Fernando Machado

Blog

Príncipe de Gales no Recife

Há 90 anos, atracava às 7h12, no Armazém 2, do Porto do Recife o vapor Arlanza, com o Príncipe de Gales (Eduardo) e seu irmão príncipe Jorge. Às 8h35 eles saíram de manga de camisa, sem serem reconhecidos e seguiram até a Praia de Boa Viagem, onde tomaram banho de mar. Os príncipes vinham de Buenos Aires, na Argentina, e seguiam para Inglaterra. Eles foram recebidos pelo interventor Carlos de Lima Cavalcanti e pelo cônsul britânico no Recife, W. R. Mackness.

A primeira página do Diário da Manhã do dia 16 de abril de 1931 e o cônsul W. R. Mackness (Reprodução do Diário da Manhã)

Com o diplomata fez um passeio a bordo de uma limusine do senhor Percivel George Archibal, gerente da White Martins, deu um passeio por Boa Viagem e tomou chá na residência do gerente do British Bank, Alfred Mortimer, onde trocaram de roupa e foram  nadar. Os príncipes confessaram que foi o melhor chá que tomaram no Brasil. Passearam de jangada e posaram para fotos ao lado dos banhistas.

Os príncipes Jorge e Eduardo e futuro Rei da Inglaterra (Foto: Diário da Manhã)

O futuro rei britânico conversou em português com os banhistas segundo Jack Álvaro Silva. O Príncipe de Gales, Eduardo III, foi Rei da Inglaterra entre os dias 20 de janeiro e 11 de dezembro de 1936, abdicando o trono para casar com a plebeia norte-americana, Wallis Simpson e virou Duque de Windsor (1894/1972). Às 10h12, o Arlanza deixava o porto do Recife com destino a Londres.

O autógrafo do príncipe Eduardo para o jornal (Foto: Diário da Manhã)

Uma multidão foi vê-los. Seu irmão, Jorge, foi quem o sucedeu no trono inglês, com o titulo de Jorge VI, reinando de 1936 até 1952. A Rainha Elizabeth II é sua filha. Na sua comitiva estavam Rt Hon Viscon Ednam, major J.R. Aird, major Humphrey Butller; lord Congleton, capitão tenente Aon Arthur HowardF. Garret, Sir R. Burton ChawidaH. Lloyd Thomas e o capitão Rai Keith.

 

0

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.