Fernando Machado

O que é que a baiana tem

A Miss Universo de 1968, Martha Vasconcellos, vai doar para o Museu da Moda, do Instituto Feminino da Bahia, o vestido que desfilou nos concursos de Miss Brasil e Miss Universo by Gerson, o traje típico no Miss Universo também de Gerson e todos os maiôs, dos concursos de Miss Bahia, Brasil e Universo. A Fundação Instituto Feminino da Bahia é uma instituição privada, católica, sem fins lucrativos, com sede no bairro do Politeama na cidade de Salvador.

martha-vestidos

Este é o vestido que Martha by Gerson desfilou no Rio de Janeiro e Miami (Foto: Manchete)

Sólido e ricamente construído, com pisos de mármore e madeira, largos ambientes, e espaçosas circulações ao redor das escadas, o casarão que abriga a Fundação Instituto Feminino da Bahia que deslumbra pela arquitetura, desafiará o visitante a imaginar ali uma vida outrora existente. Faz parte do Museu algumas preciosidades, como a saia e o manto da Princesa Isabel, um retábulo da Antiga Sé, o solidéu do Papa Pio X, e o Crucifixo da mártir da independência baiana, Sóror Joana Angélica.

martha-vestido-maios

Martha de baiana by Gerson e de maiôs dos Misses Bahia, Brasil e Universo (Fotos: Manchete e O Cruzeiro)

Informação cultural: O prédio onde funciona o Museu da Moda foi uma ideia de Henriqueta Catharino, filha do industrial têxtil baiano, o comendador Bernardo Martins Catharino. Sua construção foi iniciada em 1937. Mulher extraordinária, religiosa e culta Henriqueta foi também desprendida dos bens materiais e por esta razão a Bahia possui, uma obra sócio cultural da importância do Instituto Feminino, abrigando os Museus Henriqueta Catharino, do Traje e do Têxtil.

Gostou ?
Compartilhe !