Fernando Machado

Planeta Carnaval

O Recife está em plena temporada de folia com saída de blocos, abertura de carnaval, préview em camarotes e assim por diante. E foi nesse ritmo o jantar de homenagem aos campeões do carnaval de 2011 que Carlos Augusto Lira, à côté Joana, movimentou jantar na sua bela casa de Apipucos, quarta-feira. Carlos Augusto usava uma camisa vermelha assinada pela diva Tereza Costa Rego.

ca-carlos-augusto-joana-lira
Os anfitriões Carlos Augusto Lira e sua filha Joana (Foto: Fernando Machado)

O encontro foi dos mais animados e prestigiados. Por lá o governador Eduardo Campos com Renata, os prefeitos João da Costa com Marília Bezerra e Renildo Calheiros com Eveline Amaral, o secretário Renato L, Gláucia e Guilherme Machado, e mulheres que fizeram e fazem o Recife social como Tinane Almeida, Cristina Ribeiro, Geralda Farias, Ademilde Miranda, Inah Coimbra, Telma Vasconcelos, Sidia Maranhão, e Dora Albuquerque.

ca-eveline-amaral-marilia-bezerra-tereza-costa-rego-renata-campos
As homenageadas Eveline Amaral, Marilia Bezerra, Tereza Costa Rego e Renata Campos (Foto: Fernando Machado)

Os amantes da boa gastronomia degustaram um cardápio dos deuses preparado pelo chef Thiago Freitas do Restaurante Thaal. Sobre a mesa principal repousava um imenso galo de açúcar, rodeado de capaccio de salmão defumado e hadoque com creme de maracujá picante, espetadas de camarão com Parma e molho agripicante de nectarina, ostra em sua pérola. Outro destaque foi para uma escultura de doces regionais decorado com pulseiras de neon.

ca-thiago-freitas
O chef Thiago Freitas diante do galo de açúcar (Foto: Fernando Machado)

Um pelotão de garçons e garçonetes desfilavam com bandejas de vieiras gratinadas com creme de iogurte e chá verde, bonsais com azeitonas explosivas, guiosá de lagosta, samosas recheadas de carne agridoce perfumada com curry amarelo, pinolis, presunto San Danielle e fondue de queijo tilsit acompanha caramelo agridoce cítrico.

ca-tinane-almeida
A elegante Tinane Almeida (Foto: Fernando Machado)

Tivemos dois pratos principais. O primeiro: lascas de cupim cozido lentamente em atmosfera moficiada assada em sua própria redução, sob farofa de jámon pata negra e mandioquinha em duas versões braseadas e gratinadas. E o segundo lombo de bacalhau gadus mocrocephalus cozido à baixa temperatura no vácuo em azeite frantoio em infusão de alho – negro e crosta de farofa de azeitona negra, guarnecido por purê de tomate ardente e defumado, arremate de saladinha agripicante.

Gostou ?
Compartilhe !