Um almoço para não ser esquecido. Estamos nos referindo àquele que o comandante do II Comar, brigadeiro Louis Jackson Josuá Costa promoveu ontem, no Salão Nobre do Comando Aéreo Regional, em Boa Viagem. O encontro dos mais alinhados foi apresentar o seu substituto o brigadeiro Hélio Paes de Barros Júnior. Antes tivemos um coquetel no gabinete do brigadeiro Josuá, onde destacamos uma tela que retrata a Batalha dos Guararapes, com direito a queijo de coalho empanado, bolinho de bacalhau e caldinho verde.
Os brigadeiros Josuá e Paes de Barros diante da tela da Batalha dos Guararapes (Fotos: Fernando Machado)
O SL é lindo. Na parede do lado esquerdo está a Galeria dos Comandantes. Antes de ser servido o almoço de lugares sentados tivemos duas palavras. A primeira foi do comandante Josuá, que é um verdadeiro lorde. Ele é o novo vice-chefe do Estado Maior da Aeronáutica, em Brasília. A segunda foi a do futuro comandante Paes de Barros que é também outro gentleman. Seu pai, Hélio Paes de Barros, foi chefe do Estado Maior da 2ª Zona Aérea (atualmente II Comar), nos anos de 1973 e 1974.
O brigadeiro Paes de Barros, Fernando (Infraero) Nicácio e o general Salvador
O almoço en petit comité foi dos mais descontraídos e ao som de música ambiente. No repertório obras eruditas e até o pernambacaníssimo frevo. Os convidados foram colocados em seis mesas de seis lugares. O serviço lembrava um hotel de cinco estrelas. Ao centro estava a mesa onde repousavam carne de sol desfiada, feijão verde, roupa velha, farofa branca e de jerimum, macaxeira frita, batata doce e inhame. Não esquecer a manteiga do sertão o arroz carreteiro e vinagrete. Os sargentos/chefs Bernardo e A. Carlos estão de parabéns. Tudo era de se comer rezando. Já ia me esquecendo as sobremesas: bolo de coco e sorvete de pitanga com farofa de tareco e mel de engenho.
Celso (Globo) Coli, brigadeiro Josuá e Ronnan (Globo) Drummond
Participaram do encontro os generais Américo Salvador de Oliveira e Nilson Caldas Ananias, os coronéis Antônio Carlos Prado Rodrigues, João Mauricio Marques Magalhães, Fábio Pinheiro, Roberto Costa, José Luiz Jaborandy e Ronildo Moreira, os desembargadores José Fernandes de Lemos, Eurico Correia Filho e Marcelo Navarro, a deputada Elina Carneiro, Celso Coli, Celso Muniz, os juízes Maria Placidina Araújo, Arizona Araújo Junior além de Elenilda Cunha, Maria Inês Pessoa, Ronan Drummond, Fernando Nicácio, Weber Wanderley Lins e Antônio Veríssimo.