Fernando Machado

A noite das evocações

O maior espetáculo do Carnaval de Pernambuco aconteceu no Marco Zero, segunda-feira. Estamos nos referindo ao Encontro dos Blocos Líricos. É o momento mais marcante, mais brilhante, mais tudo. Foi lindo a gente ver cerca de 30 mil pessoas aplaudindo os blocos “Com violões e pastorinhas mil / Dizendo bem / Que o Recife tem / O Carnaval melhor do meu Brasil”.

b-getulio-cavalcanti-marta-pessoa
Getúlio Cavalcanti e Marta Pessoa do Bloco da Saudade (Foto: Fernando Machado)

O que estragou um pouco foi o Bloco Flor da Lira ler uma poesia para a cantora Dalva Torres e o Pierrot de São José homenagear dona Leocádia Alves e também os irmãos da cantora. Sem dúvida desnecessária. Notável foi a homenagem ao compositor Romero Amorim feita pelos blocos da Saudade e Cordas e Retalhos. Esse sim tem tudo a ver.

b-pierrot-de-sao-jose
Uma ala de Pierrot de São José (Foto: Fernando Machado)

E nunca é demais ouvir “Felinto, Pedro Salgado, / Guilherme, Fenelon / Cadê teus blocos famosos? Bloco das Flores, Andaluzas, / Pirilampos, Apois Fum, /Dos Carnavais saudosos.” E ela foi cantada por Madeira do Rosarinho, Confete e Serpentina, Batutas de São José, Bloco em Poesia, Flor da Lira de Olinda, Menestreis de Paulista, das Ilusões, Pierrot de São José, Cordas e Retalhos, Saudade e Eu Quero Mais.

b-lula-gonzaga
Lula Gonzaga da Flor da Lira de Olinda

Emocionante o povão cantar “Vem conhecer o que é harmonia / Nesta canção / O Inocentes apresenta um lindo / Panorama de folião”, “Quem conheceu Sebastião / De paletó na mão / E aquele chapéu / Por certo está comigo crendo / Que ele está fazendo carnaval no céu”, “Me apixonei por você / Mas você gosta de alguém / Vou procurar esquecer / Porque assim não me convém.”

b-izabel-bezerra-passistas
Izabel Bezerra, presidente do Bloco da Saudade (Foto: Fernando Machado)

Como gostaria que ali estivesse ao lado de Getúlio (O Bom Sebastião) Cavalcanti, Capiba (Madeira de Cupim não rói), Luiz (Voltei Recife) Bandeira, Nelson (Evocações) Ferreira, Luiz de (Panorama de Folião) França, Edgard (Valores do Passado) Moraes, Diná e Waldemar (Onde Andará Maria) de Oliveira, Lourival (Assim Não Convém) Santa Clara, João (Relembrando o Passado) Santiago, Levino (Resposta) Ferreira, Antônio (Frevo Nº 1) Maria, Irmãos (Saudade) Valença e fico sentindo “A dor de uma saudade / Vive sempre em meu coração / Ao relembrar alguém que partiu.”

b-mauro-fontes-sandra-lucia-candida
Mauro Fontes e Sandra Lúcia Candido do Bloco das Ilusões (Foto: Fernando Machado)

E quando o último bloco passou pelo palco do Marco Zero não tive outra opção e voltar a ser um folião solitário resmungando baixinho: “Vou relembrar o passado / Do meu Carnaval de fervor / Neste Recife afamado / De blocos forjados / De cor e esplendor / Na Rua da Imperatriz / Eu era muito feliz / Vendo o bloco desfilar / Escuta Apolônio o que vou relembrar / Os Camponeses, Camelo e Pavão / Bobos em Folia, do Sebastião, / Também For da Lira com seus violões / Impressionava com suas canções.”

b-sandra-melo
A flabelista Sandra Melo do Corda e Retalhos (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !