Fernando Machado

Lançamento Múltiplos de Foguetes

Terça-feira, pela manhã, foi realizada o tiro de Lançadores Múltiplos de Foguetes (ASTROS II), no Campo Instrução Marechal Newton Cavalcanti, em Paudalho, como parte da Operação Guararapes. Os lançadores são equipamentos compostos de foguetes, de tecnologia de ponta, 100% nacional, de elevado poder de combate, com capacidade para disparar 190 foguetes em 16 segundos. É um sistema de apoio de fogo de longo alcance e alta precisão que faz parte do Projeto Estratégico do Exército.

Os generais Martinelli e Richard (Foto: Fernando Machado)

O sistema é formado por viaturas mecanizadas com tecnologia avançada que incluem radares, computadores, navegação por GPS, sistemas de comunicação por rádio digital, estações meteorológicas e sistemas mecânicos e hidráulicos. O Sistema Astros devido ao seu grande alcance e volume de fogos, em um reduzido tempo de resposta, proporciona ao Exército Brasileiro uma maior operacionalidade intensificando o poder de dissuasão extrarregional da Força na garantia da Soberania Nacional.

Uma viatura mecanizada em ação (Foto: CMNE)

A Operação Guararapes está ocorrendo desde segunda-feira e vai até o dia 5 de novembro em Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Os objetivos da atividade são: manter a operacionalidade das tropas do Nordeste para a garantia da Soberania Nacional e integridade territorial; e desencadear ações de Defesa Externa, Operações Interagências e Ajuda Humanitária. Tivemos duas falas a do general Richard Fernandes Nunes (Comandante Militar do Nordeste) e do general Marco Antônio Freire Gomes (Comandante de Operações Terrestres).

Sheila Wanderley diante de uma viatura (Foto: Fernando Machado)

Também participaram da ação os generais Vinicius Ferreira Martinelli, Francisco Carlos Machado Silva, Gustavo Henrique Dutra de Menezes, Danilo Mota Alencar e Marcelo Pereira Lima de Carvalho, do brigadeiro César Faria Guimarães dos desembargadores Fernando Cerqueira Norberto dos Santos e Eurico de Barros Correia Filho (Presidente e Vice do TJPE), entre outras autoridades.

Gostou ?
Compartilhe !