Fernando Machado

Yolanda Santos vence o Miss Pernambuco de 1930

Connie Braz da Cunha, Miss Pernambuco de 1929; o Top 3 Nenita Alarcon, Yolanda Santos e Glauce Pinto (Fotos: Diário de Manhã)

Há 90 anos, acontecia, às 15h, no Clube Internacional do Recife a escolha da Miss Pernambuco de 1930. Na frente, do clube, um grupo de guardas-civis em traje de gala, entre as Ruas da Aurora e Riachuelo, fazia o isolamento para entrada das candidatas e convidados. Havia muita gente nos arredores, o famoso sereno, para não perder nada do que iria acontecer no Internacional. O segundo concurso de Miss Pernambuco, foi promovido pelo Diário da Manhã, leia-se Carlos de Lima Cavalcanti.

As misses PE de 1929 e de 1930, Nenita Alarcon, Glauc e Glauce Pinto com a comissão julgadora e convidados (Foto: Diário da Manhã)

Inscreveram-se no Miss Pernambuco de 1930, 86 candidatas, ficaram 60 as mas votadas, mas no dia se apresentaram apenas 10. Foram elas Glauce Pinto (Miss Boa Vista), Neñita Argo Alarcon (Miss Santo Amaro), Nininha Menezes (Miss Madalena), Yolanda Gama (Miss Soledade), Eleonora Pessoa (Miss Areias), Helena Castro (Miss Jaboatão), Maria José Nunes de Souza (Miss Recife), Maria Eulina Regueira (Miss Beberibe), Yolanda Santos (Miss Olinda) e Lulu Faneca (Miss Apipucos).

Connie Braz da Cunha e o Top 10 (Foto: Revista Pra Você)

A comissão julgadora foi presidida pelo jornalista Mário Melo (Jornal Pequeno), e contou ainda com as participações do comerciante Luiz Cedro, dos artistas plásticos Mário Tullio, Mário Nunes, Murilo Lagreca e Bibiano Silva, do secretario Heitor Maia Filho, da Miss Pernambuco de 1929 Connie Braz da Cunha, dos jornalistas Jarbas Peixoto (Diário da Manhã), José Campelo (Diário da Tarde), Willy Lewin (Prá Você), Caio Pereira (Jornal do Commercio), Salvador Nigro (Diário de Pernambuco), Jayme Santos (A Província), Alfredo Porto Silveira (A Pilhéria) e Carlos Rios (A Notícia).

Consuelo de Araujo Moraes e Helena-perez (Foto: Diário da Manhã)

Hilda Sousa Canto e Iracema Loyo (Foto: Diário da Manhã)

A plateia muito bem vestida estava impaciente, pois já era 15h30 e a comissão julgadora não tinha divulgado o resultado, o júri e as misses estavam reunidos na sala da presidência. Finalmente desceram os jurados e as misses. Coube ao presidente da comissão julgadora Mário Melo informar que o primeiro lugar foi para Yolanda Santos (12 votos), Glauce Pinto (3 votos) e Neñita Argo de Alarcon (1 voto). Portando a nova Miss Pernambuco era Yolanda Santos de Olinda. Em tempo as candidatas não desfilavam de maiô.

Ivone Bezerra de Mello e Julietinha Jacques (Foto: Diário da Manhã)

Maria Eulina Rigueira e Nininha Vereda (Foto: Diário da Manhã)

Para o segundo lugar Glauce Pinto (11 votos), Neñita de Alarcon (4 votos) e Yolanda Gama (1 voto). E finalmente para o terceiro lugar Neñita Argo de Alarcon (10 votos), Yolanda Gama (3 votos), Maria Eulina Regueira (2 votos) e Nininha Menezes (1 voto). Informação importante: A candidata Helena Castro, de Jaboatão, já tinha participado do concurso em 1929. Portanto é coisa antiga as jovens voltarem ao concurso no ano seguinte.

Palmyra Souto e Stellita Vidal (Foto: Diário da Manhã)

Suzana Diniz e Yolanda Gama (Foto: Diário da Manhã)

A Miss Pernambuco de 1930, Yolanda Santos tinha 17 anos, usou um modelo de crepe georgette em estilo grego e na cor rosa pálido. Yolanda Santos apesar de ter representado Olinda, nasceu em Casa Forte. Sua viagem para participar do Miss Brasil de 1930, no Rio de Janeiro, acontecerá no dia 26 de junho pelo paquete Pará. A imprensa não informou se o publico contestou o resultado, pelo visto gostou.

Amy Seixas (Foto: Divulgação)

Gostou ?
Compartilhe !