Fernando Machado

I São João da Odontolândia

“Lá no meu pé de serra / Deixei ficar meu coração / Ai, que saudades eu tenho / Eu vou voltar pro meu sertão. O xote é bom / De se dançar / A gente gruda na cabocla / Sem soltar. Um passo lá, / Um outro cá, / Enquanto o fole ta tocando, / Tá gemendo, tá chorando, / Tá fungando, reclamando / Sem parar.” Foi nesse tom do conjunto de pé-de-serra Zé Edvaldo que Anabela e Kleber Lacet, leia-se Odontocape, movimentaram seu almoço junino, sábado, na sua belíssima casa de campo.

a-anabela-kleber-lcacet-graca-araujo
Anabela e Kleber Lacet ao lado de Graça Araújo (Fotos: Fernando Machado)

A casa, de três pisos, fica localizada na Terra de Santa Fé, em Bezerros, e foi projetada pela arquiteta Fátima Ximenes, no estilo rústico. Toda madeira é de eucaliptos vinda do Espírito Santo. Da pérgula da piscina temos uma vista deslumbrante do vale entupida de plantações de juremas brancas, com direito a algumas serras. O local é realmente um paraíso.

a-antonio-carlos-araripe-moema
Antonio Carlos Araripe e Moema

Anabela e Kleber deram o tema da festa em homenagem à Maria Bonita, pelos seus 100 anos de seu nascimento. Então me lembrei da musica de Theo AzevedoMaria, Maria / Bonita como a natureza / Bonita como canta água. E bandinha do Zé Edvaldo aproveitando o tema tocou Acorda Maria Bonita, de Reginaldo Regis: “Acorda Maria Bonita / Levanta vai fazer o café / Que o dia já vem raiando / E a policia já está de pé / Se eu soubesse que chorando / Empato a tua viagem / Meus olhos eram dois rios / Que não te davam passagem.”

a-anabela-lacert-ivanildo-aldenita-sampaio
Anabela Lacet, Ivanildo e Aldenita Sampaio

A decoração feita pelo artesão de Bezerros, Paulo Gomes, estava sensacional, aliás, naquele local tudo fica bonito. Tínhamos bonecos de panos pendurados por todo canto. Tudo aconteceu no segundo piso, mas os baixinhos tomaram conta foi dos jardins. E na mesa onde foi servido o almoço repousavam esculturas de Lampião, Maria Bonita e de uma sanfona.

a-diego-liberal-mariana-cordeiro
Diego Liberal e Mariana Cordeiro

Anabela, vestida de Maria Bonita estilizada, contratou o bufê de Bel Andrade. A pièce de ressistence foi feijoada serrvida em panela de barro. Até a concha era de barro. Outro destaque foi para um arroz de carneiro, prato famoso da culinária cearense e preparado pelo professor universitário e nas horas vagas chef de cuisine Carlos Antonio Araripe. A turma adorou o concorrente do baião de dois.

a-maria-estela-da-silva-gracielle-oliveira
Maria Estela da Silva e Gracielle Oliveira diante seus quitutes

As sobremesas foram todas juninas, preparadas por Maria Estela da Silva e Gracielle Oliveira. Ninguém lembrou que estava de regime na hora das sobremesas. Foi uma verdadeira procissão. Podiamos escolher entre um doce de leite com coco, pé-de-moleque, arroz doce, canjica, bolos (milho verde, tapioca, macaxeira e de trigo), pamonha, milho cozido, cocada e por ai vai. Tudo era de se comer rezando.

a-andre-regis-luciana
André Regis à côté Luciana

A mãe o padrasto de Anabela, Moema e Carlos Antônio Araripe, vieram de Fortaleza especialmente para prestigiar o encontro. Entre as presenças destacamos Aldenita e Ivanildo Sampaio, Luciana e André Regis, Tutty e Sérgio Moury Fernandes, Vilma e Samir Abou Hana com a filha Veronica, Liliane e Ricardo Fiuza Filho, Carlos Moraes, Graça Araújo, Isa Maria, Mariana Cordeiro, Diego Liberal, André Lubambo.

Gostou ?
Compartilhe !