Ao som do seu hino, “Salve oh! Base que amamos / Solo pátrio, marco de glória / Dos Heróis do passado herdamos / Chama ardente da vitória,” começou quarta-feira, a solenidade dos 59 anos de fundação da Base Aérea do Recife, atualmente comandada pelo coronel aviador João Mauricio Marques Magalhães. A cerimônia foi presidida pelo comandante do II Comar, brigadeiro Hélio Paes de Barros Jr.
General Nilson Ananias, brigadeiro Hélio Paes de Barros Jr, general Américo Salvador de Oliveira, coronel João Mauricio Magalhães e o general Luiz Felipe Linhares (Fotos: Fernando Machado)
Tudo aconteceu na Alameda Santos Dumont, o pátio que fica em frente ao comando da Base. O cerimonial foi do suboficial Balbino. Primeiro aconteceu à entrada do Pavilhão Nacional, depois ouvimos a fala do comandante da Base, coronel Marques e ao som da Ópera Guarani, pela Banda da Base sob a regência do tenente Roberto Kurchchoff aconteceu à entrega de Medalha de Tempo de Serviço para 16 militares.
A senhora Gerlane Magalhães, a major Cristina Pinheiro e a senhora Simone Barros
O céu era de brigadeiro e enquanto acontecia a saída da Bandeira do Brasil, tendo como fundo musical o seu hino, um avião comercial cruzava o espaço aéreo dando um toque todo especial ao momento. Também tivemos uma homenagem ao coronel aviador Antônio Carlos Prado Rodrigues, ex chefe do Estado Maio do II Comar. E finalizando a tropa desfilou em honra ao general Américo Salvador de Oliveira, comandante do CMNE, tendo como fundo musical a Canção do Expedicionário e do Hino do Aviador.
O capitão dos Portos Mauro Gonçalves e sua Márcia
Um destaque para o tenente-coronel da reserva José Nogueira Sobrinho que se incorporou ao contingente durante o desfile. Terminada a parte militar aconteceu um coquetel no Cassino da Base Aérea do Recife para os convidados. Entre as presenças destacamos ainda os generais Nilson Ananias e Luiz Felipe Linhares Gomes, os comandantes Mauro José da Silva Gonçalves com Márcia, Anderson Garcia de Castro e Carlos Henrique Campos Ribeiro, os coronéis Fábio Ponte Pinheiro com Cristina e João Carlos Araújo Amaral.
O cônsul Alejandro Hurtado e o advogado Guilherme Lima
Ainda o cônsul da Argentina, Alejandro Hurtado, o chefe de gabinete do Tribunal Regional Federal Guilherme Lima, Sarah e Ronildo Moreira, o capelão da Base Aérea tenente Joselito Freire, o coronel César Farias Guimarães e sua Tatiana (ele recém chegado de um curso na Rússia), o superintendente da Infraero Fernando Nicácio, Maria Inês Pessoa e Alessandro Paiva também da Infraero, o ex-regente da banda Moisés da Paixão, a jornalista Alzenir Nascimento.
O comandante da Escola de Aprendizes Anderson de Castro, Inês Pessoa e o diretor do Hospital Naval Carlos Henrique Ribeiro