Fernando Machado

Parabéns, Porto do Recife!

As obras do Porto do Recife foram iniciadas a 29 de julho de 1909, pelo engenheiro francês J. Pugllgni, então diretor da Societé de Construction. Essa empresa comandou o destino do Porto até 1922, quando passou para o Governo de Pernambuco. Em 1978, o Porto do Recife passou a ser administrado pelo Governo Federal. A partir de 1 de junho de 2001, foi celebrado novo convenio de delegação com a Companhia Docas do Rio Grande do Norte, que ficou cuidando da parte administrativa e o Estado de Pernambuco, a exploração do porto.

porto-comisssão-de-melhoramentos-1906

Comissão de Melhoramentos do Porto do Recife em 1906 (Foto: Fernando Machado)

porto-olavo-de-andrade-lima-daniella-gusmão

Olavo de Andrade Lima Neto e Daniella Gusmão (Foto: Fernando Machado)

A inauguração oficial do Porto do Recife, cuja exploração industrial foi da Societé du Port de Recife, aconteceu no dia 12 de setembro de 1918. O primeiro vapor a atracar no novo cais, após a inauguração, foi o paquete São Paulo, do Lloyd Brasileiro. Falar da história do Porto do Recife, é rememorar as origens da cidade, tão intimamente se entrelaçam os acontecimentos que marcam os seus primeiros passos. No século XVI, era o ancoradouro do Recife conhecido, não somente pela sua magnífica situação geográfica, como pelas condições de relativo abrigo que oferecia.

porto-joão-alberto-thiago-norões- roberto-tavares-lazaro-dias

João Alberto, Thiago Norões, Roberto Tavares e Lázaro Dias (Foto: Fernando Machado)

porto-simone-carlos-jose-santana

Prefeito de Ipojuca Carlos de Santana e a primeira dama Simone (Foto: Fernando Machado)

Foi no tempo do domínio holandês, que se realizou a primeira obra de melhoramento do nosso ancoradouro. Em abril de 1887, o engenheiro Alfredo Lisboa, então chefe da Comissão de Melhoramentos do Porto do Recife, apresentou um estudo acompanhado do plano geral de melhoramento, indicando as obras necessárias. E ontem, no final da tarde, tivemos a comemoração dos 97 anos de fundação do Porto do Recife. A reunião aconteceu no auditório da empresa, tendo como anfitrião, o diretor-presidente Olavo de Andrade Lima Neto.  No hall o trio Chorinho e Cia fazia o fundo musical.

porto-silvio-faneco-roseana-amorim

Sílvio Faneco Amorim e Roseana (Foto: Fernando Machado)

porto-olavo-joão-fernando-gleyson

Olavo de Andrade Lima Neto, João Alberto e Fernando Machado (Foto: Gleyson Ramos)

Os mestres de cerimônia foram Silas da Costa e Silva e Manuela Leimig. Primeiro tivemos a exibição de um filme contando o surgimento do nosso porto. Depois foi chamado para compor a mesa de honra, Olavo, os secretários Thiago Norões e Sileno Guedes, o presidente do TJPE, desembargador Frederico Neves, o presidente do TCE, conselheiro Valdecir Pascoal, o capitão dos Portos Luiz Claudio Lazaro Dias.

porto-carlos-vilar

Carlos Vilar, diretor Comercial e de Operações do Porto do Recife (Foto: Fernando Machado)

porto-silas-da-costa-e-silva-manuela-leimig

Os mestres de cerimonia Silas da Cota e Silva e Manuel Leimig (Foto: Fernando Machado)

Na sequencia tivemos a execução do Hino Nacional Brasileiro, a cerimônia de entrega da medalha comemorativa do 97º aniversário do Porto do Recife. Antes da entrega Olavo de Andrade Lima Neto fez sua saudação. Foi uma fala bonita contando liricamente fatos do Porto do Recife. Lembrou algumas pessoas ilustres que pisaram no chão do nosso Porto. E o mais importante um speech curto e repleto de histórias. Olavo, estava muito elegante de terno Hugo Boss, à côté sua esposa Daniella Gusmão em grande tarde de Reinaldo Lourenço.

porto-novinho-da-paraiba-ceça-britto

Novinho da Paraíba e a jornalista Ceça Britto (Foto: Fernando Machado)

porto-etila-cruz-renata-valença

Etila Cruz e Renata Valença (Foto: Fernando Machado)

Foram agraciados com a Medalha dos 97 anos do Porto do Recife o secretário Thiago Norões, desembargador Frederico Neves, conselheiro Valdecir Pascoal, o capitão dos Portos Luiz Claudio Lazaro Dias, deputado federal Bruno Araújo, prefeito de Ipojuca Carlos de Santana, deputado estadual Antonio Moraes, o presidente da Compesa Roberto Tavares, o superintendente da Policia Federal Marcello Cordeiro, o superintende da Receita Federal Giovanni Campos.

porto-antonio-augusto

Antônio Augusto que cuida do acervo do Porto do Recife (Foto: Fernando Machado)

porto-chorinho-e-cia

Chorinho e Cia fez o fundo musical do encontro (Foto: Fernando Machado)

Também o colunista social João Alberto Sobral, o vereador André Régis, a secretária Roseana Amorim, o diretor de operações Carlos Vilar e o diretor da Suape Comercio e Navegação Fernando Cavalcanti. Também tivemos o discurso de Thiago Norões, por sinal excelente. Finalmente foi executado o Hino de Pernambuco. Terminada esta parte foi servido um coquetel dos mais elogiados, assinado pelo Renata Valença Buffet.

porto-olavo-de-andrade-lima-neto-edgard-moury-fernandes-gleyson-raqmos

Olavo de Andrade Lima Neto e Edgard Moury Fernandes (Foto: Fernando Machado)

porto-gleyson-ramos

A mesa de honra da cerimônia (Foto: Gleyson Ramos)

No cardápio tínhamos mini-quiche Lorraine, barquete folhada de bacalhau com biquinho, tartalete de Gorgonzola com nozes, canapé de camarão com Catupiry, folhado de frango defumado, mussaqrela de búfala com geleia de morango, brandade de bacalhau, escalopinhos de filé com mousseline de inhame. Como sobremesa brigadeiro gourmet, trufa empoeirada, bombom de doce de leite, taça de chocolate com Physallis e ouriço de castanha. Também tivemos um bolo de frutas grifado por Rejane Lopes.

Gostou ?
Compartilhe !