Fernando Machado

O Baile do Menino Deus

Começa hoje e segue até domingo, sempre às 20h, m dos maiores espetáculos de cultura popular do ciclo natalino ao ar livre. Depois de dois anos com experiências online, o Baile do Menino Deus – uma brincadeira de Natal retorna ao Marco Zero do Recife para alegria do público no Natal. A peça é dirigida por Ronaldo Correia de Brito e produzida por Carla Valença, da Relicário Produções. O Baile do Menino Deus é considerado uma ópera popular nordestina contando a história mais famosa do mundo – o nascimento de Jesus Cristo – com o sotaque, a dança e a música da região, pautando-se em tradições de festas e representações teatrais do ciclo natalino no Brasil. Entre as novidades, o Baile tira a orquestra do fosso e a leva para cima do palco, participando das cenas junto ao coro adulto e infantil que circula com os personagens principais.

Uma cena do Baile (Foto: Hans Von Manteufell)

“Neste ano de 2022, quando completa 19 anos na Praça do Marco Zero e 39 anos de encenações pelo Brasil inteiro, o Baile retoma o formato que o consagrou: o de espetáculo de rua. Para esse retorno, muita coisa foi mudada na cenografia, figurinos e adereços. Permaneceram o texto original com acréscimos, a música original de Antônio Madureira com arranjos novos e composições novas. A dramaturgia e a encenação são inteiramente novas”, revela Ronaldo Correia de Brito, diretor do espetáculo, que também assina o texto ao lado de Assis Lima. “Duas passarelas atravessam a platéia, permitindo a passagem de músicos, bailarinos e atores pelo meio do público, num diálogo mais próximo com as pessoas. O palco também cresceu e até uma ponte, que lembra a nossa cidade do Recife, foi incorporada ao cenário”, acrescenta Ronaldo. A premiada diretora de teatro paulista Cibele Forjaz é a encenadora convidada deste ano. Sua presença chega para trazer um olhar mais contemporâneo para o retorno do Baile. A produtora Carla Valença conta que, com a pandemia do coronavírus, foi preciso se reinventar.

Outra cena do Baile (Foto: Gianny Melo)

Novas vozes se somam ao elenco cantando as músicas da trilha, tendo como solistas confirmados os músicos e cantores pernambucanos Lucas dos Prazeres, Bela Maria, Adiel Luna e ainda o músico mineiro Maurício Tizumba como convidado especial. No elenco estão Silvério Pessoa, Isadora Melo, Carlos Filho, Márcio Fecher, Arilson Lopes e Sóstenes Vidal, que interpreta o Mateus há 19 anos. A nova edição do Baile ainda traz as crianças do coro infantil agora atuando juntas ao Mateus, e não apenas cantando como anteriormente.

Gostou ?
Compartilhe !