Richard Reiter e David Guas (Foto: Fernando Machado)
David Guas, Luana Barros, Matheus Cavalcanti, André Vilela, Isabella Jarocki e Fernando Fonseca (Foto: Fernando Machado)
O Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife, leia-se o cônsul geral Richard Reiter, e a consulesa Valéria, movimentaram, sexta-feira, no Beach Club, no Sheraton Reserva do Paiva, um jantar de a gente comer rezando para Nossa Senhora Aparecida. Tivemos três destaques no encontro: o chef norte-americano David Guas, e o chef português Fernando Fonseca prepararando pratos de New Orleans e de Portugal, respectivamente e a participação dos alunos da Faculdade Boa Viagem.leia-se Isabella Jarocki.
Cesar Santos, David Guas, Fernando Fonseca, Isabella e Walter Jarocki (Foto: Fernando Machado)
O que poderia ter sido um duelo de titãs foi na verdade um encontro de alta gastronomia, no Beach Club, que fica debruçado para uma enorme piscina e mais um pouquinho o mar. Esse encontro chiquérrimo fez parte da comemorações dos 200 anos do Consulado dos Estados Unidos no Recife. Nesta grande de gastronomia tivemos três speeches. Uma do cônsul Richard Reiter, e as duas últimas dos chefs David e Fernando, explicando seus pratos.
Ana Paula Stutz, Valeria Reiter e Tinane Almeida (Foto: Fernando Machado)
Durante o jantar, o chef Cesar Santos nos confidenciou que foi um sucesso as aulas que o chef David Guas proferiu para os alunos da Faculdade Boa Viagem, assim como em Natal no Rio Grande do Norte e em Caruaru, além da comunidade carente mantida pelo Instituto Shopping Recife, em Boa Viagem. Neste último David Guas ensinou como preparar Jambalia de frango e de linguiça, um prato muito tradicional na sua terra natal, Nova Orleans.
Joanna Ferreira, Matt e Anna Keener (Foto: Fernando Machado)
Antes do jantar foi servido um coquetel de polvo com batata doce e compota de cebola roxa, salmão marinado com alecrim e creme azedo, bruscheta de Parma, tomate e manjericão, ostras frescas com limão, queijo de coalho com carne de sol e cebola, vieiras defumadas com manteiga de pimenta, porco com especiarias e cerveja, além de um bobó de Mexilhão. Para jantar tivemos no cardápio Lobster Maison by chef Guas, bacalhau prime salteado com espargos e shimeji by chef Fonseca.
Guido Stutz, David Guas, Richard Reiter e Fernando Fonseca (Foto: Fernando Machado)
Ainda grilled New Orleans style BBQ Shrimps & Grits by Chef Guas, filete de dentão e sua crosta de mandioca com molho de moqueca by Chef Fonseca e como sobremesa baby buttermilk beignets by Chef Guas. Lembra muito sonho, mas sem recheio e tem uma cobertura de açúcar mofo que é uma maravilha. Nessa mistura de pratos de Nova Orleans e portugueses, quem saiu ganhando foram os privilegiados que participaram do dinner.
Lucinda Eulálio e Homero Eulálio Vieira (Foto: Fernando Machado)
Conhecido por manter viva a culinária de Nova Orleans, na Louisiana. David Guas escolhido pela revista O de Oprah Winfrey, vom um dos 10 melhores chefs da pastelaria dos Estados Unidos e também finalista do People’s Best New Chef in the Country, promovido pela revista Food & Wine. Na TV, foi apresentador do programa American Grilled (Travel Chanel) e fez diversas participações no The Today Show (NBC) e Chopped (Food Network) e Uniques Sweets (Cooking Chanel. Sai de lá com aquele gostinho de quero mais.
Pascoal e Katia Romijn (Foto: Fernando Machado)
Rose Blanc (Foto: Fernando Machado)