O general Manoel Luiz Pafiadache e o governador Paulo Câmara (Foto: Fernando Machado)
O general Eduardo Villas Boas à côté Cida (Foto: Fernando Machado)
O Quartel General do Comando Militar do Nordeste, no Curado, é um verdadeiro santuário da Mata Atlântica onde repousam árvores centenárias, e vivem alguns animais em extinção. Pois foi neste cenário deslumbrante, que aconteceu, quarta-feira, à noite, a passagem de comando do general Manoel Luiz Narvaz Pafiadache para o também general Artur Costa Moura. No céu uma lua cheia rodeada de estrelas testemunhavam a bela cerimônia.
General Pafiadache, Quice com as filhas Adriana e Renata, com o neto Enzo (Foto: Fernando Machado)
Claudia e o general Artur Costa Moura (Foto: Fernando Machado)
O espelho de água, localizado diante do QG, estava vazio, devido a dengue. Senti falta do balé dos peixes. Uma bandeira do Brasil enorme cobria todo aquele espaço. A Banda de Música do 14º BI ficou na rampa e quando foi anunciado o nome do governador Paulo Câmara, aliás, uma surpresa para mim, pois desde 2009, quando recomecei a participar das solenidades nenhum chefe do executivo pernambucano, prestigiava o evento, executou uma introdução do Hino de Pernambuco.
Verônica e o ministro do STM Lúcio Mario Góes (Foto: Fernando Machado)
Os almirantes Afranio de Paiva Moreira Junior e Claudio Portugal de Viveiros (Foto: Fernando Machado)
As solenidades militares sempre são bonitas e com um toque de pompa e circunstância, e a de quinta aconteceu neste compasso. O mestre de cerimônias Major Alan Martins, avisou a entrada no pátio Pátria Brasil, da tropa, com cerca de 300 homens, formada por vários pelotões. No palanque estavam as autoridades, entre outras, o governador Paulo Câmara, o comandante do Exercito, general Villa Boas (presidiu a cerimônia), o ministro do Supremo Tribunal Militar, general Lucio Mário de Barros Góes; o comandante sucedido e o seu sucessor.
Gláucia e o general Nilson Ananias (Foto: Fernando Machado)
O general Geraldo Gomes de Mattos e Sandra (Foto: Fernando Machado)
Tivemos a homenagem para um grupo de ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira, tendo como fundo musical o Exórdio de Ex-Combatentes. Na sequência tivemos a execução do Hino Nacional, acompanhado de um coral de 600 vozes. Também foi lida a exoneração do general Pafiadache e foi ouvida sua palavra. O general Pafiadache fez o discurso de despedidas recheado de patriotismo. Lembrou os nomes dos generais Enzo, Villa Boas, e Mattos, o coronel Edson e o vereador André Régis. Muito bonito, por sinal.
Maria de Fátima e o general Márcio Roland Heise (Foto: Fernando Machado)
O secretário de Defesa Alessandro Carvalho e o cônsul geral da França Bruno Bisson (Foto: Fernando Machado)
Depois tivemos a leitura da nomeação do novo comandante além da leitura do curriculum Vitae do general Artur Costa Moura. O discurso do Comandante do Exercito, general Eduardo Dias da Costa Villas Boas foi tocante e descontraído. A partir daí começou a transmissão de cargo. O Comandante do Exercito acompanhado dos generais Pafidache e Moura, foram até os supedâneos para as palavras de praxe. Concluindo tivemos o desfile da tropa ao som do dobrado Fibra de Heróis.
Os coroneis Cavalcanti, Eduardo, Albuquerque e Cunha (Foto: Fernando Machado)
O comandante da PMBA Anselmo Brandão, o chefe da Casa Militar Gomes e o comandante do CBBA Francisco Telles (Foto: Fernando Machado)
A tropa estava formada pela Banda Musica do 14º Batalhão de Infantaria Motorizada; Comando da Tropa, Guarda-Bandeira (composta pela Bandeira Nacional e pelo estandarte histórico do CMNE); Guarda de Honra do 14º Batalhão de Infantaria Motorizado; os grupamentos de Bandeiras Históricas; de Insígnias de Organizações Militares do CMNE; do Comando do CMNE; da 6ª Região Militar; da 7ª Região Militar; da 10ª Região Militar; do 1º Grupamento de Engenharia; da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada; da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada; do 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado; o 4º Batalhão de Policia do Exercito; do 4º Batalhão de Comunicação, Companhia de Guarda e Batalhão de Infantaria da Caatinga.
O delegado sergipano Jocélio Fróes, Patricia Correa, general Moura e Andrew Sellhorn (Foto: Fernando Machado)
Os comandantes Marcelo Petrilli Pacheco, Marcos Valle de Moura e Rui Guilherme da Gama (Foto: Fernando Machado)
Encerrada a solenidade militar todos, saíram do Pátio Pária Brasil e se deslocaram para os jardins interno do Quartel General para a recepção. O bufê foi grifado pelo staff do CMNE, à frente o capitão Anselmo, cujo cardápio constou de crepes, comidas japonesas e estrogonofe de carne. Tudo isso regado a uísque Johnny Walker Red Label, cerveja, sucos de frutas da época e refrigerantes. Um conjunto formado por componentes da Banda de Musica do CMNE fez o fundo musical.
Luciana e o vereador André Régis (Foto: Fernando Machado)
O coronel Clovis Melo e o major Alan Martins (Foto: Fernando Machado)