Fernando Machado

Carlos, Rodrigo, Tânia e André

Tânia, André Carneiro Leão e o filho que é cônsul do Uruguai, Rodrigo Carneiro Leão, movimentaram, quinta-feira, no seu belíssimo palacete ou seria um museu, em Olinda datado de 1865, um jantar de a gente comer rezando para Nossa Senhora de Luján. A recepção foi em torno do embaixador do Uruguai Carlos Amorin, que estava acompanhado pelo ministro conselheiro da Embaixada em Brasilia, Bóris Suetoborsky. Eles vieram para prestigiar o jogo entre as seleções do brasileira e uruguaia.

a-sergio-carneiro-leão-tianen-almeida-carlos-amorin-tania-carneiro-leão-boris-svetoborsky

Sérgio Carneiro Leão, Tinane Almeida, Carlos Amorin, Tania Carneiro Leão e Bóris Suetoborsky (Foto: Fernando Machado)

O palacete que é no estilo neoclássico, aliás, a única residência na Marim dos Caetés grifada pelo francês Louis-Léger Vauthier, o mesmo que projetou o Teatro de Santa Isabel. O imóvel já foi Jóquei Clube, pertenceu ao escritor Silva Jardim, que em 1928 caiu na cratera do Vesúvio, em Nápoles, na Itália e foi adquirido pelo pai de Tânia, Eufrásio Barbosa, que depois foi prefeito da Cidade. Não esquecer por lá passaram a Rainha da Itália, Maria José de Sabóia, Jorge Amado, Zelia Gattai, Capiba, Gilberto Freyre, José Condé, Elis Regina, Zé Kety e Jânio Quadros.

a-tania-carneiro-leão-maria-silvia-laurindo-rodrigo-carneiro-leão

Maria Silvia entre Tânia e Rodrigo Carneiro Leão (Foto: Fernando Machado)

Eufrásio Barbosa era prefeito de Olinda, e o casarão era um oráculo do carnaval. Otilia e Eufrásio eram reverenciados por todas as agremiações carnavalescas que passavam diante deles, com direito a paradinha e tudo. O casarão até lembra um santuário ecológico, pois é rodeado de uma centenária aroeira, mangueiras, oliveiras roxas, goiabeiras, buganvilias e figueiras. Primeiro, os convidados, a chefe do Escritório do Ministério das Relações Exteriores no NE Maria Silvia Laurindo, Tinane Almeida, Sérgio Carneiro Leão, Fernando Mendonça, Márcia e Mauricio Galvão, ficaram no caramanchão coberto de buganvilias rosa choque.

a-carlos-amorin-fernando-mendonça

Carlos Amorin e Fernando Mendonça (Foto: Fernando Machado)

Enquanto se conversava com o embaixador, Carlos Amorin, degustávamos pastéis de festa, bruschettas e vários tipos de queijos. Tudo isso regado a vinhos uruguaios, uisque Haig Supremo e Moet Chandon. Depois todos foram para a sala de jantar, outro esplendor. Nas paredes repousam cusquenhos, Lula Cardoso Ayres, Zé Claudio, Farnese de Andrade, gravuras de Franz Post e quadros da própria dona da casa, que é uma excelente artista plástica. Ainda pudemos admirar cadeiras Dom José e sofás Beranger. Não esquecer as imagens barrocas.

a-mauricio-marcia-galvão-tania-carneiroleão-carlos-amorin-rodrigo-carneiro-leão

Mauricio e Márcia Galvão, Tania Carneiro Leão, Carlos Amorin e Rodrigo Carneiro Leão (Foto: Fernando Machado)

Tem coisa mais chique do que comidinha feita em casa? O bufê foi assinado por Tania e sua secretária Maria. O cardápio foi de páscoa:  bacalhau à Uruguai, cavala amarela ao molho de coco, quibebe, feijão de coco, filé iconoclasta ao molho de gorgonzaola acompanhado de filhoses de batata, e claro arroz. Como sobremesas manjar de manga à Jorge Amado, bolo de chocolate, pudim de leite e sorvete. Gente os encontros na casa dos Carneiro Leão são de arrasar quarteirão e sempre um très chic. A gente sai com aquele gostinho de quero mais.

a-tania-carneiro-leão2

A diva Tânia Carneiro Leão (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !