Fernando Machado

Em tempo de Virtuosi

Dois importantes polos culturais do Agreste pernambucano serão palco, este mês, de uma maratona de música clássica com o Virtuosi, um dos festivais de câmara mais respeitados do Brasil. Garanhuns e Gravatá recebem, em sequência, novas edições do evento que une excelência artística e curadoria sofisticada, sob a direção da pianista Ana Lúcia Altino – tudo com acesso gratuito. É a chance de vivenciar, em cenários icônicos e acolhedores, apresentações de altíssimo nível com músicos de todo o Brasil.

O Trio Capitu (Foto: Allan Fernandes)

Em Garanhuns, o XVIII Virtuosi na Serra integra o calendário oficial do XXXIII Festival de Inverno da cidade. Seis concertos acontecem nos dias 18, 19, 20, 24, 25 e 26 de julho, na Capela do Seminário São José. A noite de abertura será com Edson Cordeiro, em apresentação com a Orquestra Jovem de Pernambuco, sob regência de Carlos Anísio. A agenda traz também o pianista Luis Felipe Oliveira, Trio Capitu, o violista Rafaell Altino, o pianista Lucas Thomazinho, entre outras atrações de destaque do universo da música clássica.

O pianista André Mehmari (Foto: Divulgação)

Logo em seguida, é a vez de Gravatá receber o XIV Virtuosi, de 29 de julho a 2 de agosto, com apresentações na Igreja Matriz de Sant’Ana. Patrocinado pela Prefeitura de Gravatá, com incentivo do Funcultura e apoio da Cepe, o festival retorna à cidade com concertos diários. A soprano Adriane Queiroz, irá se apresentar na abertura junto à Orquestra Jovem de Pernambuco, sob regência de Nilson Galvão. Na programação, nomes como o pianista e compositor André Mehmari, além de concertos celebrativos a Piazzolla, Mozart e Tchaikovsky.

Gostou ?
Compartilhe !