Fernando Machado

O Cisne Branco & Escola de Aprendizes de Marinheiros

b-marcos-valle-de-moura-afranio-de-paiva-moura-junior-fernando-pereira-almeida

Os comandantes Marcos Valle de Moura, Afranio de Paiva Moreira Junior e Fernando Pereira Almeida (Foto: Fernando Machado)

Numa manhã quente e com o céu de brigadeiro aconteceu a cerimônia de passagem de comando da Escola de Aprendizes de Marinheiros, no campo de futebol da EAM-PE. Na cerimônia presidida pelo vice-almirante Afrânio de Paiva Moreira Junior, comandandt do III Distrito Naval, o Capitão-de-Fragata Fernando Pereira Almeida passou as funções para o também Capitão-de-Fragata Marcos Valle de Moura. O mestre de cerimônias foi o Capelão Alessandro.

b-banda-eam-pe

A banda de Música da EAM-PE (Foto: Fernando Machado)

A tropa formada por cerca de 300 marinheiros ingressou no estádio ao som do Cisne Branco, um dos hinos mais bonitos que conheço, executado pela Banda de Música da EAM-PE, cujo regente é o primeiro sargento Marcio. Depois tivemos a execução do Hino do Brasil, e na sequencia a leitura da portaria de nomeação e exoneração de oficiais para os cargos de direção, assinada pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira.

b-isabelle-de-moura-michelle-almeida

A capitã Isabelle Moura esposa do novo comandante e Michelle Almeida esposa do comandante substituído (Foto: Fernando Machado)

Tivemos as falas do comandante da EAM-PE que saia, Fernando Pereira de Almeida e a do que entrava Marcos Valle de Moura, além é claro, a do comandante do III DN, vice-almirante Afrânio de Paiva Moreira Junior. O speech do Fragata Fernando foi muito bonito, e teve um momento que ele ficou visivelmente emocionado. Frisou que deixa o Recife com muita saudade, lembrou dos seus altos coqueiros, aliás, nos arredores do campo tinham vários coqueiros. E não se esqueceu da família.

b-formatura2

A tropa perfilada no estádio de futebol da Escola (Foto: Fernando Machado)

Encerrando a parte militar, tivemos o desfile da tropa em continência ao comandante do III DN, vice-almirante Afrânio de Paiva Moreira Junior, tendo como fundo musical os Hinos da EAM-PE de autoria de Zilma Figueiredo, e da Bandeira e quando os marinheiros passaram diante do palanque oficial a banda executou novamente o Cisne Branco. Neste exato momento uma revoada de quero-quero, essas aves também conhecidas como abibe-do-sul, deu um show de coreografia voando sobre a tropa. Foi Lindo demais.

b-luiza-jorge-aragão-marcelo-petrele-pacheco

Luiza e Jorge Aragão com o comandante Marcelo Pacheco (Foto: Fernando Machado)

Depois aconteceu um coquetel na Praça d’Armas da EAM-PE, grifado pelos responsáveis da gastronomia da escola, sob a supervisão do mestre das armas, Freitas. O cardápio, de se comer rezando Nossa Senhora do Carmo, constou de creme de camarão na moranga, quiches de palmito e atum, batata recheada com bacalhau, creme cheese com geleia de amora.

b-marcio-roland-heise-fatima

O general Márcio Roland Heise à côté Maria de Fátima (Foto: Fernando Machado)

Informações importantes: O Fragata Fernando Pereira de Almeida vai servir no VI Distrito Naval, em Ladario, no Mato Grosso do Sul. Os pais o vice-almirante Afranio de Paiva Moreira Junior, Santuza e Afrânio de Paiva Moreira, marcaram época em nossa sociedade, quando ele foi comandante da Capitania dos Portos de Pernambuco. Eu estava iniciando na coluna social do Jornal do Commercio.

b-michelle-almeida-zilma-figueirado-aurea-rosa-melo

Michelle Almeida, Zilma Figueiredo e Áurea Rosa Melo (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !