E se você quiser homenagear seus vizinhos estrangeiros, com votos de Feliz Natal, diga Joyeux Noel para os franceses, Merry Christmas para os ingleses, froheweihnachten para os alemães, Feliz Navidade, para os espanhóis, buonnatale aos italianos, wesotychswiat para os poloneses. Em japonês, é MeriiKurisumasu, ou メリークリスマス. E para os brasileiros, Feliz Natal!
Em 1889 a Senhora Noel, esposa do Papai Noel, foi introduzida pela primeira vez ao mundo pelo livro Goody Papai Noel em um passeio de trenó pela poeta Katherine Lee Bates. Antigamente, os brinquedos e doces eram pendurados na árvore de Natal. No início de 1900, os presentes foram embrulhados em papel de seda branco e fita de cetim vermelho.
Canções de Natal partiram de um velho costume Inglês, chamado Wassailing (do nórdico antigo “vesHeill”) – onde vizinhos brindavam a uma vida longa e saudável. O peru de natal foi servido pela 1ª. vez em 1621 como prato principal da ceia durante o Dia de Ação de Graças, no estado de Massachusetts, lá nos Estados Unidos.
A figura de Papai Noel é uma homenagem ao bispo católico São Nicolau, que presenteava crianças pobres lá pelo século IV. Os Alemães fizeram a primeira árvore de natal artificial com penas de ganso e eram pintadas de verde e as luzes elétricas para árvores foram usadas pela primeira vez em 1895. Feliz Dezembro. Feliz Natal! O texto é do professor e consultor de marketing, Luiz Carlos Costa.