Fernando Machado

A Batalha dos Guararapes é atração em Boa Viagem

Blandina Macoris, Eliana Padilha e José Arcurso (Foto: Fernando Machado)

Foi reinaugurada segunda-feira, o mural da Batalha dos Guararapes, obra do artista plástico pernambucano Francisco Brennand que passa a compor a fachada da agência Select do Banco Santander, na Rua Antônio Falcão, em Boa Viagem. É bom lembrar que naquele dia fazia três anos da morte de Brennand. O mural consumiu um ano de restauração e realocação. O local marca uma homenagem do Santander Brasil ao artista e ao estado, além de atender ao conceito de gentileza urbana, criando mais um ponto de encontro e convivência entre as pessoas.

Maria Helena Brennand (Foto: Fernando Machado)

O Mural que tem 2m20 de altura por 32m11 de comprimento, e quatro toneladas, reverencia um dos momentos de maior orgulho da história de Pernambuco. Ao lado da obra, foi instalado um painel com uma linha do tempo registrando momentos importantes da vida de Francisco Brennand (1927-2019). E um QR Code na fachada da agência permitirá ao público acessar mais informações sobre o processo de confecção da obra, que retrata a batalha que resultou na expulsão dos holandeses de Pernambuco.

Bibiana Berg (Foto: Fernando Machado)

O processo de restauro e transferência do mural do Centro do Recife, onde estava instalado anteriormente, para a Boa Viagem contou com 18 profissionais especializados neste tipo de trabalho. Durante 12 meses, essa equipe identificou possíveis danos no mural pela exposição do decorrer dos anos, fez a remoção das 729 pedras de cerâmica que compõem a obra, restaurou cada uma delas com uma minuciosa limpeza para retirada de salinidade e, dessa forma, recuperou a coloração original do mural antes da instalação na nova fachada.

Carlos Trevi e Perside Omena (Foto: Fernando Machado)

Todo o processo foi comandado por Pérside Omena, restauradora conservadora e diretora da Grifo Diagnóstico e Preservação de Bens Culturais. No estacionamento da agência do Santander foi erguido um toldo para a solenidade, conduzida pelo gestor Carlos Trevi, responsável para que o mural fosse restaurado. Pelo Santander, José Arcuso (Superintendente Executivo do Nordeste), Bibiana Berg (Superintendente Executiva de Evento, Patrocínio e Cultura), Eliana Padilha (Superintendente para o Nordeste), além de funcionários do banco.

As irmãs Lourdes e Renata Brennand (Foto: Fernando Machado)

Falaram na ocasião Bibiana Berg, Perside Omena, o secretário de Cultura de Pernambuco Oscar Barreto, e o presidente da Fundarpe Severino Pessoa. A filha do homenageado Maria Helena Brenannd prestigiou o evento. DJ Magal fez o fundo musical do encontro. Depois foi servido um coquetel, para 180 pessoas, de se comer rezando para São Francisco de Assis, grifado pela Arcádia. No cardápio destacamos casquinha de lagosta, cambrina com queijo de coalho, postaca de queijo de cabra com uva, bobó de camarão, canelone e arroz de pato.

O médico Boris Berenstein (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !