por gerações. Ao entrar no restaurante, os clientes serão recebidos com uma vista para a Marina. Tudo em alinhamento com o tradicional cardápio baseado em frutos do mar e comida típica local, preparados com os melhores ingredientes. A nova estrutura passa a contar com 276 lugares. Muitas novidades serão apresentadas ao público. Uma delas é a instalação de mesas em uma varanda com a bela vista da Marina.
Eduardo Loyo e Diogo Gonçalves de Melo (Foto: Fernando Machado)
Outra novidade é a possibilidade de destinação de parte do salão para eventos corporativos e celebrações privativas. O espaço poderá ser modulado para receber um público menor (20 a 50 pessoas) e ocasiões maiores (100 pessoas). Um espaço kids decorado com temas náuticos também será oferecido aos clientes, proporcionando momentos de lazer para toda a família. A ideia é que o gosto pelo restaurante continue sendo passado por gerações.
A artista plástica Naiade Lins (Foto: Fernando Machado)
Os clientes irão encontrar um aquário com três cascatas e disposição visual de lagostas vivas, ostras depuradas e lambreta. A estrutura contará com uma escultura de Náiade Lins. O aquário foi feito em vidro e aço escovado, com suporte móvel, e conta com equipamentos de filtragem especiais para manutenção da qualidade de água e bem-estar dos animais.
Lais Monte Teixeira e Lígia Jurema (Foto: Fernando Machado)
Elementos tradicionais da decoração do Bargaço serão transportados, como o piano, que fica no centro do salão, e o barco de remo, em madeira, com oito metros de comprimento, instalado no teto do bar. O tratamento acústico tem projeto de Débora Barretto, da Audium, tanto na parede quanto no teto.
Daniela Gusmão, Jorge Moraes e Rodrigo Asfora (Foto: Fernando Machado)
Informação gastronômica: o Bargaço foi fundado em 29 de janeiro de 1991, na Avenida Boa Viagem. Em 16 de julho de 2008 o Restaurante mudou-se para a Avenida Antônio de Gois, brindando a sua fiel clientela com a bela vista para a Bacia do Pina. Em mais de 33 anos, o Bargaço Recife atendeu a mais de três milhões de clientes de diversas regiões do país e nacionalidades distintas, tendo o público local como o seu maior ativo.