Fernando Machado

Da Praça Sérgio Loreto para o Mundo

e-praça-sergio-loreto-1925-iba-mendes

A Praça Sérgio Loreto em 1925 (Reprodução do Blog de Iba Mendes)

Gosto muito de começar uma matéria escrevendo sobre o seu passado glorioso. E quase tudo no Recife de Antigamente o era. Por exemplo para resolver os constantes problemas de alagamentos causados pela variação das marés no caminho que unia a Fortaleza de Cinco Pontas e Afogados, isso no final do século XVIII, o governador D. Tomás José de Melo mandou fazer reparos no aterro anteriormente construído. Para essa obra foi necessária obter areia, retirada de um terreno particular junto ao complexo.

e-ana-luiza-paulo-camara

A primeira dama de Pernambuco Ana Luíza e o governador Paulo Câmara (Foto: Fernando Machado)

e-cristina-geraldo-julio-de-mello-filho

A primeira dama do Recife Cristina e o prefeito Geraldo Júlio de Mello Filho (Foto: Fernando Machado)

Nessas escavações fizeram um viveiro de peixes que ficou conhecido por Viveiro do Muniz, numa referência ao dono do terreno, Antônio José Muniz. Nele, havia muitos peixes e a sua pesca era privativa do governador. Pois foi neste espaço, depois de vários aterramentos, que surgiu a Praça Sérgio Loreto, no bairro de São José. Seu traçado original com características do paisagismo inglês – linhas curvas, imitando as linhas da natureza, delineando o lago e os passeios sinuosos, sombreados por grandes árvores e imponentes palmeiras imperiais – foi definido em 1924, e sua instalação realizada pelo prefeito Antonio de Góes, em 1926, em homenagem ao governador.

e-romildo-sheila-wanderley-joão-alberto

Romildo, Sheila Wanderley e João Alberto (Foto Fernando Machado)

e-clotilde-antonio-mario-de-abreu-pinto

Clotilde e Antônio Mário Pinto (Foto: Fernando Machado)

Antes, era conhecida como Praça do Muniz, Campina do Bodé e Praça Siqueira Campos. A Praça era considerada o mais belo jardim do Recife: possuía coreto em que bandas de música faziam retretas, existia a Ilha dos Amores e a calçada do jardim, apelidado de quem-me-quer, de onde os rapazes dirigiam galanteios às moças que ali surgissem. Quem sabe a turma alegre também não batia o ponto por lá. Na administração do prefeito Augusto Lucena (1971-1975), com a ampliação da Avenida Dantas Barreto depredou parte do bairro de São José e da área da Praça Sérgio Loreto.

e-andré-valença-lelé-carvalho

André Valença e Lelé Carvalho (Foto: Fernando Machado)

e-armando-babaioff-ivan-neves-simon-contart

Armando Babaioff, Ivan Neves e Simon Confort (Foto: Fernando Machado)

A Sérgio Loreto é contornada pela Rua Imperial e pela Avenida Sul. No seu logradouro, foi inaugurado em 1975, um monumento em concreto armado polido em homenagem aos heróis da Restauração Pernambucana, by o escultor Abelardo da Hora. Com o tempo a praça foi esquecida pelo governo municipal e a população em geral não mais a visitava. Tornou-se moradia de mendigos, depósito, “sanitário”, ponto de venda e consumo de drogas, o que muito contribuiu para que os assaltos fossem constantes em seu entorno. Após muitas reclamações, o governo municipal realizou algumas intervenções necessárias para revitalizá-la.

e-chico-cesar-barbara-santos

Chico Cesar à côté Bárbara Santos (Foto: Fernando Machado)

e-valeria-richard-reiter

O cônsul geral dos EUA Richard Reiter e a consulesa Valéria (Foto: Fernando Machado)

A partir de 2009 o Clube de Máscaras Galo da Madrugada, que possui um galpão nos seus arredores decidiu adota-la. Este texto foi feito sobre uma pesquisa da bibliotecária Virginia Barbosa da Fundação Joaquim Nabuco. Pois bem foi neste local que foi fincado o Camarote do Galo da Madrugada, com 1.200 m², com o tema  “Galo, Frevo e Manguebeat – Homenagem a Chico Science”. O camarote foi decorada por Romildo Alves. Dentro dele existia um curralzinho Vip, somente para autoridades. Para minha surpresa e sem pedir, ganhei uma pulseirinha para ter acesso a ele.

e-danielle-ribeiro-sophia-lins

Danielle Ribeiro e Sophia Lins (Foto: Fernando Machado)

e-eduardo-neto-cesar-santos-junior-macedo-andré-wanderley-ricardo-queiroz

Eduardo Neto, Cesar Santos, Junior Macedo, André Wanderley, Diogo Viana e Ricardo Queiroz (Foto: Fernando Machado)

Como fui barrado na entrada do camarote, pois a assessoria de imprensa do Galo não mandou a credencial e, ou camiseta. Fiquei muito feliz com esta regalia, dada pelo diretor de marketing Guilherme Menezes. Como passo despercebido posso observar os movimentos dos foliões. De repente acontece um alvoroço no camarote é que estão chegando alguns artistas televisos do sul, pois os daqui são ignorados solenemente, rodeado de seguranças para evitar os selfies e fotos com eles, que entram rapidamente para o camarote, que dentro dele ainda tem ou curralzinho only for them.

e-goretti-frança-lula-lira

Goreti França e a filha de Chico Science Lula Lira (Foto: Fernando Machado)

e-joão-fernando-cooutinho-erika-amorim

O deputado João Fernando Coutinho e Erika Amorim (Foto: Fernando Machado)

Pude ver o abre alas do Galo da Madrugada, sempre muito vistoso. E na sequencia começou a surgir os trios elétricos, parece que foram 24, mas prefiro dizer 25, o numero 24 não muito aceito, aliás nem sei se atualmente existe o preconceito com o 24, que no jogo de bicho é veado. Essa comunida está tão grande que bofe brevemente será minoria. Quem diria. E comigo dizia o papa do colunismo social Ibrahim Sued: “Olho vivo, que cavalo não desce escada”. Para evitar bulling não quis registrar jornalistas televisivos. Ano passado tiv uma lição.

e-jorge-natalia-narvaez-liliana-ayalde

A embaixadora dos Estados Unidos, Liliana Ayalde, com o marido Jorge Narvaez e a filha Natália  (Foto: Fernando Machado)

e-marcela-menezes-valeria-reiter-ana-neri-meneses-felipe-menezes

Marcela Menezes, Valeria Reiter, Ana Neri e Felipe Menezes (Foto: Fernando Machado)

Muita gente me disse que as músicas de Chico Science foram as mais cantadas no desfile do Galo da Madrugada, que esse ano achei com menos gente. Todavia quando tocaram o hino do nosso Carnaval, Vassourinhas, de Matias da Rocha e Joana Bezerra – estes dois nunca foram homenageados pelos coordenadores do Carnaval do Recife. É ou não uma vergonha? – fiquei arrepiado. Esse frevo mexeu até com a embaixadora norte-americana Liliana Ayalde, que ensaiou uma passos de frevo. Amei, Ms Ayalde.

e-maria-claudia-souza

A musa do Galo da Madrugada, Maria Claudia Souza (Foto: Fernando Machado)

e-mauricio-gama-liana

Mauricio e Liana Gama (Foto: Fernando Machado)

Adorei o pout pourri de Capiba, como Você diz que ela é bela / Ela é bela sim senhor / Porém poderia ser mais bela / Se ela tivesse o meu amor / Meu amor / Bela é toda natureza / Oh! Bela / Bela é tudo que é Belo / Oh! Bela / O sorriso da criança / O perfume de uma Rosa / O que fica na lembrança / Belo é ver o passarinho / Oh! Bela / Indo em busca do ninho / Oh! Bela / Todo mundo se amando / Com amor e com carinho / Uns sorrindo outros chorando de amor”.

e-miguel-henrique-madalena-albuquerque-luiza-nogueira-newman-belo-berenice-andrade-lima

Miguel Henriques, Madalena Albuquerque, Berenice Andrade Lima, Luiza Nogueira e Newman Belo (Foto: Fernando Machado)

e-nanie-paiva-lobo

Nanie Lobo, née Paiva (Foto: Fernando Machado)

Também festejar por várias a música de Luiz Bandeira, “Voltei, Recife / Foi a saudade / Que me trouxe pelo braço / Quero ver novamente / “Vassoura” / Na rua abafando / Tomar umas e outras / E cair no passo / Cadê “Toureiros”? / Cadê “Bola de Ouro”? / “As Pás”, Os “lenhadores” / O “Bloco Batutas de São José”? / Quero sentir / A embriaguês do frevo / Que entra na cabeça / Depois toma o corpo / E acaba no pé”. Senti falta dos frevos de rua de Nelson Ferreira.

e-olavo-andrade-lima-daniella-gusmão-roberta-jungmann-juliana-carlos-augusto-costa

Olavo Andrade Lima, Daniella Gusmão, Roberta Jungmann, Juliana e Carlos Augusto Costa (Foto: Fernando Machado)

e-paloma-gonzalezbrian-cohen

A diplomata norte-americana Paloma Gonzalez e Brian Cohen (Foto: Fernando Machado)

E agora vem o item gastronomia. Os dois mil convidados foram servidos por 85 garçons e consumiram 25 caixas de uísque, 35 pacotes de refrigerantes e 400 sacos de 15 quilos de gelo. O bufê maravilhoso foi grifado pelo La Cuisine de Sophia Lins. Para o café da manhã tivemos cesta de frutas tropicais (maçã, banana, tangerina, pera, carambola, uvas), sanduíches no pão de metro com pasta de frango, mussarela e presunto, cuscuz com carne seca e cenoura ralada, sanduicha de pão metro de requijão, mussarela e presunto, cuscuz de carne seca acebolada, bolos de laranja e formigueiro.

e-silvio-meira-katia-betmann

Silvio Meira e Kátia Betmann (Foto: Fernando Machado)

e-sergio-marone

O ator Sérgio Marone (Foto: Fernando Machado)

 

Na Ilha regional caldinhos de peixe e feijão, acompanhados de ovo de codorna e torresmo, mariscada à pernambucana com farofa na manteiga, arrumadinho traciona com carne seca, feijão verde, vinagrete e farofa na manteiga, cuscuz com carne seca acebolada. Na Ilha de massas, salada italiana com penne, castanhas, tomate seco, parmesão e rúcula ao pesto, ravióli de queijos nobres, cappelletti de carne, acompanhados de molhos bolonhesa, béchamel com cubos de presunto e tomates frescos com manjericão. Não esquecer a Ilha de lanche, com mini quiche de lorraine, coxinhas de frango, pasteis de queijo e de carne, mini hambúrguer com queijo mussarela, cachorro quente com batata palha, ketchup e maionese, além de  batatas chips.

Gostou ?
Compartilhe !