Fernando Machado

O Armazém Guimarães tem novo look

Com ambiente ampliado, pratos inéditos e respeito às raízes italianas e alagoanas, restaurante Armazém Guimarães, reforça sua presença no RioMar Recife em grande estilo. Comemorando 20 anos de atuação na capital pernambucana, o Armazém Guimarães reinaugura sua unidade no RioMar Recife após um período de reforma e reestruturação. A tradicional pizzaria e trattoria apresenta um ambiente mais espaçoso, com capacidade para 200 pessoas, adega ampliada e uma carta de vinhos renovada, agora sob curadoria especializada. O investimento de cerca de R$ 500 mil marca o início de uma nova fase para a casa, que preserva o padrão artesanal e a essência italiana que a consolidaram como referência gastronômica na cidade.

Camila e Valeria Sabrá (Foto: Eduardo Tumajan)

Mantendo a proposta de unir tradição e inovação, o cardápio foi atualizado com novas entradas e pratos para compartilhar. Entre os destaques estão o Milanese – paillard de filé mignon empanado com farinha panko, bem crocante – e massas artesanais de grano duro, como a Pasta e Burrata, servida com molho de tomate fresco napolitano e burrata gratinada, e a Melone e Prosciutto, envolta em creme de leite com toque de tomate e melão, finalizada com presunto cru. Outra novidade é a Gamberi Vovó Antonieta, massa com molho de camarão, páprica doce, creme de leite e vinho branco.

Lelê Carvalho, Lúcia Pontes e Roberta Queiroz (Foto: Eduardo Tumajan)

No cardápio de pizzas, a nova Burrata ao Pomodoro traz a cremosidade da burrata combinada ao frescor do molho de tomate. As pizzas doces também ganham protagonismo com sabores como a Amore al Cioccolato, feita com mussarela e ganache de chocolate, e a Banana Speciale, que leva banana em rodelas, açúcar, canela, doce de leite e lascas de chocolate branco. Todas as pizzas seguem sendo assadas no forno a lenha, característica marcante da casa. A execução dos pratos na unidade do Recife está sob o comando do chef Thiago Gomes, enquanto o cardápio geral é assinado por Breno Gama, que também é um dos sócios da rede.

O chef Breno Gama(Foto: Eduardo Tumajan)

O projeto arquitetônico do novo Armazém Guimarães Recife, assinado pela arquiteta Kátia Ferrão, promoveu uma transformação completa no espaço sem perder a essência da marca. A ambientação preserva a estética rústica e acolhedora que remete ao primeiro restaurante da rede, fundado nos anos 1990 em Maceió. Elementos como tijolos aparentes, peças retrô e as referências às cores da bandeira italiana — verde e vermelho, agora nos tecidos das cadeiras — reforçam esse vínculo afetivo com o passado. Ao mesmo tempo, a modernidade se impõe com iluminação em grelha preta no teto, criando um jogo de luz e sombra que valoriza o ambiente e convida à permanência. A unidade, sob gestão de Valéria e Camila Sabrá, mantém parte da equipe original desde a inauguração em 2004, refletindo a continuidade e a solidez do projeto na capital.

Carlos Andre Gama, Camila Sabrá, Leopoldo Gama, Valeria Sabrá e Breno Gama (Foto: Eduardo Tumajan)

O Armazém Guimarães integra o Grupo Guimarães, criado por Maria Antonieta há 40 anos e atualmente administrado pelos irmãos Leopoldo Gama, Carlos André Gama e Breno Gama. O grupo iniciou suas atividades em 1985, em Maceió (AL), com a criação da Super Pizza, considerada o primeiro fast food do estado. Hoje, o grupo reúne três marcas: Super Pizza, Armazém Guimarães e Maria Antonieta. O nome Armazém Guimarães é uma homenagem aos alagoanos Carlito Cansanção Guimarães, Nadir Lins Guimarães e Breno Cansanção Guimarães, familiares de Maria Antonieta, e faz referência aos antigos armazéns de açúcar do bairro de Jaraguá, em Maceió, onde a família cresceu.

Gostou ?
Compartilhe !