Fernando Machado

Fórum dos governadores do Nordeste

Discutir estratégias que viabilizem uma compensação financeira por conta da diminuição do repasse do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e a elaboração de mecanismos que estimulem o desenvolvimento da região foram apenas alguns dos assuntos discutidos durante o X Fórum de Governadores do Nordeste, realizado sexta-feira, 8, em Natal (RN). Por sinal o primeiro do ano. O próximo fórum será realizado em João Pessoa.

g-mangabeira-unger-wilma-fernando-haddad-lucio-telles
Mangabeira Unger, Wilma de Faria e Fernando Haddad (Foto: Lúcio Telles)
A anfitriã, a governadora Wilma de Faria contou com a participação dos ministros Fernando Haddad (Educação), Geddel Vieira Lima (Integração Nacional) e Roberto Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos), além do presidente do BNDES, Luciano Coutinho. Os governadores do Maranhão, Roseana Sarney e de Sergipe Marcelo Déda não compareceram, foram substituídos pelos vices José Alberto Souza e Belivaldo Chagas, respectivamente.

g-governador-natal
Os governadores reunidos em Natal (Foto: Roberto Pereira)

De acordo com o presidente do BNDES, já foram aprovados 291 projetos ligados ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que juntos garantem o investimento de aproximadamente R$ 50 bilhões em obras. Outros R$ 65 bilhões estão em processo de liberação por parte do Governo Federal. Ao destacar a necessidade de elaboração de ações que contribuam para o desenvolvimento do Nordeste, Luciano Coutinho citou o ‘Sergipe Cidades’ como exemplo a ser seguido pelos outros governadores.

g-governador-lucianocoutinho-rp
Eduardo Campos e Luciano Coutinho (Foto: Roberto Pereira)

Um dos temas que mais gerou discussões durante o Fórum foi a necessidade de implementação de medidas urgentes por parte do Governo Federal para atenuar os estragos causados pelas chuvas que caíram na região Nordeste durante as últimas semanas. Grande parte dos governadores solicitou do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira de Lima, medidas rápidas e eficazes para combater o problema.

Gostou ?
Compartilhe !