Fernando Machado

Nos Bastidores da Política

Sexta-feira, o Ministério da Saúde lançou um guia com orientações para o atendimento a pacientes com quadros graves de Covid-19, elaborado com o apoio da comunidade científica. O objetivo da definição das diretrizes é orientar a prática dos profissionais de saúde quanto ao correto uso de oxigênio e suporte ventilatório. Outra instrução lançada pelo Ministério diz respeito ao uso de sedativos e bloqueadores neuromusculares, que integram o que ficou popularmente conhecido como “kit intubação”. As diretrizes são aplicáveis aos serviços de saúde público e privado que atendem pacientes graves de Covid-19. O texto reúne critérios para orientar quanto à posologia recomendada, mecanismos de controle clínico, acompanhamento e verificação de resultados.

Empresas dos setores mais afetados pela pandemia da Covid-19 poderão prorrogar os financiamentos realizados por meio dos Fundos Constitucionais do Nordeste, do Centro-Oeste e do Norte. As parcelas poderão ser suspensas até o fim deste ano. A resolução (4.908) é do Conselho Monetário Nacional e entrou em vigor a partir do dia primeira. Para as operações de crédito de empresas urbanas, a prorrogação atingirá parcelas com vencimento em 2021, por um período de até 12 meses. Já para os produtores rurais, as parcelas com vencimento em 2020 e 2021 poderão ser prorrogadas para até 31 de dezembro de 2021, desde que tenham sido contratadas por mini e pequenos produtores rurais, inclusive agricultores familiares. Para solicitar a prorrogação, os empreendedores deverão procurar as instituições financeiras responsáveis (Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Banco da Amazônia).

Pernambuco recebeu nos primeiros três meses de 2021 a doação de 639 toneladas de alimentos do Governo Federal por meio do Programa de Aquisição de Alimentos do Ministério da Cidadania, cujo ministro é João Roma em parceria com a Conab. Quase 15 mil famílias em situação de vulnerabilidade econômica e nutricional foram beneficiadas. Os alimentos foram produzidos por 1,3 mil agricultores familiares, organizados em 67 associações ou cooperativas pernambucanas. As doações chegaram a 42 unidades pernambucanas de assistência social, como o Sesc de Recife e Petrolina, Centros de Referência de Assistência Social e entidades de assistência social. No estado, a modalidade predominante do PAA é a Compra com Doação Simultânea.

Gostou ?
Compartilhe !