Fernando Machado

Clóvis Pereira: No Reino da Pedra Verde

c-clovis-peixoto-ana-luiza-camara

Clóvis Pereira autografando o livro para Ana Luiza Câmara (Foto: Divulgação)

A Igreja da Madre Deus , no Recife Antigo, segunda-feira, estava lotada para o lançamento do livro Clóvis Pereira – No Reino da Pedra Verde, escrito pelo critico e jornalista Carlos Eduardo Amaral. A obra consta de cinco capítulos. No primeiro um passeio pela sua vida, interior, radio e a musica do maestro. No segundo o foco é movimento Armorial. Na terceira o Conservatório, os concursos de frevo, os bailes e as bandas. No quarto os três anos que estudou em Boston, nos Estados Unidos e no quinto o reconhecimento, ao maestro Rafael Garcia e sua Ana Lúcia, assim como ao violoncelista Antonio Meneses.

c-ademir-araujo-carlos-eduardo-amaral

Ademir Araujo e Carlos Eduardo Amaral (Foto: Divulgação)

A primeira parte do programa tivemos as peças Mourão de Clovis Pereira e Guerra Peixe, o 1º Movimento da Suíte Sem Lei Nem Rei de Capiba, Aboio de Cussy de Almeida tendo como solista a violoncelista Marisa Johnson; e a suíte A Pedra do Reino de Jarbas Maciel. A segunda parte foi a peça A Grande Missa Nordestina de Clovis Pereira, acompanhada da Orquestra de Câmara do Conservatório Pernambucano de Musica, regida pelo maestro José Renato Accioly. Além dos solistas o tenor Jadiel Gomes e a meio-soprano Virginia Cavalcanti e os corais da UFPE e Contracantos regidos por Flavio Medeiros.

c-carlos-eduardo-amaral-clovis-ana-karla-alessandro-carvalho

Carlos Eduardo, Clovis, Ana Karla e Alessandro Carvalho (Foto: Divulgação)

A gestora do Conservatório Pernambucano de Musica, Roseane Hazin, homenageou Cussy de Almeida, Marisa Johnson e claro, Clóvis Pereira, que fez um belo discurso. José Renato Accioly ressaltou a importância da obra de Clóvis Pereira, que recebia os cumprimentos ao lado da esposa, Risomar, dos filhos Clovis, Ana Elizabete e Valéria; e dos netos. O outro filho, Luca não compareceu porque reside na Espanha.

c-henrique-annes-

Henrique Annes, Carlos Eduardo e Clóvis (Foto: Divulgação)

Impossível citar presenças, mesmo assim destacamos a primeira dama de Pernambuco Ana Luiza Câmara, o secretario e senhora Alessandro Carvalho, Ricardo Melo, Enio Laprovitera, maestro Ademir Araújo, Ieda Lucena, o tenor Jefferson Bento, Maria Alice Amorim, Inaldo Sampaio, Marcelo Melo, Sérgio Baza, Palmira Caldas, a pianista Alaíde Rodrigues, violonista Henrique AnnesClovis Pereira e Carlos Eduardo Amaral autografaram mais de 150 livros.

c-clovis-pereira-corais

O maestro Clóvis Pereira autografando e o altar mor da Madre Deus (Foto: Divulgação)

Gostou ?
Compartilhe !