Fernando Machado

Ano Jubilar de São Felix

O dia de São Félix é o dia 18 de maio. Por se tratar dos 300 anos de sua Canonização o Santo Padre o Papa Bento XVI juntamente com o Ministro Geral da Ordem dos Capuchinhos, Frei Mauro Johri, decretou o Ano Jubilar de São Félix de Cantalice, em documento que os Capuchiunhos receberam do Vaticano terça-feira. Para quem não sabe a Basílica da Penha, cujo reitor é Frei França, é o Templo onde acontece o maior movimento religioso devocional do mundo em torno da figura de São Félix.

penha
A Basílica de Nossa Senhora da Penha em 1900 (Foto: Arquivo)

O que significa o Ano Jubilar? É um ano de grande graça para a Ordem Capuchinha, e para os devotos e devotas de São Félix, que se iniciou no dia 18 de maio e se prolongará até o dia 18 de maio de 2013. Ao longo deste ano Jubilar de São Félix, a Basílica da Penha, foi escolhia como um dos lugares de peregrinações para os devotos e devotas de São Félix que a frequentarem em qualquer uma das sextas-feiras ao longo deste ano jubilar. O Santo Padre concedeu indulgência plenária aos fiéis que participarem da Santa Missa na Basílica Penha neste ano jubilar.

penha2
O interior da Basilica da Penha antes do restauro (Foto: Divulgação)

Para isto os fiéis devem participar de uma missa na sexta-feira, comungar e fazer a oração do Credo, Pai Nosso e Ave Maria, oferecendo estas orações pelas intenções do Santo Padre. Com isto, cada fiel recebe a indulgência plenária, ou seja, uma graça especial e as bênçãos do Papa Bento XVI pelas necessidades pessoais deste fiel ou dos fiéis que realizarem esta prática sacramental. Este momento de devoção que concede à indulgência plenária poderá ser repetido tantas vezes quanto o fiel quiser. Quem nos informa é o Frei Luiz de França, reitor da Basilica.

Gostou ?
Compartilhe !