Fernando Machado

Gravatá é A Luz do Mundo


Os bailarinos sobrevoando o público (Foto: Gustavo Galvão)

Domingo fui assistir ao espetáculo A Luz do Mundo um presente que a Secretaria de Turismo de Pernambuco, leia-se o secretário Alberto Feitosa, em parceria com a Empetur cujo presidente é André Correia e a secretaria de Turismo de Gravatá, à frente Ricardo Guerra. Foi a última ação deste gravataense à frente da pasta. Ricardo, sem dúvida, foi o maior e melhor secretário de turismo que minha terra já teve.


A dança do fogo e atrás uma de água (Foto: Gustavo Galvão)

A Luz do Mundo assinado por Valério Festi está maravilhoso e as 20 cenas que contam o nascimento de Jesus são de a gente aplaudir de pé. É bom frisar que os figurantes todos da terra de Monsenhor José Elias receberam uma verba. É ou não é uma ação de grande alcance social? A Luz do Mundo somente repousou em Gravatá graças também ao Banco Itau e a Eletro Shopping.


Essas bolas coloridas fizeram muito sucesso (Foto: Gustavo Galvão)

Passava 10 minutos das 19h quando surgiu no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar, Papai Noel (Fábio Lima) com os eufos montados nas bicicletas do Itaú. Eles passam a explicar o sentido natalino via a encenação. Depois surge Maria, interpretada por Milka Vasconcelos Gomes, aparecer ao lado de várias crianças.


André Correia e Alberto Feitosa (Foto: Fernando Machado)

Na seqüência surge do céu um anjo para dizer a Maria que ela foi escolhida para ser a mãe do filho de Deus. Noutra cena Maria já surge grávida e José (João Gabu) vestido de vaqueiro chega a casa. Como reza na Bíblia o futuro marido de Maria ficou irritado ao vê-la grávida. Porém o anjo aparece em sonho para José e explica que Maria foi escolhida para receber o Espírito Santo.


O anjo diante de Maria, José e Jesus (Foto: Gustavo Galvão)

A encenação põe até um padre para presidir a cerimônia. E como em todo casamento temos uma festa e nesta com sabor sertanejo. Tudo a base de baião ao som de músicas de Luiz Gonzaga, que foi o homenageado do evento. Outro momento bonito foi àquela parte do Censo de Herodes. Com direito a uma bailarina fazendo a dança do fogo.


Valério Festi e Ricardo Guerra (Foto: Fernando Machado)

Um novo palco móvel surge entre a platéia desta feita para mostrar a passagem dos três Reis Magos seguindo o caminho indicado pela estrela de Belém. Inesquecível a parte da anunciação do nascimento de Jesus (Vitor Gabriel Arruda) com direito a bolas gigantes coloridas, tendo como fundo musical Roberto Carlos cantando a sua composição Nossa Senhora. Noutro palco móvel temos a cena de nascimento de Jesus, agora com da Ave Maria de Luiz Gonzaga, que deixou muita gente visivelmente emocionada.


Fátima, Nilza, Isabella e Vania Guerra (Foto: Fernando Machado)

E sobre o público surgem anjos voando e jogando papel picado sobre eles. Os Reis Magos visitam Jesus e entregam três presentes ao filho de Deus: ouro, incenso e mirra. Outro momento deslumbrante é quando a pomba da paz surge entre fogos de artifícios. E acontece uma dança de palcos volantes. Não esquecer o momento da fuga de Jesus por conta de Herodes e toda entourage vestida de vaqueiros.


Cecilia Correia e Luciana Fernandes (Foto: Fernando Machado)

Estamos chegando ao final do espetáculo e cerca de 10 mil pessoas vão ao delírio quando Papai Noel aparece voando sobre ele. E o fundo musical é de fazer a gente chorar de emoção, pois é a cantora Simone que interpreta Então é Natal. Informação importante: Os próximos espetáculos são na próxima sexta-feira, às 19h e sábado com duas sessões. A primeira às 17h e a segunda às 20h.


Mauricio Meneses e Ariadne Quintella (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !