Fernando Machado

Anotações do Cotidiano

Mais 867 leitos de UTI adulto e cinco leitos de UTI pediátrica foram autorizados pelo Ministério da Saúde para atendimento de pacientes graves com Covid-19. A autorização, em caráter excepcional e temporário, é mais uma ação da pasta em apoio ao Distrito Federal e municípios para reforço do Sistema Único de Saúde (SUS) no enfrentamento da pandemia. Estão sendo beneficiados vários municípios de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e o Distrito Federal, conforme portaria publicada no Diário Oficial da União. O valor do repasse mensal será de mais de R$ 41,8 milhões, correspondente à abril.

Desde a chegada da pandemia foi possível perceber alterações no comportamento dos usuários de redes sociais. Um exemplo são as interações nos diferentes ramos da indústria, que mudaram na comparação anual, segundo revela estudo realizado pela Socialbakers, plataforma líder global em soluções para otimização de performance corporativa em redes sociais, recém adquirida pela Astute. De acordo com o levantamento, alimentos como balas, doces, refrigerantes e comidas perecíveis, que tiveram crescimento de 14,9% no Instagram, mas diminuição de 13,9% no Facebook na comparação de 2020 com 2019.

Segundo o Ministério da Saúde, os acidentes domésticos – aqueles que não necessitam de internação, como fraturas ósseas – registraram crescimento de 303% em pessoas de 0 a 15 anos em 2020, se comparado ao ano anterior. Ainda de acordo com o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, apesar da suspensão das cirurgias eletivas durante 4 meses, ocorreram mais de 3 mil cirurgias no período da pandemia. Esse aumento refletiu na expansão da Fix it , startup que desenvolve soluções que auxiliam no procedimento de fraturas e na recuperação de casos pós-cirúrgicos, que de 2019 para 2020 obteve um crescimento de 350%. Explica Felipe Neves, CEO e cofundador da Fix It.

Gostou ?
Compartilhe !