Fernando Machado

Uma noite de fé, esperança e caridade

Datada do século XIX, a Igreja de Casa Forte de estilo eclético, passou a ser matriz em 1918. Em 1865 cuncionada ali o Engenho Casa Forte de Ana Paes e isso nos remete à Insurreição Pernambucana. No altar mor temos a imagem também do século passado do Sagrado Coração de Jesus abençoando os fieis.

j-joao-victor-marilia-jao-da-costa-fernando-silva
João Victor, Marilia Bezerra e João da Costa (Foto: Fernando Silva)

Pois foi nesse templo cheirando história, decorada por Mercês Santiago, que aconteceu a missa de ação de graças de um ano do transplante renal do prefeito João da Costa Bezerra Bezerra Filho. É raro uma família lembrar-se de mandar celebrar uma missa depois que se recupera de uma doença. Acontece que a primeira-dama Marilia Bezerra, ao lado do filho João Victor, nos deu essa lição de fé, esperança e caridade.

j-caetano-pereira-edwaldo-gomes
Padre Caetano Pereira e o Monsenhor Edwaldo Gomes (Foto: Fernando Machado)

A celebração presidida por Padre Edwaldo Gomes e concelebrada pelo Padre Caetano Pereira, foi linda e marcada de muita emoção. O ministério musical foi de o Coral Viver Casa Forte regido por Jadson Oliveira, entre as 20 vozes, estava a do arquiteto Murilo Santiago. Também participou da cerimonia a organista Clea Maria de Figueredo.

j-joao-da-costa-fernando-silva
João da Costa quando agradecia a Deus pela sua saude

A comentarista foi Maria Pompeia Boa Viagem. A primeira leitura foi lida por Maria Tereza Soares e o salmo cantado por Maria Liliosa de Araújo Correa. O evangelho foi proclamado pelo Padre Edwaldo Gomes e a homilia, esplendida, coube ao Padre Caetano Pereira, professor de Marilia Bezerra, na Unicap. A primeira dama do Recife estava muito elegante num duex pièces da Le Lis Blanc.

j-coral
João, Marilia e João Victor com o coral (Foto: Fernando Machado)

A Oração da Comunidade foi feita por Marco, Joseana, Josealita, Fernanda, Mario Henrique, Jessica e Mariana Bezerra. No final da celebração tivemos as falas de Marilia Bezerra e do próprio prefeito do Recife. Ambas marcadas por muita emoção e perdão. Durante a comunhão, tendo como fundo musical Pelos Prados, Marilia não conseguiu segurar as lágrimas.

j-petronio-magalhaes-eric-carrazoni
Os secretários Petronio Magalhães e Eric Carrazzoni (Foto: Fernando Machado)

Duas músicas que mexeram com os fiéis: a Oração de São Francisco e Nossa Senhora de Roberto Carlos. A igreja estava lotada de políticos, como o senador Humberto Costa, o deputado Francismar Pontes e Tereza Leitão, os vereadores Almir Fernandes, Carlos Alberto Gueiros, Jadeval Lima, Jairo Brito, Josenildo Sinésio, Luiz Eustaquio, Osmar Ricardo, Eri Silva, Marcos de Bria, Munudo, e Romildo Gomes.

j-igreja-fernando-silva
Uma vista parcial da Matriz de Casa Forte (Foto: Fernando Silva)

O secretário Tadeu Alencar representou o governador Eduardo Campos, o vice-prefeito e senhora Milton Coelho, o secretariado municipal, José Neves Filho, Isabela e Stenio Neiva Coelho, Ana Paula e Waldir Bitu, Regina e Cláudio Duarte além dos familiares do casal e a crônica social bateram o ponto.

Gostou ?
Compartilhe !