Fernando Machado

Blog

Data Nacional da Alemanha

a-kassem-fneicher-antje-lindecke-monika-dietman-bock3

Kassem Fneich, Antje Lindecke, Monika e Dietmar Bock (Foto: Fernando Machado)

a-ana-luiza-ferraz-ricardo-wanderley2

Ana Luiza Ferraz e Ricardo Wanderley (Foto: Fernando Machado)

Um chuvisco ameaçou ontem a Data Nacional da Alemanha, no Forte de Cinco Pontas, ou Forte de São Tiago das Cinco Pontas. Acontece que o cônsul geral Dietmar Bock e a consulesa Monika são protegido de São Pedro pois ficou somente na ameaça. O Forte é uma construção no melhor estilo de edificação holandesa do século XVII, construído pelo engenheiro holandês Tobias Commersteijn e com a direção de obras de Peter Van Buerer.

a-alejandra-bomben-antonio-azevedo-hitomi-sekiguchi

Alejandra Bomben, Antônio Azevedo e Hitomi Sekiguichi (Foto: Fernando Machado)

Sua construção foi providenciada para garantir o suprimento d’água das cacimbas de Ambrósio Machado, no extremo sul da ilha de Antônio Vaz, único lugar onde havia água potável no Recife, assim como para impedir que barcos inimigos penetrassem pelas áreas baixas do Rio Capibaribe.

a-bruno-bisson-elodie-fabio-clerici5

O cônsul da França Bruno Bisson, Elodie e Fábio Clerici (Foto: Fernando Machado)

Em 1654, as forças brasileira e portuguesas, comandadas por André Vidal de Negreiros e pelo general Francisco Barreto de Menezes, finalmente derrotaram os holandeses e ocuparam o Forte das Cinco Pontas, tendo a rendição ocorrido na Campina do Taborda, porta sul da cidade, no arredores do Forte. Em 1677, após a rendição dos holandeses, o forte foi reconstruído em pedra e cal com apenas quatro baluartes.

a-jaime-patricia-beserman-laura-4

Jaime e Patrícia Beserman, Laura e Guido Stutz (Foto: Fernando Machado)

Seu nome foi mudado para Forte de São Tiago, mas o povo, fiel a sua origem, logo o chamou de São Tiago das Cinco Pontas. Com a expansão da cidade o forte  perdeu seu sentido de defesa e ganhou novos usos. Nos séculos XVIII e XIX funcionou com prisão e mais tarde como quartel militar. Em 1938 foi tombado como patrimônio nacional e, em 1980 foi restaurado e a partir de 1982 passou a sediar o Museu da Cidade do Recife. Ali podíamos contabilizar muitas histórias que passeiam em nossas mentes, noutras não.

a-johanna-kranz-anja-geasel-laura-schwar5

Johanna Kranz, Anya Geasel e Laura Schwar (Foto: Fernando Machado)

A Lua Nova não deu o sinal de sua graça. O pátio interno do Forte repousam sete palmeiras imperiais imponentes. São Tiago, do seu santuário encravado na parede principal do local, testemunhou o cônsul geral Dietmar Bock e a consulesa Monika, comemorar os 25 anos da Queda do Muro de Berlim (25/11/1989) e o 24° aniversário da Reunificação Alemã (3/10/1990). Os Bock recebiam os convidados ao lado da cônsul Antje Lindecke e o marido Kassem Fneich.

a-jurgen-schlug-dorothea

O vice-cônsul  Jurgen Schlug e Dorothea (Foto: Fernando Machado)

Especialmente para a festa veio da Alemanha a Big Band da Universidade de Halle. Ela chegou à nossa cidade terça-feira, onde fará algumas apresentações, antes de se deslocar até Barreiros e depois esticar até Natal, no Rio Grande do Norte. O regente da banda é o maestro Hartmut Reszel, preparou um repertório fantástico. O crooner foi Tommy A. A banda que ficou sob um toldo na área interna do Forte de Cinco Pontas, tinha 22 músicos, sendo três mulheres. A Big Band deu um brilho sensacional ao encontro.

a-linda-mendell-susana-fichtner5

Linda Mandell e a vice-cônsul Susana Fichtner (Foto: Fernando Machado)

O cônsul Dietmar Bock apresentou o grupo e convidou todos a ficarem de pé a fim de ouvirmos a execução dos hinos da Alemanha, composto por Haydn, terra da banda; o da Comunidade Européia (4ª Sinfonia de Beethoven) e o Hino do Brasil, tocados pela Big Band. Depois o cônsul geral da Alemanha fez sua saudação, em português e em alemão). Lembrou a conquista do titulo de campeão do mundo um momento inesquecível para eles. Depois comandou um leilão de uma camisa da seleção alemã, assinada por todos seus jogadores. O vencedor foi Ricardo Wanderley com um lance R$ 1.200,00, que será destinado para uma ONG que assiste jovens carentes na Mirueira, do jogador Palhinha.

a-martins-heiger-padre-alfredo-hiller5

Padre Alfredo Hiller e Martin Heiger (Foto: Fernando Machado)

O coquetel foi grifado pela Arcádia.e a parte por dois chefs alemãs que moram em Pernambuco. No cardápio canapés (camarão, salmão, gorgonzola e tomate seco), camarão natural com geleia de pimenta, quadradinho de queijo gouda com flor de presunto, bombom folhado de palmito, sorvetinho de bacalhau, pastel folhado de ricota com nozes, flor de filo com carne de sol desfiada e queijo coalho, folhado de frango com gergelim.

a-richard-reiter-valeria5

O cônsul norte-americano Richard Reiter and Valéria (Foto: Fernando Machado)

Também um cardápio preparado por dois chefs alemães com bolo de carne (Fleischkaese) servido em paozinhos, salchicha vermelha defumada (Bockwurst) com mostarda picante, salchicha branca (Weisse Wurst) com mostarda doce, salada de batata com e sem bacon, estilo bávaro (Bayerischer Kartoffelsalat mit und ohne Speck). Para sobremesas mini brownies e mini tortinha de maça com canela.

a-sergio-barza-hartmutreszl-martin-reiger5

Sérgio Barza, o maestro Hartmut Reszel e Martin Reiger (Foto: Fernando Machado)

a-stefan-ketter-claudia

Stevan Ketter e Cláudia (Foto: Fernando Machado)

5

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.