Fernando Machado

A História dos Sabores Pernambucanos

O filé mignon da sociedade pernambucana compareceu ao lançamento do livro da pesquisadora gastronômica Maria Lecticia Monteiro Cavalcanti, quinta-feira, no Museu do Estado de Pernambuco, A Histporia dos Sabores Pernambucanos. Nem uma chuvinha fina não intimidou a chuva de gente que se reuniu em torno desta maravilhosa obra gastronômica. E tudo era festa e alegria, muita alegria e só alegria.

g-ricardo-essinger-maria-lecticia-sonia-freyre-roberta-correia-rodrigo-moreira
Ricardo Essinger, Maria Lecticia Monteiro Cavalcanti, Sônia Freyre Pimentel, Gilberto Freyre Neto e Roberta Correia (Foto: Rodrigo Moreira)

Uma verdadeira romaria de amigos invadiu o palacete, um marco da arquitetura aristocratica pernambucana, datado do século XIX, da Rui Barbosa. A noite de exaltação à cozinha pernambucana se deve a Fundação Gilberto Freyre e ao Sebrae e muito mais à autora do livro que passou três anos pesquisando, a crema de la crema da cozinha pernambucana. Antes mesmo da abertura oficial, Maria Lecticia já estava consagrada por todos. Era impossível conversar com ela, pois todo mundo queria reverenciar o seu talento.

g-jose-paulo-murilo-guerra-maria-lecticia-diego-nigro
José Paulo Cavalcanti, Murilo Guerra e Maria Lecticia (Foto: Diego Nigro)

Ah, como é bom comer bem. Ah, como é bom quebrar o regime. Apicius deve ter ficado orgulhoso pelos os pratos que ilustram a obra, todos preparados pela própria Maria Lecticia. Na solenidade tivemos as falas de Gilberto Freyre Neto, de Sônia Freyre Pimentel, de Ricardo Essinger e de Maria Lecticia. O seu speech cujo o foco foi de agradecimento impressionou os convidados. Maria Lecticia lembrou o marido, José Paulo, os pais Maria do Carmo e Armando, os filhos, Luciana, José Paulo Neto e Sérgio, a nora Luciana e até a neta Luiza.

g-mesa2-rodrigo-moreira
Esta mesa de bolos servido por mucamas foi muito visitada (Foto: Rodrigo Moreira)

Pelos jardins do Museu foram instalados mesas com vários itens de comidas que estão no livro. Nossos olhos desfilavam sobre queijo de coalho assado, tapioca com vários recheios, canjica, pamonha, bolo de milho, Souza Leão. As comidas de milho foram de Silvana Santos. Uma mesa enorme repousava no grande terraço do palacete com alguns pratos preparados por Maria Leticia, como o doce de laranja, o bolo de macaxeira, a baba de moça e as cocadas.

g-docarmo-armando-monteiro-diegro-nigro
Maria do Carmo e Armando Monteiro Filho (Foto: Diego Nigro)

Dona Maria do Carmo Monteiro, née Magalhães, também mostrou que é uma excelente chef e preparou um dos bolos mais famosos das antigas casas grandes dos engenhos pernambucanos: o grude. E como diria o mestre Gilberto Freyre foi uma festa de consagração à pernambucanidade.

g-mesa-rodrigo-moreira
A primeira dama de Caruaru, Carminha Queiroz, foi conferir a os sabores pernambucanos (Foto: Rodrigo Moreira)

Citar presenças seria totalmente impossível, mesmo assim destacaríamos as senhoras Tereza Magalhães Melo, Juju Peixoto, Cristina Guimarães Ribeiro, Auxiliadora Paes Mendonça, Marly Mota, Carmen Lúcia de Lemos, Marta Freire, Renata Campos, Magdalena Arraes, Maria Digna Pessoa de Queiroz, Margot Monteiro, Geralda Farias, Angela Hazin, os empresários Eduardo Paes Mendonça à côté Ana Maria, Fernando Machado e Julião Konrad, os deputados Roberto Magalhães com sua Jane, e Pedro Eurico. Da imprensa estavam Alex, João Alberto, Paula Imperiano, Vanessa Lins, Flávia de Gusmão, Rebeca Santos, Simone Lima, Katarina Cardoso, Luiz Fernando Veríssimo, Antônio Azevedo, etc.

Gostou ?
Compartilhe !