Fernando Machado

A Nasa comemora os 50 anos do Apollo 13  

Para comemorar os 50 anos da Missão Apollo 13, no último dia 11 de abril de 2020, o NASA Kennedy Space Center Visitor Complex e a Astronaut Scholarship Foundation presentearam os internautas com uma celebração virtual. Em memória dos astronautas envolvidos e suas famílias, a homenagem deu-se com a projeção da gravação do lançamento do foguete em 1970, por meio de um serviço de transmissão via streaming. Apollo 13 ficou famosa graças ao filme norte-americano de 1995 que relata os problemas da missão, protagonizada por Tom Hanks, Kathleen Quinlan, Kevin Bacon, Gary Sinise e Ed Harris.

James Lowell Jr, Fred Haise e John Swigert Jr sendo recepcionados (Foto: Nasa)

Os verdadeiros personagens da missão são os astronautas James (Jim) Lovell Jr. (Comandante), Fred Haise (Piloto do Módulo Lunar) e John (Jack) Swigert Jr. (Piloto do Módulo de Comando). A tripulação foi lançada a partir de um foguete Saturn V às 14h13 em 11 de abril de 1970 da icônica plataforma de lançamento 39A no Kennedy Space Center. Embora a missão de chegar e caminhar na lua não tenha sido cumprida, a missão foi bem-sucedida no retorno seguro da tripulação e no aprendizado aplicado às futuras missões.

James Lowell Jr, Fred Haise e John Swigert Jr saúdam os amigos e a família  (Foto: Nasa)

“A missão Apollo 13 foi uma inspiração para gerações e continua a inspirar os futuros exploradores espaciais hoje”, disse Therrin Protze, diretor de operações do Complexo de Visitantes da NASA. “A história da engenhosidade e perseverança da tripulação tem hoje, um momento de angústia é especialmente significativo ao enfrentar esta pandemia global”. Mais informações no sitoficiadcomplexo.  No Twitter: @ExploreSpaceKSC completou anos e no Facebook: facebook.com/KennedySpaceCenterVisitorComplex – Instagram: @kennedyspacecenter.

Gostou ?
Compartilhe !