Fernando Machado

Viva os indígenas

Foi das mais concorridas a abertura da exposição Legado Sagrado, do norte-americano Edward Curtis e da Coleção Etnográfica Carlos Estevão, que aconteceu quarta-feira, no Museu do Estado Pernambuco com o apoio do Consulado dos Estados Unidos. A mostra ficará em cartaz até o dia 13 de junho. O índio permeia a história norte-americana tanto quanto faz parte dos valores culturais e sociais que formam a identidade brasileira.

eua-margot-christopher-jester-christopher-del-corso
Margot Monteiro, Christopher Jester e Christopher Del Corso (Fotos: Cortesia)

As fotos são do curador Christopher Cardozo, que possui a maior e mais completa coleção de obras de Curtis do mundo. Ele selecionou imagens representativas das várias regiões geográficas e culturais por onde Curtis fotografou. A coleção Carlos Estevão de Oliveira foi coletada durante os anos 30 e é composta por objetos utilizados nos antigos rituais indígenas e por fotografias que retratam a vida cultural de povos como o Canela, Pankararu, Tuxá e Fulni-ô.

eua-toshio-watanabe-keiko
Toshio e Keiko Watanabe observam a mostra

Recebendo os convidados estavam o cônsul Christopher Del Corso, à côté Caroline Chung, adido de diplomacia pública Christopher Jester e a diretora do Museu Margot Monteiro. Impossível lembrar todas as presenças, mesmo assim destacaríamos, os cônsules Toshio (Keiko) Watanabe (Japão) e Alejandro Hurtado (Argentina), Marta Freire, Maria Digna Pessoa de Queiroz, Vera Magalhães, Eliane Luna, Joanna Ferreira, Laura Buarque, Edvaldo Amorim e Flávio Gadelha.

Gostou ?
Compartilhe !