Fernando Machado

Parabéns, Miss Pernambuco Contest!

Com um clima muito cool e representantes de várias tribos, drags, penetras, misses bonitas, bofes gostosos, bofes metidos a besta e bofes educados, sem esquecer o mundo gay que era a grande maioria, aconteceu terça-feira, no D’Hartes Recepções & Eventos, na Madalena, o jantar de gala para festejar os 60 anos de Miss Pernambuco. Foi um encontro esmerado e que sai de lá com aquele gostinho de quero mais. O espaço, leia-se Flavio Rocha, Daniel e Helena Barros, estava mais bonito ainda graças a decoração grifada por Pierre Lima.

a-moacir-freire-rhayanne-nery-carmen-towar-miguel-braga

Moacir Freire, Rhayanne Nery, Carmen Towar e Miguel Braga (Foto: Fernando Machado)

a-amanda-nolasco04-debora-daggy

Amanda Nolasco e Debora Daggy ((Foto: Fernando Machado)

O D’Hartes parecia um jardim, com tantos arranjos de orquídeas brancas, lírios amarelos e gypsofilas, além de samambaias e folhas de palmeiras, contrastando com lustres maravilhosos. No hall de entrada, à esquerda como parte do decor um manequim de geso usava um modelo da Maison, e sobre ele a faixa de Miss Pernambuco 2015,  e na sua cabeça careca, a coroa da, muito eletgante Miguel Braga recebia os convidados. Do lado direito estavam o manto e o cetro da futura rainha da beleza pernambucana. Achei a coroa do ano passado mais bonita.

a-ana-claudia-pessoa90

Ana Claudia Pessoa Miss Pernambuco de 1990 (Foto: Fernando Machado)

a-andresa-paiva94

Andresa Paiva Miss Pernambuco de 1994 (Foto: Fernando Machado)

E os gays suspiravam vendo tudo aquilo. E agora com os celulares que só faltam falar a turma alegre não se cansavam de fazer selfies. De repente começam a chegar as misses, pronto a alegria fica mais contagiante ainda. Era tanta purpurina no chã que a turma da limpeza deve ter tido muito trabalho. Lembro da época dos anos dourados, ao lado de Marcilio Campos, Múcio Catão, Hemê Pessoa, Otavio Catanho, Alex somente no buxixo. E que buxixo. A miss que conseguisse passar por esse corredor polonês estava consagrada.

a-filipe-zoobi-alany-melo

Mister Pernambuco de 2014 Filipe Zoobi e Miss Garanhuns Alany Melo (Foto: Fernando Machado)

a-daniel-helena-barros-flavio-rochab

Daniele Helena Barros com Flávio Rocha (Foto: Fernando Machado)

Caso eles tivessem terça-feira no foyer do D’Hartes com certeza Mucio Catão ia dizer “Ralph (era assim que ele chamava Alex), quanta mulher horrorosa. Parece que vieram da Biafra”. Todavia quando chegava junto delas frisava “Você é linda”. E o pior elas acreditavam, afinal de contas era o maior maquiador da cidade. O humor de Mucio era contagiante. Antigamente as misses eram gostosas, agora parecem irmãs de Olivia Palito. Não tem cintura, não tem coxas, não tem quadril, não tem busto, e olha que as atuais são genéricas graças ao bisturi dos cirurgiões plásticos.

a-ana-kezya-da-silva-gabriela-veloso-alany-melo-gabrielly-lima-gizele-tavares

Gabriele Veloso, Alany Melo, Gabrielly Lima, Ana Kezya da Silva e Gizele Tavares (Foto: Fernando Machado)

a-ericka-melo-bruna-vitoria-da-silva-lais-aguair-yasmin-fernanda-da-silva-bruna-rodrigues

Ericka Melo, Bruna Vitória da Silva, Laís Aguiar, Yasmin Fernanda da Silva e Bruna Rodrigues (Foto: Fernando Machado)

Naquela época, quem mais aporrinhava os coordenadores eram as mães. Agora são os coordenadores das misses. Um corre para lá. Outro corre para cá, e aja pinta. Um amigo me confidenciou, durante o jantar: “Estrela antigamente as misses tinham que ter moral ilibada, agora elas podem ter amantes, fazerem book cor de rosa, só não podem ser casadas”. É verdade. O tempo mudou. Vamos voltar ao jantar. Num segundo salão varias mesas e com os docinhos e a maior delas estava um bolo de cinco andares para cantar os parabéns para você. Acho que não teve esse item.

a-jhenifer-gabrielly-janine-thamyres-frança-cinthia-oliveira-joice-adelia-da-silva-renata-karoline-da-silvab

Jhenifer Gabrielly da Silva, Janinne Thamyres de França, Cinthia Oliveira e Renata Karoline da Silva (Foto: Fernando Machado)

a-sayona-veras-maria-claudia-souza-e-silva-paula-brandão-roberta-xavier-brenda-pontes

Sayonara Veras, Maria Claudia Souza e Silva, Paula Brandão, Roberta Xavier e Brenda Pontes (Foto: Fernando Machado)

Noutro salão estava o bufê do jantar e no grande os convidados, misses, coordenadores, jornalistas, fotografos, jornalistas, drags que pareciam Madame de Cupruá, com seus coques imensos e com as mesmas impostações de voz. Por que elas falam desta forma? Mas que as drags são uma gracinha, como dizia a saudosa Hebe Camargo, são. De repente começam as homenagens. Primeiro foram chamadas as misses de 1957 a 2014, acho que umas oito, porque muitas não puderam comparecer. Quando Paula Lück entrou foi um frisson. Paulinha é deslumbrante.

a-thayane-pereira-thais-araujo-andresa-alves-gloria-moreno-ana-leticia-costa-wyllianne-velosob

Thayane Pereira, Thais Araujo, Andreza Alves, Glória Moreno, Ana Letícia Costa e Wyllyanne Veras (Foto: Fernando Machado)

a-pierre-limab

O decorador Pierre Lima (Foto: Fernando Machado)

Na sequencia Miguel Braga, que merece todos os aplausos, chamou alguns missologos e o coiffeur Moacir Freire para uma simples homenagem. E como a primeira miss dessa etapa Alba Souza Leão Carneiro, representante do Aeroclube de Pernambuco, tinha me telefonado de San Antonio, no Texas, na terça-feira, contei da festa que iria acontecer para celebrar os 60 anos do Miss Pernambuco Contest. Alba que é casada com o empresário norte-americano Harry Richburg, pediu para representa-la e então incorporei a rainha de 1955 e agradeci dela. Pois pedido de Miss é uma ordem.

a-monica-lima83c

Mônica Lima Miss Pernambuco de 1983 (Foto: Fernando Machado)

a-matilde-souza-terto

Matilde Souza Terto Miss Pernambuco de 1976 (Foto: Fernando Machado)

Também tivemos uma exibição, via telão, de fotos das misses, de Alba até Rhayanna Nery. Senti muita falta, no jantar de Nelbe Souza (1956), Sonia Maria Campos (1958), Dione Oliveira (1959), Maria Edilene Torreão (1960), Raiolanda Castelo Branco (1966), Ângela Agra Galvão (1978), Ana Maria Guimarães (1988). E porque não Suzy Sheila Rego (1984), Simone Augusto Costa (1985), Meyrielle Abrantes Barbosa (2003) e Wilma Gomes (2007)?

a-rhaynne-juan-nery

Rhayanne Nery e o irmão Ruan Néry (Foto: Fernando Machado)

a-paula-luck-helena-rios-rhaynne-nery

Paula Lück Peres (2012), Helena Rios (2013) e Rhayanne Nery (Foto: Fernando Machado)

O cardápio era de se comer rezando. No coquetel volante tínhamos canapé de damasco de camarão, tomate seco e kane, blinis de carne seca, cestinha de salpicão, voul-au-vent de camarão, brochete de frutos do mar com molho de ervas, mini quiches (roquefort, abacaxi com bacon e camarão ao catupiry. No coquetel quente delicia de frango, perolas de queijos finos, camarão crocante, bolinho de carne seca, folhado de forno presunto e queijo. Ainda mousse de bacalhau, risoto de frango defumado e penne verot.

a-rhayanne-nery14-helena-riuos13-paula-luck12-amanda-nolasco04

Rhayanne Nery, Paula Luck, Helena Rios e Amanda Nolasco (Foto: Fernando Machado)

a-debora-daggy01-monica-lima-rita-de-cassia-amanda-nolasco-paula-luck-rhayanne-nery-helena-rios-monica-veloso-andressa-paiva

Débora Daggy, Monica Lima, Rita de Cássia Spencer, Amanda Nolasco, Paula Luck, Rhayanne Nery, Helena Rios, Karine Tavares e Andresa Paiva (Foto: Fernando Machado)

E para jantar pernil ao molho ferrugem frango ao caribe, filé folhado ao molho madeira, arroz (à grega, brocólis e castanha), saladas (folhas nobre e tropical) e batata sautê. Para sobremesa tacinhas (de limão, de maracujá e de chocolate com cereja), bombom de nozes, abacaxi com coco, crocante de amendoim, banana com canela, queijo do reino com goiabada, brigadeiro gourmet, delicia de goiaba, surpresa de uva, bem casado, olho de sogra e ouriço de castanha.

a-rafael-lira-yasmin-fernanda-silva

Rafael Lima Mister Taquaritinga do Norte e Yasmin Fernanda da Silva (Foto: Fernando Machado)

a-wilton-condé-matilde-terto-muciolo-ferreira

Wilton Condé, Matilde Terto e Muciolo Ferreira (Foto: Fernando Machado)

Ruan Nery, irmão da Miss Pernambuco de 2014, Rhayanne Néry, roubou a cena no encontro de gala, com sua beleza acobreada. Rafael Lira, Mister Taquaritinga do Norte e Filipe Zoobi, Mister Garanhuns e Mister Pernambuco de 2014, sempre bonitos e educados. Hoje, às 20h, no Teatro do Imip, será escolhida a Miss Brasil de 2015. Não tenho mais detalhes porque não recebi nenhum release sobre o assunto, da coordenadoria. Tem alguns que tentam me boicotar. Acho porque entendo do assunto e eles não. Pelo que vi as bonitas são Santa Cruz do Capibaribe, Tabira, Serra Talhada, Recife e Garanhuns mas, senti que Fernando de Noronha pode levar a coroa. Quem viver verá.

Gostou ?
Compartilhe !