O Recife Convention & Visitors Bureau fez um levantamento do ano e comemorou as conquistas de 2025. Dentre os motivos para celebrar está o número de eventos captados, com destaque para congressos e encontros relacionados à saúde, que garantem uma agenda contínua até 2033, reforçando a relevância econômica e estratégica do destino. Diante dos números positivos, Recife se consolida como um dos principais destinos do país para o turismo de negócios e eventos, impulsionado pela atuação do Recife Convention, que foca na captação de novos eventos, além dos que já estão previstos na região.
O gerente geral do Novotel Luiz Gustavo Alves entre Hellen Lopes e Carolina Oliveira (Foto: Fernando Machado)
Segundo a diretora executiva Hellen Lopes, o sucesso das candidaturas reflete diretamente o trabalho estratégico conduzido pelo Recife CVB — somado ao amadurecimento do destino e à chegada de novos equipamentos que elevaram o padrão da cidade no mercado MICE – Meetings (Reuniões), Incentives (Incentivos), Conferences (Conferências) e Exhibitions (Exposições). “Tivemos um ano extremamente positivo. De janeiro a novembro, captamos 22 eventos, que representam um impacto econômico estimado de R$ 79 milhões, reunindo 41 mil participantes e alcançando 71% de sucesso nas candidaturas apresentadas, confessa Hellen.
Marília Gilka Oliveira, Sheila Wanderley e Paula Losada (Foto: Fernando Machado)
Dentre novidades que devem contribuir com o aumento de turistas internacionais, por sinal, é a ampliação da malha aérea com o retorno dos voos diretos entre Recife e a Europa por meio da companhia Iberia. Complementando os voos já existentes da Azul, os trechos entre Madri e Recife, que estarão disponíveis a partir de 13 de dezembro, com duração estimada de 8 horas e 20 minutos, deve ser um dos impulsionadores, segundo a presidente do Convention, Carolina Oliveira. Além disso, com as novas estruturas, conectividade aérea ampliada e um calendário robusto, Recife se posiciona como um dos destinos mais atrativos para o turismo de negócios no país.
Carolina Oliveira e Hellen-Lopes (Foto: Fernando Machado)
Já em 2026, Recife já conta com seis grandes congressos médicos captados, envolvendo áreas de alta complexidade como cardiologia, medicina intensiva, radiologia, reprodução assistida, endoscopia e medicina regenerativa. Os eventos do próximo ano apresentam uma média de 800 a 3.500 participantes cada, o que totaliza entre 8 a 10 mil profissionais circulando pela cidade. Esses dados evidenciam a confiança das sociedades médicas no destino e consolida Recife como hub nacional de inovação, tecnologia e prática clínica avançada. A pauta de eventos dos próximos anos, considerando as projeções de 2026 a 2033, confirma o crescimento do destino: 53 eventos estão previstos, somando um público estimado em mais de 1 milhão de pessoas.


