Fernando Machado

Mulheres a Bordo

b-vera-lucia-cardim-sheila-aragão-andresa-teixeira-belei-elizabeth-lacerda-creuza-santos

Vera Lucia Cardim, Sheila Aragão, Andresa Teixeira Belei e Elizabeth Lacerda (Foto: Creuza Santos)

O lançamento do livro Mulheres a Bordo, comemorando 30 anos da mulher militar na Marinha do Brasil, que aconteceu quinta-feira, à noite, na Livraria Cultura, do Paço Alfandega, foi um momento de embarque na poesia e na emoção. A Capitão de Mar-e-Guerra, da área de Saúde, Sheila Aragão, antes dos autógrafos explicou a elaboração da obra e como recheio alguns momentos das primeiras mulheres (201 oficiais e 311 praças) enfrentando aquele desafios.

b-silvia-carvalheira-leonardo-sampaio

Silvia Carvalheira e Leonardo Sampaio (Foto: Fernando Machado)

Sheila nos levou a passear desde a sua chegada ao Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes, no Rio de Janeiro, mostrou como era o dia-a-dia até alcançar o aíce, quando a presidente Dilma Rousseff nomeou a Capitão de Mar e Guerra Dalva Maria Carvalho Mendes, como Contra-Almirante. A vibração de Sheila era visivelmente notada. Contou como foi o momento do corte dos seus cabelos. Enalteceu a acolhida de Pernambuco com elas no Hospital Naval do Recife.

b-sheila-aragão-maria-do-socorro-gomes-da-silva

Sheila Aragão e Maria do Socorro Gomes da Silva (Foto: Fernando Machado)

Via “data show” traçou uma retrospectiva da história das mulheres guerreiras no mundo, seguido da trajetória iniciada em abril de 1981, com a marcha cadenciada das primeiras mulheres militares da Marinha do Brasil, que hoje na Ativa ou Reserva, são as protagonistas dessa história. Sheila também falou sobre as mulheres na Aeronáutica e no Exercito. E claro nas Policias Militares.

b-regina-claudio-castro

Regina e Claudio Castro (Foto: Fernando Machado)

Sheila não se esqueceu de lembrar que, em 2002, a Capitão de Fragata Wilma Barreto foi a primeira mulher a exercer o cargo de diretora, apesar de interina, do Hospital Naval do Recife. E que em 2006 surgiram às quatro primeiras mulheres como diretorias efetivas: as Capitães de Fragata Claudia Regina Rodrigues (Hospital Naval de Salvador), Vera Lucia Campos (Serviço de Seleção de Pessoa), Sônia de Souza Marques (Hospital Naval do Recife) e Cláudia Maria Quitanilha Rocha (Hospital Naval de Ladário).

b-ivania-borba-sheila-aragão-bernadete-moraes

Ivania Borba, Sheila Aragão e Bernadete Moraes (Foto: Fernando Machado)

Na platéia algumas companheiras da primeira turma como a Capitão de Mar e Guerra Elizabeth Lacerda, a Capitão de Fragata Vera Lucia Cardim, a Capitão de Corveta Maria do Socorro Gomes da Silva, a sargento Andresa Teixeira Belei, a suboficial Ivania Borba, e a cabo Bernadete Moraes. Tambémo anotamos, entre outros, vice-presidente da Soamar Guilherme Lima, o artista plástico Daniel Santiago, Regina e Cláudio Castro, Silvia Carvalheira, Leonardo Sampaio além da jornalista Theo Camargo.

b-guilherme-lima-sheila-aragão

Guilherme Lima e Sheila Aragão (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !