Fernando Machado

Réquiem para Joezil Barros

Neide e Joezil Barros (Foto: Fernando Machado)

O mês de dezembro ficará na lembrança da Imprensa. Até ontem tinha morrido quatro jornalistas. O primeiro foi Fernando Menezes, na sequencia Samir Abou-Hana, Antônio Azevedo e ontem Joezil Barros. Falar em Diário de Pernambuco, o primeiro nome que vem a nossa cabeça é o de Joezil. Ele marcou época na mídia. Apesar de ser trancado era uma figura humana brincalhona. Os amigos vão sentir falta dele.

André Correia, Alberto Feitosa, Joezil Barros e Mario Gil Rodrigues em Nova Iorque (Foto: Fernando Machado)

Sua amiga Alice Souza Leão confessou: “Hoje, estou de coração partido… Faleceu nosso querido amigo, Joezil Barros. Um dos maiores amigos de Milton. Almocei com eles, no Leite, há 15 dias. Foi a despedida… Descansa em paz amigo no Reino de Deus. Meus sentimentos à família, principalmente sua esposa Neide Pereira, grande companheira. Uma guerreira! Não o largou um minuto sequer”.

Nelson Dias, Joezil Barros e Otacilio Venancio no Clube Internacional (Foto: Divulgação)

O coronel da PMPE e jornalista Antônio Neto escreveu “Devo muita gratidão a Joezil. Foi um dos executivos mais importantes e poderosos desse Estado, mas sempre me atendeu com distinção e fidalguia. Estou triste, mas confiante que ele terá uma boa acolhida em sua última morada”. Rogério Mota Albuquerque escreveu no seu Face: “Pernambuco perde um grande desbravador, um visionário que, até quando pôde manteve o Diário de Pernambuco em circulação com qualidade”.

Joezil Barros e Carmen Peixoto (Foto: Fernando Machado)

João Alberto colocou no seu blog, entre outras coisas: “A imprensa pernambucana perdeu, ontem, um dos mais importantes nomes de sua história. O jornalista Joezil Barros, ex-presidente do Diario de Pernambuco, morreu aos 84 anos. Ele, que trabalhou por mais de 60 anos no Diário, exerceu diversas funções, como repórter de polícia, editor regional, editor de Cidades, gerente comercial, diretor comercial, superintendente e presidente. De origem humilde, o jornalista nasceu filho de um condutor de bondes e precisou iniciar sua vida profissional ainda na adolescência, passando por várias empresas. Mas foi no Diario onde Joezil imprimiu sua marca na história de Pernambuco, comandando o jornal mais antigo da América Latina”.

Joezil Barros no jantar de posse o presidente do TJPE, Fernando Cerqueira (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !