Fernando Machado

E o Cine PE 2016 foi para Danado de Bom

O XX Cine PE chegou ao fim, na noite deste domingo, e consagrou o pernambucano Danado de Bom, primeiro longa da diretora Deby Brennand, com quatro troféus Calunga: Melhor Filme, Fotografia, Montagem e Edição de Som. A hostess foi a jornalista Graça Araujo. O documentário  acompanha o Mestre João Silva (1935-2003), grande compositor e parceiro de Luiz Gonzaga, em uma viagem pelo sertão até sua cidade natal, Arcoverde, em Pernambuco.

cine-leo-rosa-paula-burlamaqui-valério-lima-denis-feijao-renato-goes-arthur-pizzo

O elenco de Por Traz do Céu: Léo Rosa, Paula Burlamaqui, Valério Lima, Denis Feijão, Renato Góes e Arthur Pizzo (Foto: Daniela Nader)

O cineasta carioca Luiz Rosemberg Filho, que no festival apresentou o longa Guerra do Paraguay, recebeu a Calunga de Prêmio Especial do Júri pelo conjunto de sua obra e contribuição ao cinema nacional. A ficção Redemunho, de Marcélia Cartaxo, da Paraíba, ganhou o prêmio de melhor curta nacional. Na competição de curtas pernambucanos, o vencedor foi Maria, de Carol Correia.

cine-mariana-brennand-fortes

Mariana Brennand Fortes (Foto: Daniela Nader)

O júri oficial do Cine PE foi formado por João Batista de Andrade (diretor e produtor – SP), Guilherme Fiuza (diretor e produtor – MG), Angelisa Stein (produtora – RS), Odilon Wagner (ator – SP) e Ingra Liberato (atriz – BA). O Premio da Crítica, composto pelos críticos João Nunes, André Dib, Andreia Castro, Marcos  Santuário, Renato Hermsdorff e Claudio Bezerra, concedeu o Calunga de melhor longa para Guerra do Paraguay, de Luiz  Rosemberg Filho, e de melhor curta nacional para Pedro Bruscky, de Walter Carvalho.

cine-jonas-bloch-naura-schneider-daniela-nader

Jonas Bloch e Naura Schneider (Foto: Daniela Nader)

O Prêmio Canal Brasil, teve um júri formado pelos jornalistas Maria do Rosário Caetano, Luiz Zanin Oricchio,  Fabiano  Ristow, Edu Fernandes, Ismaelino Pinto, Orlando Margarido e  Julio Cavani, elegeu como melhor curta Redemunho, de Marcélia  Cartaxo. Com o objetivo estimular a nova geração de cineastas, o Canal Brasil oferece, nos principais festivais de cinema do país, um troféu e R$ 15 mil para o melhor filme de curta-metragem, que também é exibido em sua grade de programação.

Gostou ?
Compartilhe !