Fernando Machado

Nos bastidores da Política

Na cerimônia de inauguração do primeiro Centro de Excelência MCTI em Tecnologia 4.0, em Sorocaba (SP), realizada sexta-feira, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, ressaltou a importância do investimento em tecnologias para o futuro. Participaram do evento, o presidente da República, Jair Bolsonaro, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, o ministro das Comunicações, Fábio Faria e o prefeito do Município, Rodrigo Manga. O Centro de Excelência MCTI em Tecnologia 4.0 será pioneiro no Brasil no conceito “hélice quíntupla”, que une conhecimento e inovação, estimulando o desenvolvimento tecnológico, especialmente baseado em Internet das Coisas (IoT) e robótica.

O presidente Bolsonaro e Marcos Pontes na inauguração do I Centro de Excelência (Foto: Neila Rocha)

Além da inauguração do Centro de Excelência em Tecnologia 4.0, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações promoveu a entrega de medalhas e certificados aos estudantes de escolas públicas e particulares da cidade que foram premiados na 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e na 14ª Mostra Brasileira de Foguetes. Os eventos promovem a popularização da ciência entre as crianças por meio de provas de conhecimento aplicadas e competição de foguetes caseiros. As olimpíadas premiaram estudantes de 24 escolas da cidade. O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, compartilhou com os premiados uma história de vida que mostra a importância da dedicação, além de falar sobre o papel da pasta em incentivar o talento de crianças e jovens.

Bolsonaro e Marcos Pontes na solenidade de entrega de medalhas e certificados (Foto: Julio Nascimento)

Guias de turismo e condutores interessados em adquirir conhecimento em inglês ou espanhol e, assim, melhorar o atendimento prestados a turistas estrangeiros, em especial na retomada das atividades, poderão se inscrever nos cursos de idiomas promovidos gratuitamente pelo Ministério do Turismo, em parceria com Instituto Federal do Tocantins. Ao todo serão ofertadas 3.800 vagas. Caso o número de inscritos ultrapasse o número de vagas, será realizado um processo seletivo. Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, a qualificação é um passo fundamental para a retomada das atividades turísticas. Clique AQUI para se inscrever.

Gostou ?
Compartilhe !