Fernando Machado

Kampai, Imperador Akihito!

c-tsuneari-hitomi-sekiguchi

Tsuneari Sekiguchi e Hitomi (Foto: Fernando Machado)

Para quem não sabe a Data Nacional do Japão corresponde ao dia do aniversário do Imperador Akihito, que é dia 23 de dezembro. Como a data é próximo ao Natal, as representações diplomáticas comemoram antes. E ontem, no Bufê Les Anis, em Boa Viagem, leia-se Sélia Dambros Brol, aconteceu a recepção para comemorar os 80 anos Imperador do do Japão. A cônsul Hitomi Sekiguchi, muito elegante de quimono, ao lado do marido Tsuneari Sekiguchi recebiam os convidados.

c-hiroaki-aizawa

O vice-cônsul Hiroaki Aizawa  (Foto: Fernando Machado)

c-paul-nicklin-usha-pitts-gareth-moore

Paul Nicklin, Usha Pitts e Gareth Moore (Foto: Fernando Machado)

A casa de recepções estava muito bonito com uma decoração feita pela colônia japonesas, tendo como foco os arranjos de Ikebana. Uma das atrações foi o robô terapêutico Parô, um brinquedo feito especialmente para interagir com as crianças e os idosos, mas todos convidados queriam participar dessa interação. O Parô, que ficou repousando numa mesa, à entrada da recepção é muito fofo.

c-alejandra-bomben-patricia-jaime-bassermann

Alejandra Bomben, Patricia e Jaime Baserman (Foto: Fernando Machado)

c-ana-cecilia-sidor-hulak

Ana Cecília e Sidor Hulak (Foto: Fernando Machado)

A mestre de cerimônia foi Marisa Tani que convidou os convidados para ouvirem os Hinos do Brasil e do Japão e na sequencia a fala da cônsul Hitomi Sekiguchi. O seu speech foi feito nas línguas portuguesas e japonesas. Aliás, Hitomi fala muito bem nossa lingua. Ela deu show quando lembrou o carinho, a ajuda e a hospitalidade dos pernambucanos, principalmente quando aconteceu a catástrofe em Tohuku, no dia 11 de março de 2012. Frisou que a tecnologia que o Brasil utiliza para evitar o desmatamento na Amazônia é japonesa.

c-ana-patricia-marcelo-campbell-manuard

Ana Patrícia e Marcelo Campbell  (Foto: Fernando Machado)

c-basilio-barbosa-maciel-rosineide

Basílio Barbosa Maciel e Rosineide (Foto: Fernando Machado)

Confessou que ficou muito emocionada quando do jogo entre o Japão e a Itália, na Arena Pernambuco, pela Copa das Confederações. A partida foi vencida pelos italianos, mas a torcida dos pernambucanos foi para os atletas nipônicos. Está torcendo que o Japão seja sorteado para jogar na Arena Pernambuco e que não fique na mesma chave do Brasil. Para Hitomi o campeão da Copa do Mundo de 2014 será o Brasil. Depois convidou o ex-deputado Geraldo Coelho para o brinde, que em japonês é kampai.

c-brian-bedsworth-patrick-alwine

Brian Bedsworth e Patrick Alwine (Foto: Fernando Machado)

c-cristina-freyre

Cristina Suassuna Freyre (Foto: Fernando Machado)

Geraldo Coelho falou sobre esta amizade entre o Brasil e o Japão e fez questão de dizer Petrolina deve, em parte ao seu progresso no cultivo de mangas e uvas aos japoneses. A diplomata japonesa convidou a todos a erguer a taça com saquê, a bebida típica do país do sol nascente, ou melhor brincando confessou uma saquerosca. Também foi exibido um vídeo sobre a cultura japonesa e outro da família imperial.

c-geraldo-coelho-lourdes

Geraldo Coelho à côté Lourdes (Foto: Fernando Machado)

c-kassem-fneiche-antje-lindecke-monika-dietmar-bock

Kassem Fneiche, Antja Lindecke, Mônika e Dietmar Bock (Foto: Fernando Machado)

O cardápio servido foi de fazer inveja a Apicius. Tinhamos canapés diversos de camarão, salmão e frutas, rolinhos de mussarela de bufula com rúcula e tomate seco, mini tartelet de roqueford com geléia de damasco, mix de folhas com camarão e kani com molho de mostarda (uma delicia), vol-au-vent de camarão e frango, mini quiche de alho poró, folhado de queijo.

c-robo-paro

O robô Parô  (Foto: Fernando Machado)

c-selia-dsmbros-brol-hitomi-sekiguchi

Sélia Drambos Brol e Hitomi Sekiguichi (Foto: Fernando Machado)

Ainda canoli de peito de peru defumado, surpresa de bacalhau gratinada, camarão crocante ao molho de chuteny a base de morando e manga com pimenta doce, creminho de bacalhau, filezinho ao molho de canela, frango xadrez com legumes cozidos na manteiga de ervas (delicia mais uma vez) e arroz de amêndoas e castanhas.

Gostou ?
Compartilhe !