Fernando Machado

Tu és Sacerdote para sempre

No estilo barroco e datado de 1917, o Santuário do Sagrado Coração de Jesus e que desde janeiro de 2011 é Basilica Menor, é um dos mais belos templos do Recife. O altar mor é de mármore e foi construído em 1928 por Paulo Guida. No dia 27 de setembro de 1930 foi colocada a imagem do Coração de Jesus adquirida em Turim, na Italia, e benta pelo Padre Filipe Rinaldi, Reitor Mor dos Salesianos e o terceiro sucessor de Dom Bosco.


Por essa nave entrou o cortejo até o altar mor (Foto: Fernando Machado)

Os vitrais do Santuário são de uma riqueza de arte e de cores que impressionam não somente os fiéis, mas dos especialistas em arte. O altar de Nossa Senhora Auxiliadora, que veio da Itália e foi coroada solenemente em 1928, tem a assinatura do arquiteto Delpiano e foi confeccionado em São Paulo nas oficinas Salesianas tendo sido executado pelo marmorista Mário Alfonsi. A mesma coisa é o altar de São José, cuja imagem foi adquirida na Itália em 1917.


Dom Fernando ladeado pelos padres Hewerton, Ailson, Marques e Nilton (Foto: Draiton Gomes)

Pois bem, foi nesse cenário deslumbrante que aconteceu, segunda-feira, às 20h, a Ordenação Presbiteral dos diáconos Hewerton de Castro Alves, Ailson Jose dos Santos, Marcelo Marques Santana Junior e Nilton Francisco dos Santos. O encontro que durou cerca 150 minutos foi presidido pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido e teve como fundo musical o Schola Cantorum regido pelo maestro Jurandi Junior.


Padre Hewerton com os pais José e Rosalía e o sobrinho João Pedro (Foto: Fernando Machado)

Ao som do “Reunidos em torno dos nossos pastores, Nós iremos a Ti”, surgiu pela nave central do Santuário o cortejo formado por 60 padres, e 20 diáconos. A primeira leitura foi feita pelo seminarista Davi Gonçalves, o salmo foi cantado pelo seminarista Fabiano Monteiro, a aclamação ao Evangelho coube ao diácono Clenio Guedes do Piauí. A homilia de Dom Fernando Suburido foi de muita reflexão.


Atentem para o glamour do altar mor (Foto: Fernando Machado)

Dom Fernando Saburido sentado no faldistório comandou a unção das mãos nos novos padres Hewerton, Ailson, Marcelo e Nilton. Depois falou Dom Fernando: “O Senhor jurou e não se arrependará: Tu és sacerdote para Sempre!”. Os pais levaram a primeira casula para os filhos ao som do Canto da vestição “Eis-me aqui Senhor para servir / Eis-me aqui Senhor no teu altar / Celebrar a vida e a vida em comunhão / A minha vida eu quero te entregar”.

Gostou ?
Compartilhe !